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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.6.2010.tde-13042010-165902
Documento
Autor
Nome completo
Neuza Mainardi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Bicudo Pereira, Isabel Maria Teixeira (Presidente)
Bydlowski, Cynthia Rachid
Elmôr, Maisa Rose Domênico
Guazzelli, Maria Elisabete
Lefevre, Fernando
Título em português
Educação em saúde: problema ou solução?
Palavras-chave em português
Educação em Saúde
Promoção da Saúde
Tema Transversal Saúde
Resumo em português
O presente estudo aborda aspectos da educação e da saúde nos dias atuais, ou seja, na pós-modernidade. Com as grandes alterações e intensa urbanização no mundo globalizado, o modelo biomédico de saúde torna-se insuficiente e, cada vez mais, vai cedendo espaço aos aspectos da promoção da saúde, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida da população. A expansão da rede pública de ensino de forma desordenada prejudicou a qualidade da escola pública, que não vem cumprindo a contento sua função informativa e, menos ainda, a formativa. O pilar da regulação, da ordem e da lógica formal que vinha sustentando a ciência e a sociedade foi, aos poucos, substituído pelo da emancipação, com uma visão mais ampla e abrangente da realidade, valorizando-se diferentes saberes interrelacionados na tentativa de se resolver situações-problemas com maior eficiência, buscando-se produzir resultados mais eficazes. Sendo a saúde e a educação direitos internacionais e, no Brasil, direitos garantidos a todos os cidadãos pela Constituição Federal de 1988, verificou-se, através de pesquisa qualitativa, de que forma vem sendo desenvolvido o tema transversal Saúde no Ensino Fundamental, com os alunos de escolas públicas. Estudou-se as representações sociais possibilitadas pelos profissionais entrevistados: docentes, coordenadores pedagógicos, diretores e vice-diretores de cinco escolas que obtiveram os melhores resultados e de cinco outras que obtiveram os resultados menos desejáveis no SARESP/IDESP (índices de rendimento escolar e desenvolvimento no Estado de São Paulo), numa região específica. Objetivou-se conhecer como os atuantes nas bases trabalham o tema saúde, se fazem sugestões para melhoria e/ou o que esperam , construindo-se o Discurso do Sujeito Coletivo, com auxílio do Qualiquant software proposto por Lefèvre e Lefèvre para refletir se a educação em saúde é mais um problema nas escolas , ou pode ser um caminho que contribua de alguma forma para a solução. Para os sujeitos da pesquisa, a educação em saúde é um problema
Título em inglês
Health education : a problem or the solution?
Palavras-chave em inglês
Health Education
Health Promotion
Health Transversal Theme
Resumo em inglês
This study shows the educational and healthy aspects at after-modernity. With the great changes and urbanization in this globalized world the biomedical health model isnt enough and offer space to the promotion of health, to give a good quality of the life of the people; the messy expansion of the public school network , isnt doing its bit at the informative and formative function. The regulation, the order and the formal logic that was supported the society was changed by the emancipation with a wide-ranging vision about the reality giving value to different related knowledge to solve problems with efficiency to obtain effective results. The health and the education are international rights and in Brazil, assured by the Federal Constitution (1988); this study d checked by a qualitative research how the health theme s been studied at public school in the elementary course. Had been interviewee teachers, pedagogical coordinators, directors and under directors at the best and the worst schools at an specific scholar region, according the result in a official and annual assessment about the academic performance and the development index to know how they work the health, what they think, what they suggest , what they expect and to built the Collective Speech Subject using the Qualiquanti software proposal by Lefèvre e Lefèvre to think about the education in health. Is it a problem more or any way for any solution? They think that its a problem
 
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NeuzaMainardi.pdf (1,019.24 Kbytes)
Data de Publicação
2010-06-14
 
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