• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.6.2018.tde-08062018-095027
Documento
Autor
Nombre completo
Maria Cecilia Focesi Pelliccioni
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1989
Director
Tribunal
Westphal, Marcia Faria (Presidente)
Levy, Maria Stella Ferreira
Tanaka, Oswaldo Yoshimi
Título en portugués
Serviços de saúde: utilização e opinião dos usuários
Palabras clave en portugués
Pacientes
Percepção
Serviços de Saúde
Resumen en portugués
Este trabalho focaliza a investigação realizada em um Centro de Saúde de S.Paulo, Capital. A pesquisa utilizou proposta metodol6gica de avaliação de serviços de saúde baseada na opinião de usuários. Os dados foram levantados através de um ''survey", tendo sido entrevistados 124 usuários do Centro de Saúde. Os resultados revelam que a população investigada está satisfeita com os serviços oferecidos, apesar de sentir alguma dificuldade de relacionamento com o pessoal de saúde e de achar inadequada a qualidade das condições de higiene do ambiente fisico. Demonstram também que as opiniões favoráveis se devem a um conjunto de fatores relacionados ao fato da investigação ter sido realizada num Centro de Saúde do tipo I, central, isto é, de fácil acesso, com disponibilidade de recursos técnicos que permitem a resolutividade dos problemas de saúde. O autor sugere que os resultados sejam utilizados para discutir com o pessoal de saúde a importância do envolvimento da população na oferta de serviços e como conseguir sua participação, enfatizada na nova proposta de Reforma Sanitária do Brasil.
Título en inglés
Not available
Palabras clave en inglés
Not available
Resumen en inglés
This paper focuses an investigation carried out in a Health Center of S.Paulo, SP. The research used a model of health services evaluation based on consumers opinion. Data was collected through a survey and 124 people were interviewed. Results show that the interviewers were satisfied with health services offered, although they felt some difficulties in their relationship with health personnel.Besides, they mentioned as inadequate the quality of phisical environment hygiene conditions. They also show that the favourable opinions are due to the fact that this research was undertaken in a type I Health Center, belowing to the Central area of the city, of easy acess and with all necessary resources wich enable a high degree of the resolutibility of the health problems. The author· suggests that results should be utilized to discuss with health personnel the importance of getting consumers involved in the utilization of services, as well as to how to get their participation that has been so enphasized by the new proposal of Public Health reformulation in Brazil.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2018-06-08
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2019. Todos los derechos reservados.