• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.6.2017.tde-03112017-105801
Documento
Autor
Nome completo
Denise Cesar Homem d'el Rey
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1980
Orientador
Banca examinadora
Marcondes, Ruth Sandoval (Presidente)
Bastian, Ernestine Maurer
Qualifik, Paul
Rosamilha, Nelson
Witter, Geraldina Porto
Título em português
Ensino da saúde através de conceitos
Palavras-chave em português
Abordagem Conceitual
Educação em Saúde
Resumo em português
Este trabalho relata um estudo realizado para medir a eficiência da abordagem conceitual no ensino da saúde, tendo em vista oferecer subsídios para o planejamento do ensino da saúde. A matéria saúde na escola de 1º Grau foi organizada numa hierarquia conceitual e experiências de aprendizagem planejadas visando à consecução de objetivos cognitivos, afetivos e práticos em relação à saúde. O estudo foi desenvolvido em uma escola pública de São Paulo. Foram tomadas três classes para realizar o estudo. Com o grupo experimental foi usada a abordagem conceitual no ensino; no outro grupo, a metodologia foi escolhida pelo professor, que utilizou a abordagem tradicional; com o grupo controle não se desenvolveu nenhuma atividade específica de ensino da saúde. Comparados os resultados, constatou-se que houve uma diferença significante na aprendizagem do grupo experimental, maior que nos outros grupos. O estudo concluiu que a abordagem conceitual no ensino da saúde do primeiro grau e mais eficiente do que a abordagem tradicional para identificar, selecionar, organizar e desenvolver saúde como materia curricular.
Título em inglês
Teaching of health through concepts
Palavras-chave em inglês
Conceptual Approach
Health Education
Resumo em inglês
This paper describes a study carried out to measure the efficiency of the conceptual approach in health teaching, in order to contribute to the planning health, teaching in elementary schools. Health was organized in a conceptual hierarchy, and learning experiences were planned covering behavioral objectives to achieve health at the levels cognitive, affective and action. The program was developed in a public school of S.Paulo. Theree classes were chosen: at the experimental the conceptual approach was used for teaching; in the second class the methodology was selected by the teacherwho used the traditional approach; at the third, as the control class, planned activities to teach health were carried out. The results showed that there was a significant difference in learning for the experimental group much greater than in the other classes. The study concludes that the conceptual approach to teach health is more efficient than the traditional to identify, select, organize and develop health as a subject of the school curriculum.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2017-12-14
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.