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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.60.2017.tde-22052018-163256
Documento
Autor
Nome completo
Renata Penazzo Macatrozzo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2017
Orientador
Banca examinadora
Freitas, Luis Alexandre Pedro de (Presidente)
Fischer, Bruno Brandão
Naal, Zeki
Pereira, Leonardo Régis Leira
Título em português
Estratégias e modelos de negócio de inovação nas empresas farmacêuticas
Palavras-chave em português
Estratégias de inovação
Inovação
Inovação disruptiva
Inovação farmacêutica
Medicamentos disruptivos
Modelos de negócio
Resumo em português
Essa dissertação analisa a influência das estratégias de inovação e dos modelos de negócio para o desenvolvimento de medicamentos disruptivos nas indústrias farmacêuticas atuantes no Brasil, do segmento saúde humana. É um estudo social de caráter descritivo, explicativo e exploratório, com abordagem qualitativa e quantitativa que visa responder a seguinte pergunta da pesquisa: "Qual a contribuição das estratégias de inovação e dos modelos de negócio para o desenvolvimento de medicamentos disruptivos, para uso humano, nas empresas farmacêuticas atuantes no Brasil? ". Para isso, utilizou-se como ferramenta de coleta de dados um questionário survey. Identificar quais estratégias de inovação e modelos de negócio atuam no setor farmacêutico nacional para desenvolver medicamentos disruptivos e identificar quais os elementos dos modelos de negócio que interferem no desenvolvimento de medicamentos disruptivos para, pôr fim, oferecer suporte para colaborar na superação dos problemas na área, foram os objetivos específicos que contribuíram para alcançar o objetivo geral da pesquisa que foi: identificar e compreender quais as contribuições das estratégias de inovação e dos modelos de negócio para o desenvolvimento de medicamentos disruptivos nas empresas farmacêuticas atuantes no Brasil através de um modelo preditivo. O referencial teórico articula a literatura sobre inovação, estratégias de inovação e modelos de negócio para melhor entendimento da relação entre elas e da sua influência para o desenvolvimento de medicamentos disruptivos pelas indústrias farmacêuticas atuantes no Brasil. A amostra da pesquisa foram as empresas farmacêuticas que atenderam aos critérios de seleção da pesquisa e aceitaram participar do trabalho. Para análise de dados foi utilizado técnicas de distribuição normal, t-teste, correlação de Pearson e regressão logística. Os resultados das análises dos dados permitiram identificar as estratégias de inovação que interferem no desenvolvimento de inovações disruptivas em medicamentos e identificar os elementos dos modelos de negócio que influenciam no desenvolvimento de medicamentos disruptivos, também permitiu mapear o contexto da inovação disruptiva nas indústrias farmacêuticas atuantes no Brasil além de possibilitar a construção de um modelo preditivo que indica quais variáveis independentes são necessárias para descrever um perfil de empresas que produzem medicamentos disruptivos, como por exemplo, o número de funcionários no departamento de pesquisa e desenvolvimento (P&D), as parcerias com universidades e a colaboração com fornecedores, entre outros. Espera-se que este estudo contribua para futuras pesquisas acadêmicas relacionadas a inovação disruptiva.
Título em inglês
Strategies and business models of innovation in pharmaceutical companies
Palavras-chave em inglês
Business models
Disruptive innovation
Disruptive medicines
Innovation
Innovation strategies
Pharmaceutical innovation
Resumo em inglês
This dissertation analyzes the influence of innovation strategies and business models for the development of disruptive drugs in pharmaceutical industries operating in Brazil, in the human health segment. It is a descriptive, explanatory and exploratory social study with a qualitative and quantitative approach that aims to answer the following research question: "What is the contribution of innovation strategies and business models in the development of disruptive drugs for human use in Pharmaceutical companies operating in Brazil?" For this, a survey questionnaire was used as a data collection tool. Identify which innovation strategies and business models work in the national pharmaceutical sector to develop disruptive drugs and identify which elements of business models interfere in the development of disruptive drugs to ultimately support them to collaborate in overcoming the problems in the area, Were the specific objectives that contributed to reach the general objective of the research that was: to identify and understand the contributions of innovation strategies and business models to the development of disruptive drugs in pharmaceutical companies operating in Brazil through a predictive model. The theoretical framework articulates the literature on innovation, innovation strategies and business models for a better understanding of the relationship between them and their influence on the development of disruptive drugs by pharmaceutical industries operating in Brazil. The sample of the research were the pharmaceutical companies that met the criteria of selection of the research and accepted to participate in the study. For data analysis, normal distribution, t-test, Pearson's correlation and logistic regression techniques were used. The results of the analysis of the data allowed to identify the innovation strategies that interfere in the development of disruptive innovations in medicines and to identify the elements of the business models that influence the development of disruptive medicines. It also allowed to map the context of disruptive innovation in the pharmaceutical industries operating in the Brazil, in addition to allowing the construction of a predictive model that indicates which independent variables are necessary to describe a profile of companies that produce disruptive drugs, such as the number of employees in the R & D department, partnerships with universities And collaboration with suppliers, among others. It is hoped that this study will contribute to future academic research related to disruptive innovation.
 
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Data de Liberação
2020-05-21
Data de Publicação
2021-04-09
 
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