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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.61.2012.tde-19072012-150156
Documento
Autor
Nome completo
Marina Bigeli Rafacho
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Bauru, 2012
Orientador
Banca examinadora
Motti, Telma Flores Genaro (Presidente)
Dutka, Jeniffer de Cassia Rillo
Felix, Giedre Berretin
Título em português
A internet como um recurso de acesso à informação para pais de crianças com fissura labiopalatina
Palavras-chave em português
Fissura de lábio
fissura de palato
orientação de pais
Resumo em português
Objetivo: elaborar e avaliar um website com material informativo sobre fissura labiopalatina para pais de crianças de um mês a dez anos de idade. Participantes: 100 pais ou acompanhantes de pacientes com fissura labiopalatina em tratamento no HRAC-USP. Metodologia: o projeto foi realizado em duas etapas: elaboração do website abordando 11 temas, de forma clara e com vocabulário acessível, e avaliação do mesmo pelos participantes. Resultados: A maioria dos participantes encontrava-se na faixa etária dos 20 aos 59 anos de idade (98%), eram mães (75%), haviam completado o ensino médio (61%), residiam na região sudeste do Brasil (70%) e tinham acesso a internet 88%. A maior parte dos pais (44%) navegou por até 10 minutos antes de avaliar o website. As respostas dos pais na avaliação quanto à apresentação do website foram excelente e muito bom para: navegação (87%), conforto na busca de informações (85%), auxílio das imagens (79%), cores utilizadas (69%) e avaliação geral (87%). Quanto ao conteúdo, as respostas foram excelente e muito bom para: suficiência das informações (67%), clareza e compreensão (82%), explicativas e informativas (77%) e objetividade (76%). Os temas que mais chamaram a atenção foram conceitos, tipos e causas das fissuras labiopalatinas (52%), seguido de escola (12%) e reabilitação e cuidados (11%). A maioria das sugestões obtidas relacionaram-se a apresentação (51,5%) e todos os sujeitos voltariam a acessar o website. Conclusões: O website elaborado com informações sobre a fissura labiopalatina foi apresentado e avaliado satisfatoriamente pelos pais. É um recurso de informação que pode contribuir para a divulgação dos aspectos estéticos, funcionais e psicossociais da malformação, favorecendo pacientes, familiares e profissionais.
Título em inglês
The internet as a access resource of information for parents of cleft lip and palate children
Palavras-chave em inglês
Cleft lip
cleft palate
parents orientation
Resumo em inglês
Purpose: Formulate and evaluate a website with informative material about cleft lip and palate for parents of children aging from one month to ten years old. Participants: 100 parents or companions of cleft lip and palate patients in current treatment at HRAC-USP. Methodology: The project was realized in two stages: formulating the website approaching 11 topics, in a clear manner and with an accessible vocabulary, and the evaluation of it by the participants. Results: Participants profiles: aging from 20 to 59 years old (98%), mothers (75%), completed secondary school (61%), from the Southeast region (70%). Who have already had access the internet 88%. Most part of the parents surfed for up to 10 minutes. On the evaluation of the website presentation, the answers of the parents were excellent and very good for: surfing (87%), convenience on the search for information (85%), images help (79%), colors used (69%) and general evaluation (87%). About the content, the answers were excellent and very good for: information sufficiency (67%), clarity and comprehension (82%), explanatory and informative (77%) and objectivity (76%). The topics that most attract the attention were concepts, kinds and causes of cleft lip and palate (52%), followed by school (12%) and rehabilitation and care (11%). Most part of the suggestions obtained were regarding the presentation (51,5%) and all the subjects informed they would access the website again. Conclusions: The website formulated with information about cleft lip and palate was present and well evaluated by the parents. It is a resource of information that can contribute for the propagation of the aesthetic, functional and psychosocial aspects of the malformation, benefiting the patients, relatives and professionals.
 
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Data de Publicação
2012-07-23
 
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