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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.6.2017.tde-04092017-152620
Documento
Autor
Nome completo
Carla Adriano Martins
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Monteiro, Carlos Augusto (Presidente)
Castro, Inês Rugani Ribeiro de
Domene, Semíramis Martins Álvares
Garcia, Rosa Wanda Diez
Jaime, Patrícia Constante
Título em português
A influência das habilidades culinárias dos pais na alimentação de crianças em idade escolar
Palavras-chave em português
Alimentação
Criança
Culinária
Pais
Qualidade da Dieta
Resumo em português
Introdução - Apesar da importância das habilidades culinárias para a alimentação saudável, estudos sobre este tema são escassos no Brasil. Objetivo - Estudar a influência das habilidades culinárias dos pais (ou responsáveis) no consumo alimentar de crianças em idade escolar. Método - Estudo epidemiológico observacional transversal seguido de estudo experimental, randomizado e controlado, envolvendo intervenção educativa para aperfeiçoamento das habilidades culinárias dos pais. A população do estudo observacional correspondeu a pares de pais-crianças em idade escolar de nove escolas da rede de ensino da instituição parceira, sendo cinco delas sorteadas como grupo intervenção e quatro como grupo controle. Como parte desta tese, também desenvolveu-se e avaliou-se o Índice de Habilidades Culinárias (IHC), que mensura com uma escala entre zero e cem o grau de confiança das pessoas quanto ao desempenho de dez habilidades culinárias consideradas facilitadoras da implementação das recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira. Nas nove escolas, 755 pais responderam por telefone o questionário do IHC e questões sobre o consumo alimentar da criança no jantar do dia anterior à entrevista (recordatório alimentar). Todos os pais do grupo intervenção que responderam o questionário (n=341) foram convidados a participar de um curso de dez horas idealizado pela autora desta tese e ministrado por nutricionistas da instituição parceira, visando aperfeiçoamento de habilidades culinárias. Os pais que aceitaram participar do curso (n=81) foram pareados a pais do grupo controle segundo variáveis sociodemográficas. Utilizou-se regressão linear para testar a associação transversal entre a confiança no desempenho das habilidades culinárias pelos pais e a participação de alimentos ultraprocessados no jantar das crianças, ajustando-se para variáveis sociodemográficas. O impacto da intervenção educativa nas habilidades culinárias dos pais e na alimentação da criança foi avaliado por mudanças temporais intra e inter-grupos utilizando-se modelos de regressão linear brutos e ajustados. Resultados - O IHC apresentou alpha de Cronbach > 0,70, kappa ponderado de 0,55 e kappa ajustado de 0,89. No estudo transversal, a idade média dos pais foi de 38,3 anos e a dos filhos de 7,8 anos. Os pais eram majoritariamente mulheres, brancos, casados, com ensino superior, empregados e com renda familiar per capita de 1-3 salários mínimos/mês. A média do IHC desses pais (78,8) foi relativamente elevada. A média de energia consumida pelas crianças no jantar foi de 672,2kcal, sendo 31,3% de alimentos ultraprocessados. No estudo transversal, evidenciouse diminuição significativa do percentual de participação de alimentos ultraprocessados no jantar das crianças com o aumento do IHC (β= -2,9; p= 0,014; β ajustado= -2,6; p=0,035). No estudo prospectivo não houve diferença significativa entre os grupos intervenção e controle com relação à mudança nas habilidades culinárias dos pais e à mudança na contribuição de alimentos ultraprocessados no jantar das crianças. Conclusões - O IHC apresentou elevada consistência interna e alta reprodutibilidade, recomendando-se seu uso em estudos que avaliem confiança no desempenho das habilidades culinárias no Brasil. Os achados do estudo transversal mostram associação significativa e inversa entre a confiança no desempenho das habilidades culinárias dos pais e o consumo de alimentos ultraprocessados pelos filhos, mas a intervenção educativa não resultou em aumento nas habilidades culinárias dos pais nem no padrão alimentar do jantar das crianças.
Título em inglês
The influence of parents cooking skills on the diet of school-age children
Palavras-chave em inglês
Child
Culinary
Dietary Quality
Feeding
Parents
Resumo em inglês
Introduction - Despite the importance of cooking skills for healthy eating, studies on this subject are scarce in Brazil. Objective - To study the influence of parents' cooking skills on the quality of diet consumed at home among school-age children. Methods - Cross-sectional study, followed by an experimental, randomized and controlled study involving an educational intervention to improve parents' cooking skills. The study population corresponds to child-parent pairs from nine private schools that provide integrated comprehensive services for students in São Paulo. Five schools were randomly allocated to the intervention group, and four to the control group. As part of this thesis, the Cooking Skills Index (CSI) was developed and evaluated. The CSI is a 0-100 index that measures the confidence regarding the performance of ten cooking skills considered facilitators to the implementation of the Brazilian Dietary Guidelines. Across the nine schools, 755 parents answered by telephone the CSI questionnaire and questions regarding their children food consumption at dinner the day before the interview (dietary recall). All the parents in the intervention group who answered the questionnaire (n=341) were invited to participate in a 10-hour course designed by the author of this thesis and taught by nutritionists from the partner schools in order to improve cooking skills. Parents who agreed to participate (n=81) were paired with parents of the control group according to sociodemographic variables. Linear regression analysis was used to test the association between the parents' cooking skills and the contribution of ultraprocessed foods to the total children's dinner energy intake, adjusted for sociodemographic variables. The impact of the educational intervention on parents' cooking skills and on children's diet quality was assessed by temporal changes within and between groups using crude and adjusted linear regression models. Results - The CSI presented Cronbach's alpha > 0.70, weighted quadratic kappa of 0.55, and adjusted kappa of 0.89. In the cross-sectional study the average age of the parents was 38.3 years old and of the children was 7.8. Parents were mostly women, white, married, college-educated, employed, with family per capita income of 1-3 minimum wages per month, and with high scores of cooking skills (CSI=78.8 points). Children's average dinner energy intake was 672.2 kcal, with 31.3% coming from ultra-processed foods. The cross-sectional study showed a significant decrease in ultra-processed food consumption at children's dinner with an increase of parents' cooking skills confidence (β= -2.9; p= 0.014; adjusted β= -2.6; p=0.035). In the prospective study, there were no significant differences between the intervention and the control group regarding the temporal changes of parents' cooking skills, as well as the share of ultraprocessed foods at children's dinner. Conclusions - The CSI showed high internal consistency and reproducibility, recommending its use in studies to evaluate cooking skills confidence in Brazil. The cross-sectional study indicated that the higher the parents' cooking skills the lower the consumption of ultraprocessed foods by their children, but the educational intervention neither resulted in the increase in parents' cooking skills nor in changes in the dietary pattern of children's dinner.
 
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Data de Publicação
2017-10-30
 
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