• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.7.2006.tde-18102006-085645
Documento
Autor
Nome completo
Yara Padalino
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Peres, Heloisa Helena Ciqueto (Presidente)
Evora, Yolanda Dora Martinez
Leite, Maria Madalena Januario
Título em português
E-learning: estudo comparativo da apreensão do conhecimento entre enfermeiros.
Palavras-chave em português
Educação a distância
Educação continuada em enfermagem
Informática em enfermagem
Resumo em português
O final do século XX e começo do século XXI caracterizam-se pela revolução tecnológica e mudanças nas organizações, portanto estratégias inovadoras de treinamento e capacitação de recursos humanos, como o e-learning, vem sendo utilizadas para adequação e competitividade no mercado do mundo contemporâneo. Nesta perspectiva, os objetivos deste estudo foram: comparar o conhecimento apreendido entre os grupos de treinandos que utilizaram o e-learning e os que receberam o treinamento presencial e identificar a opinião dos enfermeiros sobre treinamento à distância com uso do computador na enfermagem. A metodologia quantitativa da pesquisa constituiu-se de dois momentos: o primeiro caracteriza-se de um método experimental verdadeiro, que visa testar relações de causa e efeito, para a comparação dos treinamentos presenciais e via computador, e o segundo momento constituiu-se de um método exploratório descritivo, que visa descrever e explorar aspectos de uma citação, para identificar a opinião dos enfermeiros sobre treinamento a distância em enfermagem. O local de estudo foi o Hospital e Maternidade São Luiz. A população foi constituída de 60 enfermeiros do plantão noturno, que foram divididos randomizadamente em dois grupos, denominados A e B para realizarem o treinamento sobre Ferramentas da Qualidade. O grupo A realizou o treinamento presencial e o grupo B via computador. Na coleta de dados os participantes preencheram um questionário antes e após o treinamento para avaliação do conhecimento, bem como foram identificados a caracterização da população e a opinião dos enfermeiros sobre treinamento a distancia com uso do computador. Os resultados demonstraram que ocorreu a apreensão do conhecimento pelos dois grupos de forma equiparada, permitindo concluir a eficácia dos dois métodos utilizados e evidenciaram que os enfermeiros apresentam opinião favorável à utilização do e-learning como ferramenta de educação continuada em enfermagem. Os resultados dessa pesquisa contribuirão para a adoção de novas tecnologias (e-learning) no processo de educação continuada em enfermagem que representará um grande impacto na melhoria da gestão do conhecimento, na qualidade da assistência e na satisfação do atendimento ao cliente, por possibilitar o desenvolvimento de métodos educacionais voltados para capacitação e atualização dos profissionais de saúde.
Título em inglês
E-learning: a comparative study for learned knowledge among nurses.
Palavras-chave em inglês
Continuing education
Distance education
Information technology in nursing
Resumo em inglês
The end of the century XX and the beginning of the century XXI are marked by the technology revolution and changes in organizations. Thus innovating strategies for human resources training, such as e-learning, have been used for fitting and competitiveness on the contemporary market. From this point of view, this study objects were: comparing the learned knowledge among nurses groups who used e-learning and those who had an traditional classroom training and identifying nurses’ opinion about distance training using a computer in the nursing area. The quantitative research methodology was compounded by two moments: the first one is an actual experimental method aiming at testing cause-effect relations to compare traditional classroom training to computer-assisted training. The second one was a descriptive exploratory method aiming at describing and exploring a quotation aspects to identify nurses’ opinion about distance training in nursing. This study was held at Hospital and Maternity São Luiz. The study population was compound by 60 nurses working on the late lift, randomically divided into two groups – A and B – to be trained about Quality Tools. Group A had a traditional classroom training; group B had a computer-assisted training. Participants filled in a questionnaire before and after training to evaluate their knowledge. The study population had been identified and characterized, as well as nurses’ opinion about distance training using a computer. Results showed there was an equal learned knowledge by both groups, concluding that both methods are efficient. The study also showed nurses are favorable to e-learning as a continuing education tool in nursing. This research results will help the adoption of new technologies (e-learning) in continued education process in nursing that will represent a great impact on knowledge management improvement, assistance quality and customer service satisfaction by making possible education method development aimed at health professionals’ refreshment.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Yara_Padalino.pdf (1.90 Mbytes)
Data de Publicação
2006-11-22
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.