• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.7.2007.tde-12062007-110751
Document
Auteur
Nom complet
Joyce da Costa Silveira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2007
Directeur
Jury
Riesco, Maria Luiza Gonzalez (Président)
Diniz, Carmen Simone Grilo
Gualda, Dulce Maria Rosa
Titre en portugais
O ensino da prevenção e reparo do trauma perineal nos cursos de especialização em enfermagem obstétrica
Mots-clés en portugais
Educação
Enfermagem obstétrica
Parto humanizado
Períneo
Resumé en portugais
Este estudo teve como objetivo descrever os elementos que fundamentam o ensino da assistência ao parto normal na prevenção e reparo do trauma perineal nos cursos de especialização em enfermagem obstétrica. Para isso, o estudo foi desenvolvido seguindo uma abordagem qualitativa de caráter descritivo, para identificar aspectos do processo de formação profissional que se interpõem à prática assistencial da enfermagem obstétrica. Tal perspectiva teórico-metodológica mostrou-se adequada para esta investigação, pois possibilitou identificar aspectos relativos ao processo de ensino-aprendizagem na assistência ao parto normal, prevenção e reparo do trauma perineal nos cursos de especialização em enfermagem obstétrica, a fim de conhecer a contribuição da especialização para a prática baseada em evidências científicas. O estudo foi realizado no Município de São Paulo. Fizeram parte da amostra dez instituições de ensino superior (universidades, centros universitários e faculdades) que têm cursos de graduação em enfermagem e oferecem ou ofereceram a especialização em enfermagem obstétrica. O período compreendeu os anos de 1995 a 2005. Foram entrevistados nove coordenadores, e dez professores dessas instituições. As entrevistas seguiram um roteiro específico para os coordenadores e outro aos professores. As falas dos entrevistados foram agrupadas em: "O trauma perineal e sua prevenção" e "Elementos que fundamentam o ensino da assistência ao parto e do cuidado perineal". Constatou-se que o conhecimento científico, teórico e prático é indispensável e que ensino não pode estar desvinculado à pratica. Esta prática deve ser feita em laboratório, com todo o equipamento necessário para que o aluno adquira habilidade na reparação do trauma perineal e, também, deve propiciar a experiência no cuidado da mulher durante o parto
Titre en anglais
The education of nurses and midwives for the prevention and healing of perineal trauma
Mots-clés en anglais
Normal delivery
Nurse-midwifery
Nursing education
Perineum
Resumé en anglais
This study describes the elements for prevention and healing of perineal trauma during childbirth learned in obstetric nursing courses. Using a qualitative approach, the objective was to identify aspects of the obstetrician nursing training process and its intersection with the nursing practice. Such perspective, theoretical-practical, is adequate for this research, making possible to identify aspects of the teaching-learning process in the education on prevention and healing of the perineum traumas during childbirth in the obstetric nursing courses, in order to know how the theory can affect the nursing practice based in scientific evidence. The study was carried out in the city of São Paulo. Ten institutions of higher education were part of the sample (universities and colleges). They have curriculum for nursing and offer or have offered a specialization in obstetrical nursing between 1995 and 2005. Nine coordinators and ten professors of those institutions were interviewed. The interviews followed a script, different for coordinators and professors. The answers were categorized in "Perineal trauma and its prevention" and "Educational base for professional intervention in normal delivery and perineum care". Scientific, theoretical and practical knowledge are indispensable and theory and practice cannot be disassociated. Practical knowledge must be developed in a laboratory with all the necessary equipment, so the student can acquires skills in healing of perineum trauma and gains experience in taking care of women during labor and delivery
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Joyce_Silveira.pdf (1.59 Mbytes)
Date de Publication
2007-08-21
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.