• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.6.2007.tde-08102007-091919
Documento
Autor
Nome completo
Paulo André da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Reis, Alberto Olavo Advincula (Presidente)
Campos, Elisa Maria Parahyba
Donato, Ausonia Favorido
Gallo, Paulo Rogerio
Spink, Mary Jane Paris
Título em português
O ensino das noções de saúde e doença em duas escolas de Psicologia de São Paulo e sua apropriação pelos alunos de graduação
Palavras-chave em português
Educação em saúde
Processo saúde e doença
Psicólogo
Resumo em português
O presente trabalho buscou compreender de que forma e em que medida os cursos de formação de psicólogo contribuem para a atuação profissional no campo da saúde. Para tanto se utiliza das Representações Sociais. A técnica de análise de conteúdo de discursos está embasada no referencial de matrizes de Hacking para compreender como se constituem interagem os objetos e as idéias sobre saúde na graduação em psicologia. Neste estudo, o material analisado para atingir o objetivo proposto consiste em relatos orais e iconografia produzidos por estudantes de graduação em Psicologia de duas universidades paulistas, sendo considerado as finalidades da educação que se embasaram nas dimensões filosóficas da educação em saúde. Do ponto de vista metodológico, os argumentos para a análise foram extraídos de cartazes iconográficos e relatos orais resultantes de dinâmicas de grupo com estudantes de graduação em psicologia (um total de 77 informantes) de duas universidades paulistas. Uma delas considerada uma das maiores universidades privadas do país e a outra, pública, com tradição no campo da formação de psicólogos. Os resultados mostraram que os estudantes têm dificuldade de integrar as múltiplas dimensões da saúde e, particularmente de referir-se à ela como processo. Os alunos manifestaram predominância nas interpretações positivistas, valorizando sobremaneira os componentes biológicos, em detrimento da dimensão social, como determinante do estado de saúde. Em nenhum momento os grupos apreenderam a dimensão coletiva da saúde como importante na determinação do processo saúde-doença e para sua atuação profissional. Conclusão: A formação acadêmica dos psicólogos tal qual estruturada no curriculum escolar destas duas escolas parece não contemplar uma práxis transformadora do modelo de atenção à saúde.
Título em francês
L´enseignement des notions de santé et de maladie dans la structure des cours de formation au sein de deux écoles de Psychologie à São Paulo et la compréhension que les élèves ont de cette matière
Palavras-chave em francês
Education et santé
Processus santé et maladie
Psychologue
Resumo em francês
Le présent travail cherche à mesurer l´influence des cours de formation universitaire au niveau de l´action professionnelle des psychologues dans le domaine de la Santé Publique à São Paulo. La théorie des “Représentations Sociales” a soutenu la méthode de travaille. Les matrices de Hacking ont été utilisées pour comprendre l´interaction entre les objets et des idées qui sont à la base de la formation en Santé. Au cours de ce travail, l´iconographie a été construite par les étudiants en utilisant des “groupes focaux” et également par la libre expression des idées, ce qui a permis l´expression d´une compréhension sur la santé. Les activités se sont développées au travers de la participation de deux écoles (d´un coté, l´école publique et d´autre, l´école privée) avec le concours 77 personnes. L´analyse des résultats montre une difficulté de la part des étudiants pour comprendre les multiples aspects présents dans la notion de santé, sur toute la dimension sociale. Les aspects biologiques prédominent sur la conception de santé pour les personnes qui ont participé à ce travail. Conclusion: La formation académique des psychologues, en tant que structure dans le curriculum scolaire de ces deux écoles, semble ne pas envisager une práxis transformatrice du modèle d´attention à la santé.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
PauloAndre.pdf (2.12 Mbytes)
Data de Publicação
2008-02-08
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.