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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.6.1997.tde-17032015-114059
Documento
Autor
Nome completo
Maria Cristina Aiex da Fonseca
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1997
Orientador
Banca examinadora
Lefevre, Fernando (Presidente)
Adorno, Rubens de Camargo Ferreira
Alvarenga, Augusta Thereza de
Título em português
A representação da família pelo dependente de drogas
Palavras-chave em português
Dependentes de Drogas
Família
Representação da Família
Resumo em português
Trata-se de um estudo qualitativo sobre a representação da família, em um grupo de adolescentes dependentes de drogas e residentes na cidade de São Paulo. O objetivo do trabalho é fornecer subsídios a uma proposta de programa para o atendimento à família, na área de educação em saúde pública. Foram entrevistados 12 adolescentes do sexo masculino, com idade de 14 a 21 anos, internados em clínica de tratamento para dependentes de droga. Os dados obtidos são mostrados num esquema de representação da família, que emprega o conceito "união-fratura" do grupo familiar como eixo semântico para uma compreensão do problema. É sugerido um programa de educação para prevenção das toxicomanias, com enfoque no ambiente familiar, nas dificuldades relacionais e no apoio aos pais em suas adaptações aos papéis e funções familiares
Título em inglês
The representation of the family dependent on drugs
Palavras-chave em inglês
Drug Addicts
Family
Family Representation
Resumo em inglês
It is about a qualitative study of family representation, in a teenager drug addicted group, residents in São Paulo city. The purpose of the study is to provide subsidies to a proposal of a program which attends families, in public education health. Twelve male teenagers, aged between 14 to 21 and living in a clinic for drug addicts, have been interviewed. The data obtained are shown on a scheme of representation of the family, wich uses the concept of "union-fracture" of the family group as a semmantic axle, for the comprehension of the problem. An educational program to prevent toxicomania with focus on the family environment, on difficult relashionships and on the aid to parents on their adjustment to familiar roles and functions, is suggested.
 
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Data de Publicação
2015-03-17
 
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