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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.6.2016.tde-18112016-133654
Documento
Autor
Nome completo
Débora Aparecida Santiago
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Mancuso, Ana Maria Cervato (Presidente)
Alvarenga, Marle dos Santos
Brisola, Lidia Ruiz Moreno
Chiesa, Anna Maria
Título em português
O vídeo feedback como técnica de qualificação do processo comunicativo para educação permanente em saúde de mediadores de grupos educativos
Palavras-chave em português
Atenção Primária à Saúde
Autoavaliação
Comunicação em Saúde
Educação Alimentar e Nutricional
Educação Permanente em Saúde
Promoção da Saúde
Resumo em português
Introdução: Os grupos educativos de Educação Alimentar e Nutricional tendem a contemplar os propósitos da Promoção da Saúde quando se configuram como ambientes de interação harmoniosa que prezam pelo alcance da autonomia e do empoderamento dos participantes. Entendendo o processo comunicativo como fator que interfere nessa interação, considera-se pertinente os profissionais da saúde, que atuam como mediadores de grupos, produzirem conhecimentos sobre comunicação verbal e não verbal, a partir da autoavaliação, a fim de desenvolverem competências que fortaleçam a prática profissional. Objetivo: Identificar a aplicabilidade do vídeo feedback como técnica de qualificação do processo comunicativo para Educação Permanente em Saúde de mediadores de grupos educativos realizados na Atenção Primária à Saúde. Métodos: Pesquisa exploratória à luz da abordagem qualitativa, sob a perspectiva teórica do Interacionismo Simbólico, realizada em uma Unidade Básica de Saúde do município de São Paulo com mediadores de grupos em cujo(s) encontro(s) fosse abordado o tema alimentação e nutrição. O estudo envolveu 2 momentos de investigação correspondentes a 2 dias de produção de dados com cada profissional, sendo que o primeiro dia contemplou as etapas: (I) observação sistemática, por meio de filmagem, do profissional da saúde mediando um grupo educativo; (II) vídeo feedback; (III) entrevista semi-estruturada; e (VI) qualificação do processo comunicativo. Já o segundo dia envolveu apenas as etapas I, II e III. Os dados gerados a partir das entrevistas foram transcritos e sistematizados segundo o método da Análise de Conteúdo Temática, proposto por Bardin. Resultados: Onze profissionais participaram do estudo, tendo suas respostas contemplado a formação de 4 categorias em cada um dos 2 momentos da investigação: o vídeo feedback e a autopercepção da comunicação, as implicações da comunicação na mediação de grupos educativos, considerações sobre a utilização do vídeo feedback na prática educativa em saúde e o vídeo feedback e a percepção dos mediadores de grupos sobre sua aplicabilidade. Conclusão: O vídeo feedback é uma técnica capaz de qualificar o processo comunicativo de profissionais da saúde que atuam como mediadores de grupos educativos, em especial por evidenciar características da comunicação que interferem na efetividade das interações harmoniosas no cuidado em saúde.
Título em inglês
The video feedback as technique to qualify the communicative process for permanent education in health of educational groups mediators
Palavras-chave em inglês
Communication in Health
Food and Nutritional Education
Health Promotion
Permanent Education in Health
Primary Health Care
Self-Assessment
Resumo em inglês
Introduction: Educational groups of Food and Nutritional Education tend to contemplate the Health Promotion purposes when configured as harmonious interaction environments that value the reach of autonomy and empowerment of the participants. Understanding the communication process as a factor which affects this interaction, it is considered relevant to the health professionals working as groups mediators to produce knowledge about verbal and nonverbal communication, by means of self-assessment in order to develop skills to strengthen the professional practice. Objective: To identify the applicability of the video feedback as a qualification technique of the communicative process for Permanent Education in Health of educational groups mediators working in Primary Health Care. Methods: Exploratory research with qualitative approach, -under the theoretical perspective of Symbolic Interactionism, held in one Basic Health Unit of São Paulo with groups mediators in which meeting addressed the issue of food and nutrition. The study involved two research moments corresponding to two days of data production with each on of the professionals.The first day included the steps: (I) systematic observation of the health professional conducting the educational group, through filming; (II) video feedback; (III) semi-structured interview; and (VI) qualification of the communicative process. The second day involved only steps I, II and III. The data generated from the interviews were transcribed and systematized according to the method of Thematic Content Analysis proposed by Bardin. Results: Eleven professionals participated in the study, and their responses contemplated the formation of four categories in each of the two stages of research: 'the video feedback and perception of communication', 'the implications of communication in mediation educational groups', considerations on the use of video feedback in educational practice in health, and video feedback and perception of groups mediators on its applicability'. Conclusion: The video feedback is a technique that allow to qualify the communicative process of health professionals who act as mediators of educational groups, in particular by highlighting the communication features that interfere in the effectiveness of harmonious interactions in health care.
 
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Data de Publicação
2016-11-22
 
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