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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.6.2020.tde-31032020-111833
Document
Auteur
Nom complet
Maria de Fatima Menezes Pedrozo
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2000
Directeur
Jury
Philippi Júnior, Arlindo (Président)
Gomes, Jorge da Rocha
Lepera, Jose Salvador
Nascimento, Elizabeth de Souza
Sanchez, Petra Sanchez
Titre en portugais
Disposição de resíduos gerados em laboratório: avaliação dos procedimentos adotados por três instituições públicas
Mots-clés en portugais
Efeitos Nocivos
Resíduos Biológicos
Resíduos Químicos
Tratamento
Resumé en portugais
Em função da diversidade dos resíduos gerados, a disposição adequada dos rejeitos de laboratório é incipiente. Para atender às boas práticas de laboratório e as exigências legais é mister implementá-la. Para avaliar os procedimentos adotados em três instituições públicas, designadas A, B e C, foram entrevistados 124 analistas de nível superior e médio, 50 docentes, 14 pós-graduandos e 4 estagiários de iniciação científica, e responderam a questionário específico 89 analistas e pós-graduandos. Através desses instrumentos, identificou-se os tipos e quantidades de resíduos gerados nessas instituições; analisou-se os procedimentos adotados no descarte dos resíduos gerados, em situação de rotina e emergência; verificou-se, por meio de modelos de regressão logística, as variáveis associadas à percepção do corpo funcional quanto ao correto descarte dos resíduos gerados e discutiu-se possíveis impactos sobre a saúde humana. Resíduos infectantes e especiais são gerados nessas instituições. Procede-se corretamente o descarte dos resíduos infectantes na Instituição A e na maioria dos laboratórios da Instituição B e incorretamente na Instituição C. Dentre os resíduos especiais, encontram-se substâncias inflamáveis, corrosivas, reativas e tóxicas. Observou-se que 48,8 % dos funcionários da Instituição A, 44,5 % dos funcionários da Instituição B e 100,0 % dos funcionários da Instituição C procedem, rotineiramente, o descarte incorreto de uma ou mais das substâncias ou materiais por eles manipulados. Em caso de derramamento dessas substâncias ou fluidos biológicos, essas percentagens passam para 76,8%, 83,4% e 87,1 %, respectivamente. Dentre os fatores associados ao procedimento correto de descarte encontram-se a necessidade do conhecimento das etapas do gerenciamento e dos dados toxicológicos de cada substância manipulada, além do adequado treinamento do corpo funcional para o correto descarte. Fica, assim, demonstrado que a implantação de programa de gerenciamento de resíduos passa obrigatoriamente pelo envolvimento institucional baseado na decisão administrativa, orçamento compatível e programa educacional consistente.
Titre en anglais
Laboratory waste management: evaluation of the disposal procedures adopted by three public institutions
Mots-clés en anglais
Chemical Waste
Infectious Waste
Toxic Effects
Waste Treatment
Resumé en anglais
The large variety of small amounts of laboratory wastes difficult their management. To fulfill Good Laboratory Practices and meet legal guidelines, proper disposal procedures must to be adopted. In order to evaluate the procedures adopted in three public institutions, referred in this study as A, B and C, 124 high school and college graduated lab analysts; 50 professors, 14 graduation students and 4 scientific investigator trainees were interviewed. In addition, 89 analysts and post graduation students answered a questionnaire. The types and quantities of lab wastes were identified and the disposal procedures were analyzed, in routine and emergency conditions. The perception for the correct disposal of the wastes generated was analyzed through a logistic regression modeling and possible impacts on human heath were discussed. Infectious and chemical wastes are generated in these institutions. Institution A and most of the labs in the Institution B followed the correct disposal procedure for infectious waste, however Institution C did not so. Among chemical waste, flammable, corrosive, reactive and toxic substances were found. 48% of the Institution A personnel, 44,5% of lnstitution B workers and 100% of the Institution C personnel disposed off incorrectly one or more of these substances or wastes. In accidental hazardous waste spill, the percentages were 76,8%, 83% and 87,1% , respectively, for Institution A, B and C. Among the facts associated with the correct disposal procedure, there should be included the knowledge of the waste management steps and toxicological data for each of the substances handled as well as adequate waste management training. Therefore, waste management should be mandatory in routine institutional criteria and be based on administrative decision, budget compatibility and consistent educational program.
 
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Date de Publication
2020-04-01
 
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