• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.7.2008.tde-16052008-112149
Documento
Autor
Nombre completo
Rosangela Venancio da Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2008
Director
Tribunal
Silva, Isilia Aparecida (Presidente)
Belli, Maria Aparecida de Jesus
Praça, Neide de Souza
Título en portugués
A vivência das mães de recém-nascidos prematuros no processo de manutenção da lactação e amamentação durante o período de internação de seus filhos
Palabras clave en portugués
Aleitamento materno
Cuidados de enfermagem
Lactação
Prematuro
Resumen en portugués
A manutenção da lactação e a amamentação para as mães de bebês prematuros, durante o período de internação de seus filhos, mostra-se como um processo, às vezes, dificultoso para essas mulheres. Diante dessa realidade e ciente de que a amamentação é um processo de construção biológica e sociocultural, este estudo qualitativo teve como objetivo geral, compreender a vivência da amamentação de mães de recém-nascidos prematuros, durante a internação de seus filhos. Os objetivos específicos foram descrever a performance de amamentação das mães de recém-nascidos prematuros, durante a internação de seus filhos e descrever as condições de suas mamas e lactação, por ocasião da alta dos filhos. Adotou-se o modelo Pesando Riscos e Benefícios, como referencial de análise e o método do Discurso do Sujeito Coletivo para organização dos dados. Participaram do estudo 11 mulheres, mães de bebês prematuros internados na Unidade Neonatal do HU-USP. Os dados foram coletados entre março e setembro de 2007, por meio de consulta ao prontuário do bebê, entrevista estruturada e semi-estruturada com a mãe, bem como a realização do exame físico das mamas dessas mulheres. Por ocasião da alta hospitalar do bebê, todas as mulheres do estudo amamentavam. No entanto, apenas duas crianças eram alimentadas exclusivamente ao peito. As demais recebiam complementação láctea após amamentação. A entrevista semi-estruturada possibilitou a elaboração de oito Discursos do Sujeito Coletivo listados em dois blocos com os seguintes temas: Lactação e amamentação e Contexto hospitalar e doméstico, que possibilitaram compreender que as mães deste estudo, a exemplo do modelo "Pesando Riscos e Benefícios", vivenciam um processo de avaliação contínua das condições de saúde, crescimento e desenvolvimento da criança que contribui para sua motivação para amamentar e direcionam suas ações no prosseguimento da amamentação. Demonstram ter alcançado em parte seu objetivo ao conseguirem amamentar o filho prematuro, embora na maioria das vezes a amamentação exclusiva ao peito à alta hospitalar do bebê não tenha sido constatada
Título en inglés
The living of preterm newborn's mother in the process of lactation and breastfeeding maintenance throughout their children's period of admission
Palabras clave en inglés
Breastfeeding
Infant
Lactation
nursing care
Preterm
Resumen en inglés
The maintenance of lactation and breastfeeding for mothers of preterm infants, throughout the period of their child's admission is seen at times as a difficult process for these women. In face of this reality and knowing that breastfeeding is a biological and sociocultural process, this qualitative study aimed on the whole to understand the breastfeeding living experience of preterm newborn's mothers, throughout the admission of their children. Specific goals were to describe the breastfeeding performance of the preterm newborn's mother, throughout their children's admission and to describe lactation and their breasts' conditions, at their children's hospital discharge. It was adopted the model Weighing Risks and Benefits, as analysis referential and the method of Collective Subject for organizing data. Eleven women attended the study, in which they were mothers of preterm infants admitted at the Neonatal Unit of HU-USP. Data was collected between March and September 2007, through checking the infants' records, structured and semi-structured interviews with the mothers, as well as a physical examination of these women's breasts. By the infants' hospital discharge, all women of the study breastfed. However, only two children were exclusively breastfed. The other ones received milk supplementation after breastfeeding. The semi-structured interview made it possible the creation of eight Collective Subject Discourses, listed in two groups with the following themes: Lactation and breastfeeding and Hospital and home contexts, which made it possible to understand the mothers of this study, as the model "Weighing Risks and Benefits", they lived a process of ongoing evaluation of the child's health, growth and development conditions, which contributes to their motivation to breastfeeding and guides their actions in keeping breastfeeding. They showed to have reached in part her goal to be able to feed the preterm child, although most times exclusive breastfeeding at hospital discharge hasn't been established
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Rosangela_Venancio.pdf (607.15 Kbytes)
Fecha de Publicación
2008-05-30
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.