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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.6.2009.tde-26082009-134406
Documento
Autor
Nombre completo
Cristina Sabbo da Costa
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2009
Director
Tribunal
Pelicioni, Maria Cecilia Focesi (Presidente)
Carvalho, Maria Esther de
Gomes, Almerio de Castro
Título en portugués
Promovendo saúde no Horto Florestal
Palabras clave en portugués
Educação Ambiental e Febre Maculosa Brasileira
Educação em Saúde
Promoção da Saúde
Unidade de Conservação
Resumen en portugués
Trata-se de um estudo desenvolvido numa Unidade de Conservação de São Paulo o Parque Estadual Alberto Lofgrën - PEAL, situado na zona norte da cidade e conhecido como Horto Florestal. Visou identificar iniciativas sobre as diretrizes de promoção da saúde no parque, e a relevância dos determinantes sociais, ambientais e de saúde frente à Febre Maculosa Brasileira - FMB. A área de visitação pública do parque tornou-se importante área de estudo por possuir características epidemiológicas, consideradas pelo programa de controle desta doença, como área de alerta e, portanto, potencial para transmissão. Buscou-se identificar também as ações pedagógicas oferecidas pelo Núcleo de Educação Ambiental para entender a atuação dos monitores ambientais e foi efetuado um levantamento da infraestrutura e funcionamento do PEAL. Foram elaboradas oficinas pedagógicas com os monitores e outros profissionais que mantinham uma atuação de interface com a população para abordagem de temas norteadores do estudo como: educação em saúde e ambiental, promoção da saúde, Febre Maculosa Brasileira, planejamento de ações educativas e controle de carrapatos. Para garantir um processo pedagógico participativo nas oficinas, foram discutidos temas de interesse do grupo e utilizadas uma diversidade de estratégias para estimular nos participantes sentimentos de co-responsabilidade e pertencimento ao processo. Um espaço de reflexão sobre promoção da saúde, qualidade de vida, o ambiente do parque, estratégias pedagógicas e ações de cuidados com a FMB, foi criado, com o objetivo de integrar ações de educação ambiental e de saúde, que articuladas poderiam amplificar a atuação dos profissionais. A coleta de dados foi feita por meio de análise documental, observação de campo, entrevista com a gestora e encontros pedagógicos com os monitores. A análise dos resultados foi construída a partir da triangulação dos dados obtidos das técnicas de pesquisa citadas. Os produtos deste estudo foram: um plano de mobilização intersetorial para o controle de carrapatos de importância médica e da FMB no PEAL, produzido pelos monitores; a inclusão do tema sobre cuidados com carrapatos e a FMB na orientação do professor utilizada pelos educadores ambientais; a participação de profissionais de saúde no Plano de Manejo do Parque garantindo um capítulo específico sobre zoonoses no documento oficial de gestão da unidade; um artigo técnico publicado em revista especializada sobre as principais zoonoses do PEAL; a qualificação profissional dos envolvidos nas oficinas pedagógicas; e a contribuição para as discussões sobre as temáticas de saúde e o cuidado ambiental numa área de lazer, porém de risco para zoonoses como pode vir a ser uma Unidade de Conservação com elevado número de visitação e próximo a áreas urbanas.
Título en inglés
Promoting health in the Horto Florestal
Palabras clave en inglés
Conservation Unit
Environmental Education and Brazilian Spotted Fever
Health Education
Health Promotion
Resumen en inglés
This is a study developed a Conservation Unit of the São Paulo State Park Alberto Lofgren - PEAL, located in the north of the city and known as "Horto Florestal". This research sought to identify initiatives on guidelines for health promotion in the park, and the relevance of social determinants, environmental and health problem facing the Brazilian Spotted Fever - FMB. The area of public visitation to the park has become important for the study of epidemiological characteristics have, as the program of control of FMB as the alert area and, therefore, potential for transmission of the disease. We tried to identify the educational activities offered by the Center for Environmental Education to understand the performance of monitors and has done a survey of infrastructure and operation of PEAL. Educational workshops were developed with tutors and others who had a role to interface with the population approach to guiding the study of topics such as education and environmental health, health promotion, spotted fever, educational planning and control of the FMB. To ensure a participatory process were discussed issues of interest and used a variety of pedagogical strategies in encouraging participants feelings of co-responsibility and belonging to the process. A space of reflection on health promotion, quality of life, the environment of the park, and care strategies for action with the FMB was established with the objective of integrating environmental education activities and health, which could amplify the coordinated action of professionals. Data collection was done by means of documentary analysis, observation of field, interview with the management and educational meetings with the monitors. The analysis was constructed from the triangulation of data and techniques of research cited. The products of this study, are: the plan to mobilize to control the inter FMB in PEAL, produced by monitors and the inclusion of the issue with FMB care about the teacher's book used by environmental educators and the participation of the health team in the Management Plan of the Park to a specific chapter on zoonoses in document management unit, a technical paper published in the magazine, on major zoonoses of Peale and the professional growth of those involved in educational workshops, and contribution to the discussions on issues of health and environmental care in an area of leisure but at risk for zoonoses to be of conservation unit.
 
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CristinaSabbo.pdf (31.02 Mbytes)
Fecha de Publicación
2009-09-18
 
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