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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.7.2008.tde-13062008-100234
Documento
Autor
Nome completo
Dionize Montanha
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Peduzzi, Marina (Presidente)
Ceccim, Ricardo Burg
Leite, Maria Madalena Januario
Título em português
Análise das atividades educativas de trabalhadores de enfermagem em um hospital de ensino: público participante, levantamento de necessidades e resultados esperados
Palavras-chave em português
Educação continuada
Educação permanente em saúde
Processo educativo em enfermagem
Resumo em português
A pesquisa tem o objetivo de analisar as atividades educativas de trabalhadores de enfermagem quanto ao público participante, levantamento de necessidades e resultados esperados. Foi desenvolvida com base no referencial teórico do processo de trabalho em saúde e enfermagem, trabalho em equipe, integralidade da saúde, educação continuada (EC) e educação permanente em saúde (EPS), com destaque para a distinção entre EC e EPS. O estudo foi realizado em um hospital de ensino localizado em uma região do município de São Paulo. Utilizando abordagem qualitativa, a coleta de dados foi realizada através de entrevista semi-estruturada e os sujeitos foram os enfermeiros gerentes de unidades, enfermeiros assistenciais, auxiliares e técnicos de enfermagem totalizando vinte e cinco participantes. No processo de análise, os dados empíricos foram analisados por meio de técnica de análise temática de Bardin e Minayo. Os resultados mostram que o público participante das ações educativas é majoritariamente composto por enfermeiros que participam de atividades externas como congressos e similares, e esse investimento no nível superior traduz a política institucional. Em contrapartida, para os trabalhadores de nível médio, as ações educativas são orientadas, sobretudo para a revisão de técnicas e utilização de novos equipamentos. O levantamento de necessidades de ações educativas de trabalhadores é realizado principalmente com base em erros e falhas, bem como na aquisição de novos equipamentos, o que traduz uma ação educativa focada nos procedimentos técnicos e distanciada da reflexão sobre a prática. Contudo, os resultados esperados apontam para a melhora da qualidade da assistência de enfermagem em diferentes sentidos. Em curto prazo, esta essa melhora está relacionada ao desempenho de procedimentos técnicos, apesar de também estar relacionada a à mudança de comportamento, desde que ocorra a sensibilização do trabalhador em relação ao cuidado, tal como ocorre com a introdução de novos projetos. Em médio e longo prazo espera-se que o trabalhador desenvolva consciência sobre o trabalho e abordagem reflexiva da prática, ou seja, que o trabalhador possa questionar-se sobre a prática do dia-a-dia e mudar o comportamento. Conclui-se que predomina uma prática educativa pautada na concepção de EC, porém mesclada a aspectos da EPS, pois os trabalhadores apontam a necessidade de ações educativas diferenciadas, com novos formatos, conteúdos e sentidos, de modo a promover a qualidade da assistência à saúde e de enfermagem
Título em inglês
Analysis of educative activities of nurses and nursing assistants in a teaching hospital: Participating public, survey to identify the necessities and expected results
Palavras-chave em inglês
Continuing education
Health permanent education
Nursing education process
Resumo em inglês
This study has the objective to analyze the educative activities of nurses and nursing assistants as the participating public, to survey the necessities and expected results. It was utilized a qualitative approach, with basis in a theoretic referential of the health work process, nursing, team work, health integrality, continuing education (EC), permanent education in health (EPS), and the relevant differences between EC and EPS. The study was conducted in a teaching hospital in São Paulo County. Using a qualitative approach, the data collection was done through a semi-structured interview and the subjects were nurse unity managers, assistant nurses, nursing technicians with a total of twenty five participants. In the analytical process, empirical data were analyzed through a thematic analysis technique of Bardin and Minayo. The results show that the participating public on the educative actions are mostly registered nurses whom participate on external activities as congresses and other outside activities, and this investment in a higher education level translates into the institutional politics. In a counteracting way, for workers on mid-level, the educative actions are oriented above all for technical revisions and the utilization of new equipment. The survey to identify the education necessities of these workers is done mostly on basis of errors and mistakes, as well as in the acquisition of new equipments, that is translated into an educational activity focused in the technical and further apart from the practical reflection. Therefore, the expected results points into the better quality of nursing support various ways. In short term, this betterment is related with the technical procedures, even though it is related with the behavior change that sensibleness the worker in relation to the care, as well as it occurs with the introduction of new projects. In middle and long term it is expected that the worker develop a consciousness about the work and their practical reflection that means, that the worker may question about the day to day practice and change the behavior. It is concluded that the practical education is related in the conception of EC, however mixed with aspects of EPS, because the workers point to the need of differentiated education, with new format, content and meanings, to promote the quality of health care and of nursing
 
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Dionize_Montanha.pdf (754.91 Kbytes)
Data de Publicação
2008-06-24
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • MONTANHA, Dionize, e PEDUZZI, Marina. Educação permanente em enfermagem: levantamento de necessidades e resultados esperados segundo a concepção de trabalhadores [doi:10.1590/S0080-62342010000300007]. Revista da Escola de Enfermagem da USP [online], 2010, vol. 44, p. 597-604.
  • SILVA, Jaqueline Alcântara Marcelino, MONTANHA, Dionize, e PEDUZZI, Marina. Público participante de ações educativas em hospital de ensino e atenção primária à saúde. Coimbra, 18 a 24 de setembro. In XI Conferência Iberoamericana de Educação em enfermagem, Coimbra, 2011. Referência (Coimbra).Coimbra, 2011. Resumo.
  • SILVA, Jaqueline Alcântara Marcelino, MONTANHA, Dionize, e PEDUZZI, Marina. Survey of education needs in primary and hospital care work. São Paulo, 28 a 30 de julho. In VIII Conference Global Network of WHO Colaborating Centers for Nursing & Midwifery, São Paulo, 2010. ANAIS., 2010. Resumo.
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