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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.6.2006.tde-15092011-085305
Documento
Autor
Nome completo
Maurea Elena Missio da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Gambardella, Ana Maria Dianezi (Presidente)
Marucci, Maria de Fatima Nunes
Motta, Denise Giacomo da
Título em português
Repercussão da informação nutricional sobre o comportamento de clientes de restaurantes universitários"
Palavras-chave em português
Informação Nutricional
Refeições Coletivas
Restaurante Universitário
Valor Energético
Resumo em português
Introdução - A informação nutricional do rótulo de embalagem de alimentos tem sido uma estratégia importante para oferecer ao consumidor informações para escolhas mais apropriadas. Partindo desse princípio, os restaurantes administrados pela Coordenadoria de Assistência Social, no ano de 2001, passaram a disponibilizar a informação de valor energético das preparações culinárias oferecidas nos restaurantes de forma a orientar e auxiliar o cliente em sua escolha. Objetivo Avaliar o comportamento de funcionários e alunos que utilizam os restaurantes universitários em relação à informação nutricional e, em especial, referente ao valor energético das preparações culinárias oferecidas nestes. Métodos - Foi utilizada amostra sistemática. Os domínios de estudo foram constituídos por dois estratos de 600 indivíduos cada. O método de investigação foi a entrevista estruturada. As variáveis de estudo foram analisadas de forma descritiva e utilizou-se o teste Qui-quadrado para analisar associações. Resultados. Houve semelhanças entre os estratos de alunos e funcionários com maior tempo de educação formal. Não houve associação entre ler as informações nutricionais do rótulo de embalagem de alimentos e o valor energético das preparações culinárias oferecidas pelos restaurantes. A utilização da informação nutricional esteve associada a, anos de educação formal, excesso de peso, prática de atividade física esportiva, tipos de fontes de informação sobre alimentação e nutrição. Conclusão. Observou-se ser esta pesquisa de importante natureza, uma vez que não foram encontrados trabalhos específicos que avaliassem o comportamento da população universitária sobre a informação nutricional. De modo geral, as mulheres utilizam as duas Resumo informações nutricionais mais que os homens. No caso dos alunos, observouse pouco interesse em relação às duas informações. Entre os funcionários de menor tempo de educação formal, verificou-se maior interesse na informação de valor energético das preparações culinárias, diferente dos funcionários com maior tempo de educação formal, que lêem mais as informações nutricionais do rótulo de embalagem de alimentos
Título em inglês
Repercussion of nutritional information on the behavior of the clients of university restaurants
Palavras-chave em inglês
Collective Meals
Energy Value
Nutritional Information
University Restaurant
Resumo em inglês
The nutritional information on the labels on the packaging of foodstuffs has proved an important strategy in offering the consumer such information to make the most appropriate choices. On this basis, the restaurants managed by the Coordenadoria de Assistência Social began, in 2001, to make available to their clients information regarding the energy value of the food prepared so as to guide and help them in their choices. Objective. To assess the behavior of the staff members and students who make use of university restaurants in their response to the nutritional information provided, especially as regards the energy value of the food prepared and provided in these restaurants. Methods. Systematic sampling was used. The universe of study consisted of two strata of 600 individuals each. The structured interview was used as the method of investigation. The study variables were analyzed descriptively and the chi-squared test was used to analyze the associations. Results. There were similarities between the strata of students and staff with higher levels of education. There was no association between the reading of the labels on the packaging of foodstuffs and the energy value of the food prepared and offered by the restaurant. The use made of the nutritional information provided was associated with the level of education, over-weight, practice of physical sporting activity and kinds of sources of information on feeding habits and nutrition. Conclusion. It is clear that this research is important, as no specific studies which attempt to assess behavior related to nutritional information in a university population are available. Generally speaking, women use both kinds of Abstract information more than men. As regards the students, little interest was show in either kind of information. Among the staff of low level of education a greater interest was found in energy value information regarding the food served in the university restaurant than among the staff of higher levels of education who read the information on the packaging of foodstuffs more frequently
 
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dissertacaomaurea.pdf (1.42 Mbytes)
Data de Publicação
2011-10-24
 
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