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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.6.2012.tde-16052012-114342
Documento
Autor
Nome completo
Tatiana Yuri Assáo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Cervato-Mancuso, Ana Maria (Presidente)
Gambardella, Ana Maria Dianezi
Oliveira, Mariana de Novaes
Silva, Marina Vieira da
Westphal, Marcia Faria
Título em português
Alimentação escolar: percepções dos atores sociais de escolas de um município da região metropolina de São Paulo
Palavras-chave em português
Alimentação Escolar
Educação Alimentar e Nutricional
Pesquisa Qualitativa
Programas e Políticas de Nutrição e Alimentação
Resumo em português
Introdução: O Programa Nacional de Alimentação Escolar é um dos mais antigos programas na área da alimentação, visa atender parcialmente as necessidades nutricionais dos alunos, contribuindo para o seu crescimento e desenvolvimento, e promover a formação de hábitos alimentares saudáveis. Objetivo: Analisar as percepções atribuídas por atores da comunidade escolar à alimentação escolar. Métodos: O estudo do tipo descritivo com abordagem qualitativa foi desenvolvido em escolas públicas do ensino fundamental do município de Guarulhos, São Paulo. Dentre as 63 escolas ativas em 2007, a partir da combinação de indicadores de condições socioeconômica da região, processo produtivo local e tamanho das escolas, selecionou-se uma amostra de 13 instituições. Para coleta de dados com as crianças utilizou-se a técnica do desenho. Enquanto com as merendeiras e profissionais do núcleo pedagógico aplicou-se o grupo focal, e para a equipe técnica a entrevista em grupo. As informações foram tratadas de acordo com a análise de conteúdo e discutidas com referencial teórico sobre o tema. Resultados e Discussão: Participaram do estudo 82 crianças, 22 merendeiras, 9 profissionais do núcleo pedagógico e 4 da equipe técnica. Foram identificadas percepções da alimentação escolar alicerçadas em três aspectos: do alimento, do ambiente e das relações sociais. As percepções dos atores eram concebidas de acordo com o núcleo de trabalho a que pertenciam, influenciadas pelas atribuições e funções desempenhadas pelo grupo no âmbito escolar. Apesar das diretrizes do programa apresentarem-se bem definidas, para esses grupos, na prática, demonstraramse segmentadas. Considerações Finais: Algumas questões identificadas deixaram claras as potencialidades que o programa tem para atender os objetivos propostos, no entanto, outras apontam entraves que dificultam reconhecê-lo como um programa de Segurança Alimentar e Nutricional. Para que essas potencialidades sejam desenvolvidas e os entraves superados, um dos desafios, entre outros, é possibilitar ações de integração, de compartilhamento real do entendimento acerca da alimentação escolar, considerando os diferentes atores que permeiam esse momento, de forma a reconhecer estas dimensões conjuntamente
Título em inglês
School Feeding: perceptions of the social actors of schools in a city in the metropolitan region of São Paulo [
Palavras-chave em inglês
Food and Nutrition Policies and Programs
Nutritional and Food Education
Nutritionists
Qualitative Survey
School Feeding
Resumo em inglês
Introduction: The National Program of School Feeding is one of the oldest programs in the food area, and seeks to partially fulfill the students' nutritional needs, contributing to its growth and development, and to promote the formation of healthy food habits. Objective: Analyze the perceptions attributed by players from the school community to school feeding. Methods: The study of descriptive type with a qualitative approach was developed in public elementary schools in the city of Guarulhos, São Paulo. Among the 63 active schools in 2007, from a combination of indicators of the region's socioeconomic conditions, local productive process and size of the schools, a sample of 13 institutions was selected. For data collection with the children the drawing technique was used. While with the school meal cooks and the pedagogical core the focus group was applied, and for the technical team a group interview. The information was treated according to a content analysis and discussed with theoretical referential about the matter. Results and Discussion: Eighty-two children, 22 school meal cooks, 9 pedagogical core professionals and 4 from the technical team participated in the study. School feeding perception were identified based on three aspects: the food, the environment and the social relationships. The players' perceptions were conceived according to the work core they belonged to, influenced by the attributions and functions performed by the group in the school environment. Despite the program's guidelines being well defined, for these groups, in practice, they show to be segmented. Final Considerations: Some matters identified made clear the potentialities that the program has to fulfill the objectives proposed, other point out barriers that make it hard to acknowledge it as a Nutritional and Food Security program. For these potentialities to be developed and the barriers overcome, one of the challenges, among others, is to make integration actions possible, of real sharing of knowledge about school meals, considering the different players that permeate this moment, in a manner to acknowledge these dimensions as a whole
 
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TatianaYuri.pdf (2.99 Mbytes)
Data de Publicação
2012-06-15
 
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