• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Doctoral Thesis
DOI
https://doi.org/10.11606/T.7.2005.tde-02042007-090035
Document
Author
Full name
Claudia Prado
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2005
Supervisor
Committee
Leite, Maria Madalena Januario (President)
Ciampone, Maria Helena Trench
Fustinoni, Suzete Maria
Humerez, Dorisdaia Carvalho de
Peres, Heloisa Helena Ciqueto
Title in Portuguese
Ações e projetos de um corpo docente multiprofissional em um curso de graduação em enfermagem
Keywords in Portuguese
Enfermagem (estudo e ensino)
Fenomenologia
Professores (enfermagem)
Abstract in Portuguese
Este estudo teve a intenção de compreender as ações e os projetos dos docentes enfermeiros e docentes de outras áreas da saúde em um curso de graduação em enfermagem. Nessa perspectiva, os sujeitos envolvidos foram quatro docentes enfermeiros e quatro docentes de outras áreas da saúde que vivenciaram a situação da docência, sendo, por isso, capazes de atribuir significados às suas experiências. A obtenção dos discursos foi feita por meio de duas questões norteadoras: “Como tem sido suas ações docentes neste curso de Enfermagem? O que você espera agindo desta forma?" O referencial de análise utilizado foi a fenomenologia social de Alfred Schütz. Os discursos levaram à construção do mesmo tipo vivido dos docentes enfermeiros e de dos docentes de outras áreas da saúde como sendo aqueles que desejam colaborar no crescimento pessoal do aluno e o vêem como futuro profissional; que atuam com um perfil de alunos com bagagem de conhecimentos e experiências heterogêneas; que acreditam que ser docente é também ser pesquisador; que têm a intenção de fornecer os conteúdos programáticos propostos pela disciplina; que demonstram grande preocupação e interesse em diversificar as estratégias de ensino; que agem tendo a visão de que ser docente é acreditar na valorização e respeito à diversidade de alunos mas que também vivenciam sentimentos distintos. Pode-se constatar que a reciprocidade das ações e dos projetos desses sujeitos reforça a importância da composição de um corpo docente multiprofissional, validando o conceito da interdisciplinaridade e desmistificando a idéia de que o fazer dos docentes enfermeiros seja diferente do fazer dos docentes de outras áreas da saúde
Title in English
Attitudes and Projects of an interdisciplinary teaching staff of a nursing undergraduate course
Keywords in English
Nursing (study and teaching)
Phenomenology
Teaching staff (nursing)
Abstract in English
This study aimed to understand the attitudes and projects of a nursing teaching staff and the ones from other healthcare areas of a nursing undergraduate course. In this perspective, the subjects of this study were 4 nursing teachers and 4 other healthcare teachers who faced this situation, in which they were able to evaluate their experiences. Discourses were obtained by guiding questions: How have your teaching attitudes been in this nursing course? What do you expect acting this way? It was used the social phenomenology by Alfred Schütz as referential of analysis. The discourses led to build the same kind experienced by the nursing teaching staff and the ones from other healthcare areas as the person who wants to collaborate for the students’ self-growth and see him/her as a future professional, who works with a student’s profile that has heterogeneous knowledge and experience background, who believes that being a teacher is also being a researcher, who intends to provide program content proposed by the discipline, who show much concern and interest in diversifying the teaching strategies, who act keeping in mind that being a teacher is believing in value and respect the diversity of students that live distinct feelings. It’s possible to establish that reciprocity of attitudes and projects of these subjects reinforce the importance of a interdisciplinary teaching staff composition, validating the concept of interdisciplinary and, hence, breaking up the idea that teaching staff work must be different from the ones from other healthcare areas
 
WARNING - Viewing this document is conditioned on your acceptance of the following terms of use:
This document is only for private use for research and teaching activities. Reproduction for commercial use is forbidden. This rights cover the whole data about this document as well as its contents. Any uses or copies of this document in whole or in part must include the author's name.
Claudia_Prado_DO.pdf (912.89 Kbytes)
Publishing Date
2007-04-04
 
WARNING: The material described below relates to works resulting from this thesis or dissertation. The contents of these works are the author's responsibility.
  • Costa PB, et al. Fluência digital e uso de ambientes virtuais: caracterização de alunos de enfermagem [doi:10.1590/S0080-62342011000700008]. Revista da Escola de Enfermagem da USP [online], 2011, vol. 45, p. 1589-1594.
  • Frias, Marcos Antonio da Eira, et al. Utilização de ferramentas computacionais por idosos de um centro de referência e cidadania do idoso [doi:10.1590/s0080-62342011000700011]. Revista da Escola de Enfermagem da USP [online], 2011, vol. 45, p. 1606-1612.
  • OLIVEIRA, J. C., et al. Grau de competência gerencial em enfermagem na perspectiva de graduandos de uma universidade privada [doi:10.1590/S0080-62342009000600013]. Revista da Escola de Enfermagem da USP [online], 2009, vol. 43, p. 1221-1226.
  • PRADO, Cláudia, et al. Ambiente virtual de aprendizagem no ensino de Enfermagem: relato de experiência [doi:10.1590/s0034-71672012000500022]. Revista Brasileira de Enfermagem [online], 2012, vol. 65, p. 862-866.
  • PRADO, Claudia, et al. Espaço virtual de um grupo de pesquisa: o olhar dos tutores [doi:10.1590/S0080-62342012000100033]. Revista da Escola de Enfermagem da USP [online], 2012, vol. 46, p. 246-251.
  • Prado, Cláudia, et al. Metodologia de utilização do chat na enfermagem [doi:10.1590/S0034-71672009000400017]. Revista Brasileira de Enfermagem [online], 2009, vol. 62, p. 594-598.
  • Prado, Cláudia, and LEITE, Maria Madalena Januário. Compreendendo as intenções das ações de um corpo docente multiprofissional em um curso de graduação em enfermagem [doi:10.1590/S0034-71672010000400008]. Revista Brasileira de Enfermagem [online], 2010, vol. 63, p. 548-554.
  • Prado, Cláudia, et al. Avaliação no estágio curricular de administração em enfermagem: perspectiva dialética [doi:10.1590/S0034-71672010000300023]. Revista Brasileira de Enfermagem [online], 2010, vol. 63, p. 487-490.
  • SOUZA, Geórgia Pereira Silveira, et al. A problemática da elaboração da escala mensal de enfermagem [doi:10.1590/S0103-21002011000100021]. Acta Paulista de Enfermagem (UNIFESP. Impresso) [online], 2011, vol. 24, p. 137-141.
  • CASTELI, Christiane Pereira Martins, et al. Teleenfermagem na segunda opinião formativa: uma experiência no programa Telesaúde no Brasil. Porto de Galinhas, 18 a 22 de outubro. In XII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, Porto de Galinhos, 2010. Anais.Porto de Galinhas, 2010. Resumo.
  • FRIAS, M. A. E., et al. Uso da tecnologia da informação e comunicação no ensino de enfermagem: uma análise à luz da fenomenologia social de schütz. (Pôster). In CONTIC-Saúde 2013 Congresso Tecnologia e Humanização na Comunicação em Saúde, 2013. Anais.Ribeirão Preto, 5 a 7 de ago, 2013. Resumo.
  • Frias, Marcos Antonio da Eira, et al. Contibuições do uso do ambiente virtual de aprendizagem no ensino de enfermagem: uma revisão integrativa. In CONTIC-Saúde 2013 Congresso Tecnologia e Humanização na Comunicação em Saúde, 2013. Anais.Ribeirão Preto, 5 a 7 de ago, 2013. Resumo.
  • LOPPES, Tânia Oliveira, et al. Ambiente virtual de aprendizagem: recurso tecnológico no processo ensino aprendizagem em gerenciamento dos serviços de enfermagem. Porto de Galinhas, 18 a 22 de outubro. In XII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, Porto de Galinhos, 2010. Anais.Porto de Galinhas, 2010. Resumo.
  • Oliveira CA, et al. Tecnologias em Saúde: impactos e desafios. In XIII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 2012. Anais on-oline.Curitiba 19 a 23 de nov, 2012. Resumo.
  • PERES, Heloisa Helena Ciqueto, et al. Avaliação discente de um ambiente virtual de aprendizagem no ensino de graduação. São Paulo, 01 a 03 de julho. In 12o. Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem - SENADEn, São Paulo, 2010. CD-ROM.São Paulo, 2010. Resumo.
  • PRADO, Claudia, et al. Espaço virtual de um grupo de pesquisa: relato dos tutores e percepção dos usuários. Coimbra, 18 a 20 de novembro. In II Congresso de investigação em Enfermagem Ibero-Americano e de Países de Lingua Portuguesa, Coimbra, 2009. Referência (Coimbra).Coimbra, 2009. Resumo.
  • PRADO, Claudia, et al. Experiência da Enfermagem na Teleamamentação do Programa Nacional de Telessaúde no Brasil. Porto de Galinhas, 18 a 22 de outubro. In XII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, Porto de Galinhos, 2010. Anais.Porto de Galinhas, 2010. Resumo.
  • PRADO, Claudia, et al. Processo de acompanhamento do estágio curricular de administração em enfermagem na perspectiva dialetica. Campinas-SP, 04 e 05 de junho. In IX Encontro de Enfermeiros de Hospitais de Ensino do Estado de São Paulo, Campinas-SP. Ansis., 2009. Resumo.
  • TRONCHIN, Daisy Maria Rizatto, et al. Avaliação de um curso de atualização online de gerenciamento em enfermagem: uma parceria Brasil e Portugal. In XII Conferência de Educación en Enfermeria, Montevideo, 2013. e-Book.Montevideo-Uruguay 9 a 13 set, 2013. Resumo.
  • LEITE, Maria Madalena Januário, et al. A influência digital do docente em educação profissional de enfermagem. São Paulo, 01 a 03 de julho. In 12o. Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem - SENADEn, São Paulo, 2010. CD-ROM.|São Paulo, 2010. Resumo.
  • PRADO, Claudia, et al. Situação-Problema no ensino de enfermagem: estratégia pedagógica em ambiente virtual de apreendizagem. São Paulo, 01 a 03 de julho. In 12o. Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem - SENADEn, São Paulo, 2010. CD-ROM.São Paulo, 2010. Resumo.
  • PRADO, Claudia, PERES, Heloisa Helena Ciqueto, e LEITE, Maria Madalena Januário. Tecnologia da informática e da comunicação em enfermagem´. Organizador. São Paulo : Editora Atheneu, 2011{Volume}.{Serie}
  • Guerra KJ, LEITE, Maria Madalena Januário, e PRADO, Claudia. Tecnologias Educacionais interativas na saúde. In . Tecnologias digitais nas interfaces da comunicação/educação desafios e perspectivas. Organizador. Curitiba : Editora CRV, 2012{Volume}, p. 191-200.http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7136/tde-02042007-090035/
  • LEITE, Maria Madalena Januário, et al. A fluência digital do docente da educação profissional de enfermagem. In Coordenação técnica pedagógica Paula Regina Di Francesco Picciafuoco.. (et al.). Curso de formação docente: trabalhos de conclusão de curso - TCCs selecionados. Organizador. São Paulo : FUNDAP, 2011{Volume}, p. 19-32.http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7136/tde-02042007-090035/
  • SANTIAGO, Luiz Carlos, et al. A Informática no Processo de Enfermagem. In Nébia Maria Almeida de Fugueiredo, e William César Alves Machado. Tratado de Cuidados de Enfermagem. Organizador. São Paulo : Roca, 2012{Volume}. cap. 1, p. 248-254.http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7136/tde-02042007-090035/
All rights of the thesis/dissertation are from the authors
CeTI-SC/STI
Digital Library of Theses and Dissertations of USP. Copyright © 2001-2024. All rights reserved.