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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.6.2018.tde-19032018-185849
Documento
Autor
Nome completo
Marcos Paulo Fonseca Corvino
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1996
Orientador
Banca examinadora
Pereira, Isabel Maria Teixeira Bicudo (Presidente)
Batista, Nildo Alves
Carvalheiro, Jose da Rocha
Cornetta, Vitoria Kedy
Westphal, Marcia Faria
Título em português
Desenvolvimento profissional no sistema de saúde: re/velando processos de educação e trabalho
Palavras-chave em português
Desenvolvimento Profissional
Sistema de Saúde
Resumo em português
O autor traça um perfil do setor saúde, em um contexto da crise do Estado, que sob a ordem mundial de globalização da economia está associada, no Brasil, a reforma neoliberal. Fatos geoeconômicos e político- institucionais, são confrontados com as múltipras determinações históricas e culturais que configuram a pós-modernidade. O estudo do inter-relacionamento das áreas de educação, saúde e trabalho, com suas singularidades, revelou, ao longo do tempo, a reprodução de modelos de desenvolvimento para a instituição e para os profissionais, ou a emergência de situações determinantes de novos modelos. Através de pesquisa qualitativa, realizada durante 1995, como um estudo de caso, busca-se compreender e interpretar no conflito de cotidiano, a realidade e as representações imaginárias dos profissionais, acerca do trabalho, num serviço básico e regionalizado de saúde de Niterói, na área metropolitana do Rio de Janeiro. A análise dos documentos escritos e de conteúdos de discursos colhidos nas entrevistas dos indivíduos e no grupo focal, apóia-se, fundamentalmente, numa linha de pensamento hermenêutica-dialética. Os resultados revelaram dimensões do dia-a-dia da "equipe" de saúde, que permitiram a criação de novas categorias analíticas, em especial àquelas inerentes à ação comunicativa entre os sujeitos sociais, à mudança de paradigmas da atenção à saúde e à articulação intra e intersetorial. O autor, através das falas dos servidores e das suas próprias análises, tenta apresentar a lógica do desenvolvimento institucional e profissional. O processo de formação dos profissionais se dá no cotidiano, que ora promove, ora oculta, um desenvolvimento educacional latente, que mantém uma relação intrínseca com o poder simbólico e as condições materiais, do trabalho e de vida dos participantes da investigação. O autor conclui que determinadas questões, de ordem sócio-econômica e antropológico-cultural, desempenham relevante papel no enfrentamento, ou na superação, de problemas vivenciados pelos profissionais e pela comunidade, no espaço das instituições,e assim, podem ampliar as bases de luta por uma vida melhor.
Título em inglês
Professional development in the health system: re/guarding processes of education and work
Palavras-chave em inglês
Health System
Professional Development
Resumo em inglês
The author outlines a profile of the health sector in a context of the State crisis, that, under the world order of economical globalization, is associated, in Brazil, with a neoliberal reform. Geoeconomic and politicoinstitutional facts are confronted with the multiple historical and cultural determinants that configure postmodernity. The study of the interrelation of the education, health and work areas revealed the reproduction of models of development of institution and professionals, or the emergence of situations that determine new models. By means of a qualitative research - performed in the year of 1995, as a case study - the author tries to understand and interpret the reality and the imaginary representations, concerning their own work, of the professionals; the research was conducted in a basic, regionalized, health service, in Niterói, in the metropolitan area of Rio de Janeiro. The analysis of written documents and of the contents of the speeches obtained through interviews of individuais and of the focal group, relies, in essence, in an hermeneutic-dialectical line of thought. The results of the study revealed dimensions, in the conflict of the quotidien activities of the health "team" that permitted the creation of new analytical categories, in special those inherent to the communicative action of the social actors, to the changing of paradigms in the field of health care and to the articulation inside and outside this field. According to the author, the process of formation of the professionals occurs through quotidien activities that reveal, or occult, a latent educational development and that maintain an intrinsical relationship with the symbolic power and with the material conditions, of work and life, of the participants. In the conclusions, the author indicates socioeconomical and anthropological situations that perform a relevant role in the confronting, or in the superation, of problems that professionals and community face in the space of the institution, and that may, so, amplify the foundations of the continuous effort towards the improvement of life.
 
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Data de Publicação
2018-03-19
 
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