• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.6.2007.tde-05102007-113609
Documento
Autor
Nombre completo
Marcelus William Janes
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2007
Director
Tribunal
Marques, Maria Cristina da Costa (Presidente)
Lefevre, Fernando
Soares, Ismar de Oliveira
Título en portugués
A contribuição da comunicação para a saúde: Estudo de comunicação de risco via rádio na Grande São Paulo
Palabras clave en portugués
Comunicação
Comunicação em saúde
Educação
Educação em saúde
Educomunicação
Meios de comunicação de massa
Riscos sanitários
Saúde
Vigilância sanitária
Resumen en portugués
O presente trabalho tem o objetivo de analisar via programação das rádios comunitárias: “8 de Dezembro" situada na Cidade de Vargem Grande Paulista e “Cantareira", situada na Vila Brasilândia, município de São Paulo e junto aos discursos de seus ouvintes, como se dá a comunicação de riscos sanitários inerentes ao campo da vigilância sanitária e qual é a influência destas mensagens nos hábitos cotidianos desses ouvintes. Utilizou-se como instrumento da metodologia adotada, o documental proporcionado pela programação das rádios, levantando o conteúdo abordado sobre saúde e mais especificamente sobre vigilância sanitária, e entrevistas qualiquantitativas junto a 106 ouvintes de tais rádios, utilizando-se a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Posteriormente os dados foram tabulados com a ajuda do Software Qualiquantsoft. Dentro desse quadro, concluiu-se que as rádios comunitárias podem ser um espaço de comunicação em saúde pública através de processos educomunicativos, ou seja, processos onde a comunicação tem papel educativo sobre a população, estimulando uma comunicação de riscos sanitários mais eficiente e democrática, enquanto formador de cidadania. Na educomunicação, a recepção é crítica e interage com a emissão, resignificando a mensagem, a partir de sua experiência de vida local, social, cultural, educacional, religiosa, etc.
Título en inglés
The contribution of communication for health: study of the communication of risk through broadcast in Sao Paulo City
Palabras clave en inglés
Education
Educational communication
Health
Health communication
Health education
Health risks
Means of wide spread communication
ommunication
Public health
Resumen en inglés
This paper aims to analyze, through community broadcasting (“8 de Dezembro" located in Vargem Grande Paulista-SP e “Cantareira", located in Vila Brasilandia, Sao Paulo-SP) from their listeners, how the communication of public health risks happens and what is the influence of these messages in the listener’s lives. As methodological tools, were used both the broadcast program documents where the public health matter contents was picked up and the interviews with 106 listeners. Eventually the data were tabulated with Qualiquantsoft Software. From this picture, it was concluded that the community broadcasts can be a communication room in public health through educational and communication means, or, the processes where the communication has an educational role on the people, stimulating a more efficient and democratic health risks communication and building the citizenship. In the educational communication, the receiver is critical and interacts with the broadcaster, giving the message a new meaning according to their lives as they experience it in different local, social, cultural, educational, religious meanings.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
TESESABER.pdf (992.68 Kbytes)
Fecha de Publicación
2007-10-23
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.