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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.6.2011.tde-13092011-115456
Documento
Autor
Nombre completo
André de Almeida Ribeiro
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2011
Director
Tribunal
Nardocci, Adelaide Cassia (Presidente)
Freitas, Clarice Umbelino de
Santos, Ubiratan de Paula
Título en portugués
Estudo de correlação das internações hospitalares por câncer, poluição relacionada ao tráfego e nível sócio-econômico no município de São Paulo
Palabras clave en portugués
Câncer
Desigualdades em Saúde
Fatores Sócio-Econômicos
Poluição do Ar
Tráfego
Resumen en portugués
Introdução - A exposição à poluição do ar é responsável por diversos efeitos à saúde e se distribui de forma diferenciada na população conforme o nível sócio-econômico. Objetivos - Explorar relações entre internações hospitalares por tipos de câncer e indicadores ambientais e sócioeconômico, na escala de áreas de pequeno tamanho, no município de São Paulo. Métodos - Revisaram-se estudos ecológicos sobre desigualdades sócio-econômicas em câncer e estudos sobre os efeitos da poluição ambiental do ar relacionada ao tráfego sobre o risco de câncer, publicados entre 1998 e 2008. Empreendeu-se a seguir estudo ecológico, com uso de unidade delimitada por grid (500 por 500 metros) e setor censitário, englobando todos os indivíduos internados em hospitais públicos ou privados com diagnóstico principal de neoplasia primária invasiva, no período de 2004 a 2006. As internações foram georreferenciadas e alocadas às unidades de estudo, sendo cada caso contado apenas uma vez. A densidade de tráfego foi calculada para cada unidade da grid a partir de dados de contagem veicular. Utilizaram-se modelos de regressão logística para explorar as associações entre densidade de tráfego, Índice de Desenvolvimento Humano e taxas de internação hospitalar. Resultados - O estudo de revisão mostrou que o nível sócio-econômico se associou de modo distinto de acordo com o tipo de neoplasia maligna. A maioria dos estudos observaram associação positiva da poluição ambiental do ar com câncer, com achados mais consistentes para exposição a material particulado inalável e câncer de pulmão. Do estudo ecológico verificou-se risco aumentado de internação por neoplasias respiratórias em adultos e hematológicas em crianças e adolescentes associado a morar em áreas com maior densidade de tráfego por veículos totais, movidos a gasolina e a diesel, com claro gradiente dose-resposta. O nível sócio-econômico da área 6 de moradia esteve associado positivamente e em gradiente com as medidas de densidade de tráfego e com os cânceres de mama e de próstata. Conclusões - Investigações se fazem necessárias em megacidades de países em desenvolvimento sobre os riscos à saúde relacionados à poluição ambiental do ar devida ao tráfego e sobre o modo como se desenvolveu a rede viária e o tráfego de veículos em sua relação com os locais ocupados historicamente pelas diferentes classes sociais. Estudos que contornem as limitações aqui encontradas poderão fornecer estimativas mais precisas e acuradas
Título en inglés
Correlation study of hospital admissions for cancer, air pollution related to traffic and socioeconomic status in the city Sao Paulo
Palabras clave en inglés
Air Pollution
Cancer
Health Inequalities
Socioeconomic Factors
Traffic
Resumen en inglés
Introduction - Exposure to air pollution is responsible for various health effects and is distributed differently in the population according to socioeconomic status. Objectives - To explore relationships between hospital admissions for cancers and socio-economic and environmental indicators, on a small-area scale, in São Paulo city. Methods - First we reviewed ecological studies on socioeconomic inequalities in cancer and studies on the effects of traffic-related air pollution on the risk of cancer, published between 1998 and 2008. Then an ecological study was undertaken, using a unit defined by grid (500 by 500 meters) and census tract, and embraced all individuals admitted to public or private hospitals with a main diagnosis of primary invasive cancer during the period 2004 to 2006. Hospitalizations were georeferenced and allocated to units of study, each case counted only once. The traffic density was calculated for each grid unit from vehicle count data. We used logistic regression models to explore the associations between traffic density, Human Development Index and rates of hospitalization. Results - The review showed that the socioeconomic status was associated differently according to the type of malignancy. Most studies found a positive association of environmental air pollution with cancer, the most consistent findings for exposure to inhalable particulate matter and lung cancer. The ecological study found an increased risk of hospitalization for respiratory cancers in adults and for hematologic cancers in children and adolescents associated with living in areas with higher total, gasoline and diesel traffic density, with a clear dose-response gradient. The socioeconomic status of the living area was positively associated in gradient with measures of traffic density and with breast and prostate cancers. 8 Conclusions - Investigations are necessary in megacities of developing countries about the health risks of traffic-related environmental air pollution and about how the development of the road network and vehicle traffic relates to sites historically occupied by different social classes. Studies that circumvent the limitations found here may provide more precise and accurate estimates
 
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AndreAlmeida.pdf (1.49 Mbytes)
Fecha de Publicación
2011-10-04
 
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