• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.6.1997.tde-30052005-120243
Documento
Autor
Nome completo
Angela Maria Belloni Cuenca
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1997
Orientador
Banca examinadora
Ishii, Midori (Presidente)
Andrade, Maria Teresinha Dias de
Poblacion, Dinah Apparecida de Mello a
Título em português
Usuário da Busca Informatizada: Avaliação do Curso MEDLINE/LILACS no Contexto Acadêmico
Palavras-chave em português
Biblioteca acadêmica
Lilacs
Medline
Saúde pública
Treinamento de usuários
Usuário de bases de dados
Usuário de buscas informatizadas
Resumo em português
Objetivo: Avaliar os resultados da capacitação de usuários de buscas informatizadas, através do Curso de Acesso às Bases em CD-ROM MEDLINE e LILACS, modalidade do Programa Educativo da Biblioteca da Faculdade de Saúde Publica da USP, oferecido a docentes e alunos da pós-graduação em saúde pública. Método: Questionário estruturado enviado aos 92 participantes dos Cursos, no período de 1993 e 1995. Resultados: Os resultados mostraram que após a participação no Curso 65,2% deles conseguiram autonomia no acesso às bases de dados, 15,2% solicitaram buscas intermediadas pelo bibliotecário, e 19,6% não realizaram forma alguma de busca nas bases da Biblioteca. O usuário que busca esse tipo de capacitação é principalmente o aluno de cursos de pós-graduação (79,3%), com formação básica na área de ciências biológicas (81,5%), para suas atividades acadêmicas (79,4%), com o objetivo de buscar autonomia no acesso à informação (72,8%). A intermediação dos bibliotecários foi solicitada por motivos como: pouca familiaridade com as bases, dificuldade em lidar com tecnologia, confiança na busca realizada pelo bibliotecário e falta de tempo para busca, evidenciando a necessidade do usuário contar também com os serviços de busca realizado pelo bibliotecário, confirmada por 79,4% dos participantes do Curso. O Curso também foi avaliado quanto ao seu conteúdo, estrutura, metodologia, material didático e demais aspectos específicos à organização de capacitação desse nível. Conclusão: O Curso MEDLINE/LILACS está atendendo às necessidades dos usuários das buscas informatizadas, porém a Biblioteca deve ter o compromisso de mantê-lo pois quanto mais tecnologia a Biblioteca disponibiliza, maior é o seu compromisso em capacitar seu usuário.
Título em inglês
End-user searching: considerations for CD-ROM MEDLINE / LILACS databases course in the academic context.
Palavras-chave em inglês
Academic library
Databses end user
End user searching
End user trainning
Lilacs
Medline
Public health
Resumo em inglês
This study analyses the results of end-user instruction through the databases modulated course in CD-ROM MEDLINE / LILACS, modality of the Library of the School of Public Health of University of S.Paulo Educational Program, offered to health sciences scientists and postgraduate students. It uses a mailed questionnaire which was answered by 66% of the 140 course participants between November/1993 and November/1995. The whole of the category studied was 92 end-users. The results demonstrate that former students, who have done researches in the Library, managed, in most cases (65,2%), to acquire autonomy in using databases, some of them (15,2%) requested librarians interventions, and some of them (19,6%) didn´t use the databases of the Public Health Library, during this period. It determines the end-user searching profile and it shows that the course is mainly looked for by the postgraduate students (79,3%), health area (81,5%), for their academic activities (79,4%) and by those who look for information access autonomy (72,8%) when they decide to participate in such courses. The users who do intermediary searching, appear to use an intermediary mainly for reasons such as: the lack of information technology, lack of familiarity with databases, reliability in the searches made by librarians and, lack of time for searching. The results demonstrate that 79,4% of end-users would like to do both end-user searching and intermediary searching. This study also analyses the Course contents, structure, methodology and didactic materials. This paper gets to the conclusion that end-users, in the whole, consider to be more important that the Library maintains this course and this kind of information user continuous educational program. This survey findings suggests other evaluations to be held to check the end-user’s performance.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
tesesonlineanexo.pdf (206.87 Kbytes)
tesesonlineindice.pdf (95.06 Kbytes)
tesesonlineusp.pdf (448.74 Kbytes)
Data de Publicação
2005-06-03
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.