• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.60.2007.tde-25012008-122439
Documento
Autor
Nome completo
Marina Del Vecchio Filipin
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2007
Orientador
Banca examinadora
Prado Junior, Jose Clovis do (Presidente)
Abrahão, Ana Amelia Carraro
Zucoloto, Sérgio
Título em português
Orquiectomia e administração de dehidroepiandrosterona (DHEA) em ratos Wistar infectados com 'Trypanosoma cruzi'
Palavras-chave em português
Dehidroepiandrosterona
Orquiectomia
\'Trypanosoma cruzi\'
Resumo em português
A tripanossomíase ainda representa importante endemia nas Américas refletindo-se no sentido sócio-econômico onde é responsabilizada pelas taxas de aposentadoria precoce, como conseqüência direta da doença. As terapias até então utilizadas não promovem a cura total da doença além de provocarem efeitos colaterais danosos ao organismo do hospedeiro. É de conhecimento que os esteróides gonadais exercem profunda influência no curso das infecções, e no caso especifico da doença de Chagas, a orquiectomia leva a um estado de maior resistência do hospedeiro a 'Trypanosoma cruzi'. O DHEA através de suas ações imuno-regulatórias promove o direcionamento da resposta celular do hospedeiro, que por sua vez é efetiva no controle da replicação de distintos patógenos como vírus, bactérias e protozoários. Portanto, a proposta do trabalho é inédita, pois avaliou o sinergismo entre a administração do DHEA e a orquiectomia no direcionamento da resposta imune do hospedeiro no decurso da infecção chagásica experimental em ratos Wistar machos infectados com a cepa y de 'T. cruzi'. A parasitemia sofreu drástica redução para os grupos orquiectomizados e sujeitos a terapia com DHEA. Da mesma forma os parâmetros imunológicos analisados apresentaram aumento significante das concentrações de IFN-g, IL-12 e NO bem como do número de macrófagos. A histopatologia nos revelou que a orquiectomia e o tratamento com DHEA promoveram melhor reorganização do tecido cardíaco, bem como redução do número e tamanho dos ninhos de amastigotas existentes. Todos esses dados nos levam a crer que a ação sinérgica da terapia associada à orquiectomia promoveu direcionamento da resposta imune do tipo Th1 reduzindo os processos patológicos desencadeados pela infecção chagásica.
Título em inglês
Orchiectomy and dehydroepiandrosterone therapy in 'Trypanosoma cruzi' infected Wistar rats
Palavras-chave em inglês
Dehydroepiandrosterone
Orchiectomy
\'Trypanosoma cruzi\'
Resumo em inglês
The ability of the gonadal hormones to influence and induce diverse immunological functions during the course of several parasitic infections has been extensively studied in the latest decades. Dehydroepiandrosterone and its sulphate are the most abundant steroid hormones secreted by the human adrenal cortex and are considered potent immune-activators. In this experiment, it was examined the effects of orchiectomy on the course of Trypanosoma cruzi infection in rats, treated and untreated with DHEA, by comparing blood and cardiac parasitism, macrophages number, Nitric Oxide and IFN-g levels. Orchiectomy led animals to enhanced resistance against infection by elevated number of macrophages, enhanced concentrations of NO and IFN-g and reduced amastigote burdens in heart when compared to control animals. DHEA replacement exerted a synergic effect, up-modulating the immune. Certainly male sex steroids play fundamental role in determining the fate of disease, through the regulation and modulation of the activity of the immune response.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
PDFDEFESA.pdf (698.85 Kbytes)
Data de Publicação
2009-01-05
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.