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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.6.2018.tde-04012018-090105
Document
Auteur
Nom complet
Joao Alvecio Sossai
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 1984
Directeur
Jury
Marcondes, Ruth Sandoval (Président)
Almeida, Romeu de Morais
Krasilchik, Myriam
Qualifik, Paul
Spinola, Aracy Witt de Pinho
Titre en portugais
Influência da escola sobre alunos e pais na mudança de comportamento relacionado à saúde
Mots-clés en portugais
Comportamento
Escola
Influência
Resumé en portugais
Foi desenvolvido um programa de educação nutricional com a finalidade de se verificar em que medida a atuação sistemática da escola junto a alunos e seus pais é mais eficiente na mudança de conhecimentos, atitudes e práticas relacionados à saúde do que a atuação unicamente sobre o escolar. Serviram como sujeitos os alunos de 1ª à 8ª série do primeiro grau de três escolas públicas da cidade de São Paulo e seus pais. Os 403 alunos e os 128 pais que participaram do estudo foram divididos em três grupos: o grupo 1, em que alunos e pais participaram do programa, o grupo 2, em que apenas os alunos participaram do programa e o grupo 3, em que nem os alunos nem seus pais participaram do programa. O conteúdo do programa educativo enfatizava práticas de consumo de alimentos no café da manhã e entre as refeições, como tambem produção domiciliar de alimentos. O programa para os alunos foi desenvolvido por professores regentes de classe, em uma aula semanal, e a duração variou de seis aulas para as séries iniciais a onze aulas para as finais. Os pais receberam material escrito, especialmente preparado. Os resultados revelaram alguma diferença significativa entre os grupos em conhecimentos, mas não em atitudes e práticas, não se chegando a resultados conclusivos. Análise complementar mostrou não haver associação significativa entre mudança de conhecimentos, atitudes e práticas relacionados à alimentação e variàveis tais como idade e escolaridade dos pais, nível sócio-econômico da família, relacionamento pais e filhos, opinião dos pais sobre a escola, escolaridade e faixa etária do aluno. O sucesso apenas parcial do programa pode ser atribuído a falhas em seu desenvolvimento como também a questões relacionadas a validade dos instrumentos de avaliação. Por isso, sugere-se maior controle de variáveis intervenientes no desenvolvimento de programas semelhantes.
Titre en anglais
Influence of the school on students and parents in the change of behavior related to health
Mots-clés en anglais
Behavior
Influence
School
Resumé en anglais
A nutrition education program was developed to assess in what extent a systematic intervention of the school over the students and their parents is more efficient in changing knowledge, attitudes, and practices related to health than action over the students only. Elementary school students of all grades of three public schools of São Paulo and their parents were used as subjects. The subjects, 403 students and 128 parents, were divided in to three groups: group l, in which students and parents participated in the program; group 2, in which only the students participated in the program; and group 3, in which neither the students nor their parents participated in the program. The content of the educational program emphasized food consumption patterns at breakfast and between meals, as well as food production at home. The program for the students was developed by the regular teacher in weekly lectures. The duration of the program varied from six lectures, for the first grades, to eleven lectures for the last grades. The parents received specially prepared written material. The results revealed some significant differences in knowledge between the groups but not in attitudes and practices; however, the results were not conclusive. Further analysis showed that there was no significant linkage between change in knowledge, attitudes, and practices related to nutrition and variables such as age and level of instruction of parentes, socioeconomic level of family, relationship between parents and their children, opinion of parents about school, level of instruction and age of students. The partial success of the program could be related to failures in its development as well as to problems regarding the validity of the evaluation instruments. This suggests e greater control of the intervening variables if or when similar programs are developed.
 
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Date de Publication
2018-01-04
 
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