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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.6.2020.tde-01042020-132308
Documento
Autor
Nome completo
Roseli Ferreira da Silva
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2000
Orientador
Banca examinadora
Tanaka, Oswaldo Yoshimi (Presidente)
Almeida, Marcio José de
Baaklini, César Emile
Reis, Alberto Olavo Advincula
Sena, Roseni Rosângela de
Título em português
Prática educativa transformadora: a trajetória da unidade educacional de Interação Comunitária
Palavras-chave em português
Educação em Enfermagem
Educação Médica
Relações Comunidade-Instituições
Serviços de Saúde Comunitária
Resumo em português
Esta investigação constitui-se em um estudo sobre a unidade educacional Interação Comunitária, dentro da proposta de mudança curricular dos cursos de enfermagem e de medicina da Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA, no contexto do Projeto UNI - Marília (Uma Nova Iniciativa na educação de profissionais de saúde em união com a comunidade), como estratégia para o desenvolvimento de modelos inovadores de formação de profissionais de saúde. O objetivo desta investigação foi analisar os principais aspectos metodológicos e pedagógicos da unidade de Interação Comunitária, sob a perspectiva dos atores que a constróem. A abordagem qualitativa, orientada pela dialética, foi a opção metodológica desta investigação. A coleta de dados constituiu-se no levantamento de informações contidas na memória dos sujeitos mediante entrevista individual. A análise dos dados obtidos foi realizada empregando-se a técnica de análise de conteúdo. Esta análise permitiu elaborar uma nova síntese sobre a Interação Comunitária na perspectiva do currículo como práxis e baseado na comunidade. Foram identificadas as possibilidades de produzir mudanças na formação dos profissionais de saúde tendo como base a integração com o serviço de saúde e com a comunidade, evidenciando as dificuldades do trabalho em parceria. Concluímos que a unidade educacional de Interação Comunitária na FAMEMA, constitui um cenário de prática educativa transformadora.
Título em inglês
lnnovative teaching-learning proposal: Community lnteraction educational unit experience
Palavras-chave em inglês
Community Health Services
Community-Institutional Relations
Education
Medical
Nursing
Resumo em inglês
This study focuses on the Community lnteraction Educational Unit at Marília Medical School, in the both contexts of the nursing and medical curriculum innovation and of the Marília UNI Project (A new initiative in Health professions education: partnership with the community), as strategy to develop the innovative health professions education models. The objective was analyze the methodological and pedagogic process develop at the Community Interaction Educational Unit. The qualitative approach, guided by the dialectic method, was the methodological option of this research. Data collection was done through individual interviews. Data analysis was done with content analysis technique. This research allowed us to elaborate a new synthesis on community interaction as part of curriculum and within its methodological approach and communitybased characteristics. The integration of activities of health services and communities permitted to identify new possibilities for change on health professionals' education. Difficulties for this type of partnership were identified.
 
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DR_445_Silva_2000.pdf (5.48 Mbytes)
Data de Publicação
2020-04-01
 
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