• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.6.2004.tde-24102007-085356
Document
Auteur
Nom complet
Angela Maria Belloni Cuenca
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2004
Directeur
Jury
Tanaka, Ana Cristina D Andretta (Président)
Andrade, Maria Teresinha Dias de
Castro, Regina Celia Figueiredo
Latorre, Maria do Rosario Dias de Oliveira
Silva, José Fernando Modesto da
Titre en portugais
O uso da internet por docentes da área de Saúde Pública no Brasil
Mots-clés en portugais
Comunidade acadêmica
Correio eletrônico
Docentes
Internet
Pesquisadores
Programas de pós-Graduação
Redes eletrônicas
Saúde pública
Tecnologia da informação
Universidades
World Wide Web
Resumé en portugais
Objetivo. O objetivo principal desta tese é conhecer a influência da internet nas atividades acadêmico-científicas da comunidade brasileira de docentes da área de saúde pública. Métodos. Estudo transversal, centrado na opinião do usuário sobre o uso e a influência da internet na prática de ensino e pesquisa no âmbito acadêmico. A população do estudo constitui-se de 237 docentes vinculados aos programas de pós-graduação em saúde pública, nos níveis mestrado e doutorado, das instituições brasileiras de ensino superior cadastradas no sistema CAPES (Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) em 2001. Para a obtenção dos dados, optou-se pelo uso de questionário auto-aplicável preenchido via web e encaminhado via correio eletrônico, com internet disponibilizada em servidor UNIX. Para os que não responderam o instrumento eletrônico, foram enviados questionários impressos. Resultados. A taxa de retorno do questionário foi de 63,7%. O uso da internet foi apontado por 94,9% dessa comunidade, sendo o correio eletrônico (96,9%) e a web (91,1%) os recursos mais utilizados. A influência mais marcante da internet foi na comunicação entre os docentes, principalmente para o desenvolvimento de pesquisas, propiciando mais colaboração com colegas de instituições nacionais e estrangeiras. Considerou-se que a atividade acadêmica de busca de informação bibliográfica e de textos completos foi muito beneficiada pela utilização da internet. Quanto à divulgação de resultados de pesquisa, ainda há predominância dos formatos impressos, principalmente em artigos de periódicos de circulação nacional. Os docentes que declararam não utilizar a internet justificaram o fato argumentando falta de motivação, expressada em questões de caráter subjetivo, como a resistência em usar novas tecnologias, a falta de tempo para usar a internet e a facilidade de conseguir de seus colegas o material de que precisam. Conclusões. Os dados mostram que a internet influenciou o trabalho dos docentes e afeta o ciclo da comunicação científica, principalmente na rapidez de recuperação de informações. Entre os docentes, há forte tendência em eleger a comunicação entre pesquisadores como a etapa que mais mudou desde o advento da internet no mundo acadêmico-científico brasileiro.
Titre en anglais
Internet use by professors of the public health area in Brazil
Mots-clés en anglais
Academic community
Electronic mail
eletronic networks
Information technology
Internet
Post-graduation programmes
Professors
Public Health
Researches
Universities
World Wide Web
Resumé en anglais
Objective. The main objective of this study is to investigate the influence of the Internet on the academic-scientific activities of Brazilian professors of the public health area. Method. Transversal study centered on the user view about influences of the internet on the academic teaching and research. The study’s core was constituted by 237 professors from public health post-graduation programmes of higher education institutions in Brazil, in master’s and doctoral levels, registered in the CAPES System (Brazilian Ministry of Education’s foundation for the qualification of higher education professors) in the year 2001. Data were collected by means of a self-applicable questionnaire that professors answered and sent through the web (by electronic mail), Internet access via a UNIX server. Those who did not answer the electronic instrument received printed questionnaires. Results. The return rate of the questionnaires was 63.7%. The great majority of the population (94.9%) answered that they use the Internet, the electronic mail (96.9%) and the web (91.1%) were the most used resources. The strongest influence of the Internet on scientific communication in the public health area concerns communication among professors, with the aim of developing research, enabling greater collaboration with colleagues both from Brazilian and foreign institutions. Searches for bibliographic references and for full texts were considered academic activities that benefited a lot from Internet use. As for release of research results, printed formats still prevail, mainly articles published in national circulation journals. The professors who stated that they do not use the Internet argued that the reason for this is lack of motivation, expressed through subjective questions, such as resistance to use new technologies, lack of time to use the Internet and facility of obtaining what they need from their colleagues. Conclusions. Data show that the Internet influenced the academic’s work and has been affecting the cycle of scientific communication, mainly due to the high speed with which information can be recovered. Communication among researchers seems to be the stage that changed the most since the advent of the Internet in the Brazilian academic-scientific world.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2007-11-05
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.