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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.60.2017.tde-21122015-153148
Documento
Autor
Nome completo
Gisely Spósito Vieira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2015
Orientador
Banca examinadora
Rocha Filho, Pedro Alves da (Presidente)
Marchetti, Juliana Maldonado
Noronha, Regina Lúcia Firmento de
Título em português
Análise sensorial: terminologia, desenvolvimento de padrões e treinamento de painelistas para avaliação de produtos cosméticos
Palavras-chave em português
Análise sensorial descritiva
Comportamento
Controle de qualidade
Cosméticos
Padrões sensoriais para cosméticos
Terminologia
Treinamento de painel
Resumo em português
A análise sensorial é uma metodologia científica utilizada para mensurar, avaliar e interpretar reações relacionadas às características de produtos tais como são percebidas através dos sentidos, respondendo à bem mais que simplesmente à preferência por algum produto em detrimento de outros. Métodos científicos específicos têm sido desenvolvidos para medir ou estimar objetivamente, com precisão e reprodutibilidade, as respostas humanas aos estímulos a que são submetidos. Os testes descritivos, que compõem parte da análise sensorial, exigem controle cuidadoso das possíveis variáveis capazes de interferir no resultado, tais como ambiente do teste, armazenamento das amostras, condições da pele dos painelistas, seleção e treinamento de atributos do produto a serem avaliados. A filosofia do treinamento é proporcionar uma mesma experiência sensorial aos painelistas através do uso de uma ampla variedade de amostras de referências, conceitos, terminologias, protocolos e escalas, o que é essencial para estabelecer um quadro comum de referências, cujo propósito é remover a conotação "subjetiva" desta metodologia sensorial. Ao fazer uso desta metodologia, obtivemos respostas coerentes, similares e com pequenos desvios padrão após treinamento de três meses com o painel, o qual foi capaz de diferenciar sete produtos comerciais hidratantes nos atributos estudados
Título em inglês
Sensory analysis: terminology, standards development and panel training for evaluation of cosmetics products
Palavras-chave em inglês
Consumer behavior
Cosmetic products
Descriptive sensory analysis
Panel training
Quality control
Sensory standards for cosmetics
Terminology
Resumo em inglês
Sensory analysis is a scientific method used to measure, analyze and interpret reactions related to product characteristics such as perceived through the senses, responding to much more than simply preference for one product over another. Specific scientific methods have been developed to measure or estimate objectively, accurately and reproducibility human responses to stimuli that they are submitted. Descriptive tests, which are part of sensory analysis, require careful control of possible variables that can affect the results, such as test environment, sample storage, skin conditions of the panelists, product attributes selection and training. The training philosophy is to provide the same sensory experience to panelists through the use of a wide variety of references samples, concepts, terminology, protocols, and scales, which is essential to establish a common frame of reference, whose purpose is to remove the"subjective" connotation from this sensory methodology. By using this methodology, we achieved consistente, similar and with small standard deviations answers, after three months of training with the panel, which was able to distinguish seven moisturizers commercial products into the studied attributes
 
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Data de Publicação
2017-11-20
 
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