• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.7.2005.tde-23102006-131145
Documento
Autor
Nome completo
Elaine Emi Ito
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2005
Orientador
Banca examinadora
Takahashi, Regina Toshie (Presidente)
Leite, Maria Madalena Januario
Pereira, Luciane Lucio
Título em português
O estágio curricular segundo a percepção dos enfermeiros assistenciais de um hospital de ensino.
Palavras-chave em português
Enfermeiros assistenciais
Ensino de enfermagem
Estágio curricular
Resumo em português
O estudo tem como tema a percepção dos enfermeiros assistenciais sobre os Estágios Curriculares do curso de graduação em Enfermagem desenvolvidos nas unidades de trabalho de um hospital de ensino. O objetivo geral da pesquisa foi conhecer as percepções do enfermeiro assistencial em relação ao Estágio Curricular desenvolvido em sua unidade de trabalho e os objetivos específicos foram: conhecer a percepção dos enfermeiros assistenciais em relação ao seu papel na formação dos alunos em Estágio Curricular; conhecer a influência que os alunos trazem para a unidade de trabalho onde se realiza o referido estágio; identificar os fatores que facilitam e dificultam nas atividades diárias do enfermeiro com a presença dos alunos em estágio; conhecer a percepção dos enfermeiros em relação a estrutura do estágio e sugestões de aprimoramento para o desenvolvimento desta disciplina em ambiente hospitalar e contribuir para o aprimoramento no desenvolvimento de estágios realizados em instituições de saúde. No estudo, denominamos o “Estágio Curricular" como a última disciplina que o aluno desenvolve no curso de graduação em Enfermagem, oferecida no último semestre do curso, possui uma carga horária abrangente e tem o acompanhamento e a supervisão indireta do docente responsável pela disciplina e o aluno fica em contato direto e constante com o enfermeiro assistencial da unidade a qual realiza o estágio. Com relação ao delineamento metodológico, tratou-se de um estudo exploratório, descritivo e com abordagem qualitativa. A pesquisa foi desenvolvida em uma instituição hospitalar caracterizada como hospital de ensino, filantrópico, geral, localizado no município de São Paulo. Os sujeitos do estudo foram 12 enfermeiros assistenciais que acompanharam alunos em Estágio Curricular. Os dados foram coletados por meio de entrevista utilizando um roteiro norteador contendo questões abertas, estas foram gravadas e transcritas na íntegra. A técnica utilizada para inferência sobre os resultados foi baseada na análise de conteúdo de Bardin (1977). Os resultados desse estudo reveleram que a maioria dos enfermeiros assistenciais reconhece o seu papel de educador na formação dos alunos de enfermagem nos Estágios Curriculares. Os enfermeiros consideram que os alunos trazem uma influência positiva para as unidades onde se realiza o estágio, principalmente no aspecto da introdução de novos conhecimentos para os profissionais e para o setor. Os entrevistados expressam também que tanto para os fatores que facilitam como para os fatores que dificultam o desenvolvimento das atividades do enfermeiro na unidade com a presença do aluno, é relatada a questão da importância da característica deste aluno. Na percepção da maioria dos enfermeiros a estrutura do estágio está adequada, porém sugerem algumas ações para o aprimoramento no desenvolvimento da disciplina em unidades hospitalares. Acreditamos que este estudo despertou para a reflexão da importância do entrosamento e participação efetiva de todos os atores envolvidos no processo de formação do profissional de enfermagem, ou seja, do docente, do aluno e do enfermeiro assistencial, especialmente no desenvolvimento da disciplina do Estágio Curricular. Tal fato, certamente, possibilitará um ensino de qualidade cada vez melhor e uma maior interação ensino/serviço.
Título em inglês
The training hospital nurses perception about curriculum period of training.
Palavras-chave em inglês
Curriculum period of training
Hospital nurses
Nursing teaching
Resumo em inglês
The theme of the study is the hospital nurses’ perception about Curriculum Period of a Undergraduate Nursing Course developed in the work unities of a Training Hospital. The general objective of the research was to know the hospital nurses’ perceptions regarding to the Curriculum Period of Training developed in their work unity and the specific objectives were: to know the hospital nurses´ perception regarding their role in the Curriculum Period of Training students training; to know the influence that the students bring to the work unity where is accomplished the reported training; to identify the factors that make easy and make difficult the nurse diary activities with the presence of the students in training; to know the nurses´ perception regarding the training structure and improvement suggestions for this discipline development in a hospital and to cooperate for the improvement of training development accomplished in health institutions. In the study, we denominate the “Curriculum Period of Training" as the last discipline that the student develop in the Undergraduate Nursing Course, offered in the last semester of the course, it has a broad schedule and indirect attendance and supervision of the teacher responsible for the discipline and the student keep direct and constant contact with the hospital nurses’ of the unity where he accomplishes the training. Regarding the methodological outline, it was an exploratory study, descriptive with qualitative boarding. The research was developed in a hospital distinguished as a teaching hospital, philanthropic, general and located in Sao Paulo city. The subjects of the study were 12 social nurses which followed students in Curriculum Period of Training. The data were collected by interview using a guide containing open questions, which were recorded and transcribed in totality. The technique used to infer the results was based on the Bardin (1977) content analysis. The results of this study revealed that most of the hospital nurses’ recognize their role as educator of the Nursing students´ training in the Curriculum Period of training. The nurses consider that the students bring positive influence for the unities where the training is accomplished, mainly regarding the introduction of new knowledge for the professionals and for the sector. The interviewed ones also express that either for the factors that make easy or for the factors that make difficult the nurse activities development in the unity with the student presence, it is mentioned the importance of this student characteristic. According to the most of the nurses’ perception the training structure is suitable; however, they suggest some actions for the discipline development improvement in hospital unities. We believe that this research achieved a thought about the importance of the involvement and effective participation of all the actors involved in the nursing professional training process, which means, the teacher, the student and the hospital nurses’, especially for the discipline development of Curriculum Period of Training. Such fact, certainly, will make possible a teaching of quality much better and more interactive education/service.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Elaine_Emi_Ito.pdf (1,007.44 Kbytes)
Data de Publicação
2006-11-17
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.