• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.6.2011.tde-29112011-162408
Documento
Autor
Nome completo
Sonia Maria Viggiani Coutinho
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Malheiros, Tadeu Fabrício (Presidente)
Barrientos, Oscar Orlando Parra
Fernandes, Valdir
Pacheco, Roberto Carlos dos Santos
Philippi Junior, Arlindo
Título em português
Redes acadêmicas para pesquisa e capacitação em meio ambiente e desenvolvimento sustentável
Palavras-chave em português
Desenvolvimento Sustentável
Meio Ambiente
Políticas Pública
Redes de Pesquisa
Resumo em português
A Agenda 21 Global atenta para o importante papel da academia enquanto produtora do conhecimento científico sugere, entre seus objetivos, o aumento do número de programas interdisciplinares de pesquisa e a expansão de redes de informação científica e tecnológicas regionais e mundiais. Assim, em um mundo extremamente globalizado a estruturação de grupos de pesquisa e redes torna-se necessária, surgindo como um espaço institucional, tendo como objetivos o ensino e a pesquisa para o aprofundamento das ciências, fortalecendo a ligação entre a academia e a sociedade. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que é uma agência de fomento à pesquisa Científica e Tecnológica e à formação de recursos humanos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), acreditando no espaço que os grupos de pesquisa ocupam no país, desenvolveu, a partir de 1992, um Diretório dos Grupos de Pesquisa existentes no Brasil. Alguns destes grupos de pesquisa possuem, embora não formalmente, modelo de rede, abrangendo várias instituições de pesquisa ou pesquisadores voltados para um objetivo comum. Este cenário enseja a reflexão acerca da importância de avaliar o potencial destes grupos cadastrados no DGP/CNPq em influenciar na formulação e implementação de políticas públicas ambientais. Para isso foi utilizada pesquisa exploratória que envolveu revisão bibliográfica, lições aprendidas pela prática empírica da autora na coordenação da rede SIADES e um aprofundamento da investigação tendo por objeto os grupos de pesquisa cadastrados no DGP/CNPq. Entre os resultados permite-se afirmar que foi possível, a partir da literatura e da pesquisa com os grupos, identificar-se fatores chave para fortalecimento de influência em políticas públicas. Entre esses se destacam, de forma positiva, avanços no fortalecimento da discussão política, interação entre os membros dos grupos e abordagens mais interdisciplinares. Porém, os grupos ainda possuem dificuldades na utilização de ferramentas de comunicação mais eficientes para o trabalho em rede e para atingir o formulador de políticas públicas; no acesso a fundos de financiamento das agências de fomento e nos critérios para se integrar os grupos
Título em inglês
Academic networks for environmental and sustainable development research and training.
Palavras-chave em inglês
Environment
Public Policy
Research Networks
Sustainable Development
Resumo em inglês
The Global Agenda 21 in its various chapters, attends to the important role of academic world as a producer of scientific knowledge, and suggests, among its objectives, an increase in the number of interdisciplinary research programs and the expansion of scientific information and regional or global technological networks. Thus, in an extremely globalized world, the organization of research groups and networks becomes necessary, emerging as an institutional space, aiming at teaching and research to promote science, enabling the connection between the university and the society. The National Council for Scientific and Technological Development, which is the national funding agency for research in science and technology and capacity building of human resources of the Ministry of Science and Technology, understanding the role that research groups play in the country, has developed since 1992 a Directory of Research Groups. Some of these research groups have, though not formally, the network model, including various research institutions or researchers toward a common goal. This scenario gives rise to reflection on the importance of assessing the potential of these groups registered in the DGP/CNPq in influencing the formulation and implementation of environmental public policies. For this it was carried out an exploratory research involving literature search, and a further investigation within the research groups registered in the DGP/CNPq. Among the results it can be stated that it was possible, from the literature and research with the groups, to identify key factors for strengthening influence on public policy. Among these, it stands out in a positive way the progress in strengthening the political discussion, interaction among group members and more interdisciplinary approaches. However, groups still have difficulties in using more effective communication tools for networking and for reaching the public policy makers, in accessing funds to support research and the criteria to join the groups
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
SoniaCoutinho.pdf (4.05 Mbytes)
Data de Publicação
2011-12-08
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.