• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.6.2006.tde-25102006-105800
Documento
Autor
Nombre completo
Rodrigo Manoel Giovanetti
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2006
Director
Tribunal
Paraguay, Ana Isabel Bruzzi Bezerra (Presidente)
Adorno, Rubens de Camargo Ferreira
Andre, Marli Eliza Dalmazo Afonso de
Título en portugués
Saúde e apoio social no trabalho: estudo de caso de professores da educação básica pública
Palabras clave en portugués
Ambiente de trabalho
Apoio social
Condições de trabalho
Doenças ocupacionais
Ensino
Estresse
Impacto psicossocial
Organização e administração
Prevenção primária
Saúde do trabalhador
Resumen en portugués
Objetivos: o apoio social no trabalho (AST) de professores está associado à prevenção de agravos à saúde e à melhoria do ambiente psicossocial de trabalho, sendo a compreensão de sua estrutura, relevante. Procurou-se descrever a estrutura de AST de professores considerando o sentido suportivo atribuído aos seus conteúdos nas relações sociais de trabalho. Métodos: realizou-se um estudo com contribuição da pesquisa qualitativa em uma escola pública de educação básica da cidade de São Paulo. Foram aplicadas a observação participante e entrevista individual em profundidade como técnicas instrumentais. Fez-se análise de conteúdo e os resultados foram discutidos com base em aproximações teóricas com a representação social, os fatores psicossociais e a organização do trabalho docente (FPS/OT). Resultados e discussões: foram descritos e especificados os tipos (emocional, instrumental, informativo e de apreciação) e fontes (professores, diretoria, pais/responsáveis e alunos) de AST, que se relacionou com práticas cotidianas para a amenização das exigências de OT e da precarização de recursos educacionais. Sugeriu-se o desenvolvimento de grupos de discussão no trabalho.
Título en inglés
Health and social support at work: a case study of teachers from elementary public school
Palabras clave en inglés
Occupational diseases
Occupational health
Organization and administration
Primary prevention
Psicossocial impact
Social support
Stress
Teaching
Working conditions
Working environment
Resumen en inglés
Objectives: social support at teachers’ work (SSW) is associated with illness prevention and improvement of psychosocial working conditions. Hence, identyfing teachers’ SSW specific structure is important. The objective of this study was to describe teachers’ SSW specific structure in terms of its content. Methods: contributions from qualitative case study were used to assess teachers social relations within Sao Paulo’s public elementary school. It was applied participant observations and individual unstructured interviews as instrumental techniques. Data were formulated with content analysis and discussed form a theoretical approach with Social Representation Theory, Psychosocial Factors at Work and Work Organization (PSF/WO). Results and discussion: teachers’ SSW structure was based on sources (principal, coworkers, student’s fathers and student themselves) and types (emotional, instrumental, informational and appraisal). SSW was associated with workers’ formulation of daily educational practices and WO, improving precarious working conditions. It was suggested the development of discussion groups at work.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2006-10-31
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.