• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.6.2013.tde-14082014-090346
Documento
Autor
Nome completo
Rubens Yoshimassa Moriya
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Adorno, Rubens de Camargo Ferreira (Presidente)
Ianni, Aurea Maria Zöllner
Mercante, Marcelo Simão
Título em português
Um itinerário de pesquisa: os cuidados paliativos como prática e possibilidade
Palavras-chave em português
Assistência
Care
Cuidados
Cuidados Paliativos
Saúde
Resumo em português
O objetivo desta dissertação foi investigar os Cuidados Paliativos. Por tratar-se de profissionais que propõem e se dedicam a uma modalidade de assistência que colocam como diferenciada em relação aos outros tipos de assistências ofertadas, o exame dos elementos que os diferencia em relação aos demais poderia iluminar questões nos outros tipos de assistências prestados que antes passariam despercebidos, apontando as aproximações e os distanciamentos entre os cuidados paliativos e as outras abordagens. Procurou-se, para tanto, múltiplas entradas e abordagens do Cuidado Paliativo: (1) uma pesquisa crítica dos manuais e dos documentos estruturantes dos Cuidados Paliativos, a fim de obter-se melhor aproximação em relação ao objeto, a partir de uma perspectiva histórica e teórica, e (2) um trabalho de campo, que acompanhou reuniões de trabalho regulares de duas equipes distintas em instituição pública de saúde: o grupo de Cuidados Paliativos e um segundo grupo, de outra especialidade, para auxiliar, por meio de comparação, o exame dos Cuidados Paliativos. Por meio do exame dos documentos e do que ocorria nas reuniões, foi possível delinear, por meio de comparação, os elementos de aproximação e de distanciamentos entre distintas abordagens e cuidados à saúde, que iluminaria em quais momentos e em que aspectos poderiam ser apontadas diferentes formas de atenção e abordagem à assistência oferecida. Apesar de se acentuar as competências humanitárias e de personalidades individuais para o exercício da prática paliativa, procurou-se por uma abordagem que explicitasse as competências e as especificidades deste campo profissional em relação aos demais, que justificariam o reconhecimento dos Cuidados Paliativos como um campo de conhecimento e como uma área de atuação ou especialidade diferenciada.
Título em inglês
An itinerary of research: palliative care as a practice and possibility. 2013.
Palavras-chave em inglês
Care
Health
Palliative Care
Resumo em inglês
This dissertation aims investigate the Palliative Care. As it is moved by specific professionals, who propose and dedicate to a specific care modality dissimilar to the other ones, the exam of elements that distinguishes them from the others may highlights some aspects that would pass unnoticed. This approximation was by multiple entrances and approaches to palliative care: (1) a critical lecture of the manuals and documents that structure the palliative care, in order to obtain better approximation to the object from a historical and theoretical perspective, and (2) a field study, which followed the regular meetings of two different teams working in public health institutions: the palliative care group and a second group from another specialty, that, by comparison, could bring us better examination of Palliative Care. Through the examination of the documents and what occurred at the meetings, it was possible to outline, by comparison, the elements of closeness and distances between different approaches and health care, which would illuminate at what time and in what aspects could be identified different forms of care and approach to assistance offered. Although they emphasize humanitarian and individual personalities to the exercise of palliative practice skills is sought by an approach that expose skills and the specifics of this professional field in relation to the other, that would justify the recognition of palliative care as a field of knowledge and as a practice area or specialty differentiated.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
RubensMoriya.pdf (986.12 Kbytes)
Data de Publicação
2014-12-18
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.