• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.6.2020.tde-20022020-094009
Document
Auteur
Nom complet
Valquiria de Souza Djehizian
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2008
Directeur
Jury
Cornetta, Vitoria Kedy (Président)
Gaidzinski, Raquel Rapone
Bógus, Claudia Maria
Frazão, Paulo
Spinetti, Simone Ribeiro
Titre en portugais
Satisfação profissional dos cirurgiões-dentistas envolvidos na atenção básica do município de São Bernardo do Campo
Mots-clés en portugais
Dentistas
Satisfação Profissional
Serviço Público
Resumé en portugais
Introdução-Estudo sobre a Satisfação dos cirurgiões-dentistas lotados nas Unidades Básicas de Saúde da rede pública do município de São Bernardo do Campo. Objetivo- Identificar os fatores motivacionais e a satisfação profissional dos cirurgiões-dentistas que participam da "atenção primária" nas Unidades Básicas de Saúde, do município de São Bernardo do Campo. Como objetivo específico: Identificar os possíveis fatores motivacionais implicados no Promi (Programa de Odontologia Matemo-Infantil), que possam ajudar a prática da promoção da saúde por parte dos dentistas locados nas Unidades Básicas de Saúde. Métodos- A análise do estudo é Análise de Conteúdo de Bardin, que trabalha com a materialidade lingüística através das condições empíricas do texto, estabelecendo categorias para sua interpretação. O estudo utiliza o conceito de Representações Sociais que nos possibilita a compreensão do significado da motivação no trabalho dos cirurgiões-dentistas que fazem parte da equipe de saúde bucal que pratica programas de promoção de saúde e curativo junto à comunidade, mostrando a possível satisfação e pessoal a partir das necessidades motivacionais apontadas por Alderfer, (1969). Foi utilizado, um Instrumento de Coleta de Dados, a partir dos três níveis de necessidades considerados por esta teoria: Existência, Relacionamento, Crescimento. Para a realização da pesquisa foi eleito um plano amostrai de oito sujeitos que fazem parte do quadro de dentistas da rede pública do município de São Bernardo do Campo. A pesquisa se deu a partir de entrevista semi-estruturada e a primeira parte da coleta de dados obteve dados pessoais para caracterizar o universo. A segunda parte visava identificar a satisfação das necessidades motivacionais a partir de 20 ítens que integravam os três constructos elaborados com base na teoria referida. Resultados- Para o primeiro nível de necessidade, à Existência. foram trabalhadas as questões salariais, estabilidade e segurança. No nível Relacionamento foram operacionalizados os ítens respeito, valorização, educação, qualidade de vida, equipe, identificação. Para o terceiro nível, Crescimento. os ítens apontados foram: excelência, recursos humanos, preconceitos, incentivo à pesquisa, qualificação profissional. Conclusão- Os discursos analisados mostraram que os dentistas sentem-se mais valorizados quando participam ativamente de programas de promoção de saúde, porque interagem com outros profissionais da equipe, enquanto a prática curativa parece demandar uma qualidade do serviço que não os satisfazem plenamente como profissionais.
Titre en anglais
Professional satisfaction of dentists providing basic care in São Bernardo do Campo
Mots-clés en anglais
Dentists
Professional Satisfaction
Public Services
Resumé en anglais
Introdução-This is the study about the satisfaction of dentists at Basic Health Units in São Bernardo do Campo. Objective- To identify the motivational factors and levei of professional satisfaction of dentists providing "primary care" at Basic Health Units in São Bernardo do Campo, Brazil. Specific objective: To identify possible motivational factors related to the Maternal and Child Dental Program (Promi) that may contribute to the practice of health promotion by dentists working at Basic Health Units. Methods- Data analysis was performed according to Bardin's Content Analysis, which deals with the linguistic materiality through the empirical conditions of the text, establishing categorias for its interpretation. The concept of social representation was used in this study. This concept providas insights to our understanding of the work motivation of dentists who are members of an oral health care team, which brings health promotion and curativa programs to the community, showing possible personal satisfaction based on motivational needs as proposed by Alderfer (1969). The data collection tool used was based on the three need leveis considered by this theory: Existence, Relatedness and Growth. A sample of 8 dentists was selected from the municipal health services of São Bernardo do Campo. The research was conducted using semi-structured interviews, and personal data was collected in a first stage in order to characterize the population of individuais. The second stage of data collection consisted in the identification of the levei of satisfaction of motivational needs, evaluating 20 items from the 3 constructs, which were developed based on the aforementioned theory. Results- In the first need levei, Existence, the topics covered were salary issues, job stability and job security. In the Relatedness levei, the items respect, praise, education, quality of life, teamwork and recognition were assessed. In the third levei, Growth, the items included were: achievement, human resources, prejudica, research motivation and professional qualification. Conclusion- The discourses analyzed in this research showed that the dentists feel valued when actively participating in health promotion programs, because they interact with other professionals who are members of the team, while curativa practices seems to demanda quality of service that did not give them full professional satisfaction.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2020-02-20
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.