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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.6.2020.tde-30042020-125249
Documento
Autor
Nome completo
Ana Lucia Garcia Perazzo
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1980
Orientador
Banca examinadora
Levy, Maria Stella Ferreira (Presidente)
Qualifik, Paul
Yunes, João
Título em português
Propaganda oficial e bem-estar social ou propaganda social e bem-estar oficial?
Palavras-chave em português
Administração e Planejamento em Saúde
Bem-estar Social
Propaganda
Seguridade Social
Resumo em português
Partindo da suposição de que a propaganda governamental - especialmente na área da saúde pública - reflete necessidades e interesses que transcendem os temas específicos tal como foram veiculados através do rádio e da TV, o trabalho teve como objetivo a tentativa de explicitar os conteúdos ideológicos das mensagens oficiais do período Geisel (1974 a 1979). Questionou-se a concepção oficial de bem-estar social, bem como a importância do setor Saúde dentro da estratégia de desenvolvimento sócio-econômico adotada. O momento histórico considerado corresponde à consolidação de uma estrutura de poder que busca legitimar e viabilizar um modelo econômico monopolista, concentrador de renda e fundamentado na internacionalização do mercado. Essa etapa do desenvolvimento brasileiro que vinha se configurando desde a década de '50, processou-se através de tentativas de dominação política que desembocaram num regime autoritário. Nesse contexto, ganha novos significados o conteúdo da propaganda oficial conclamando a população a participar de um esforço nacional, arcando com o ônus e sem participar dos beneficios do caminho escolhido pela classe dirigente. Um outro ponto de partida foi o fato de que em 1977 e 1978, o Governo Brasileiro foi o maior anunciante do rádio e da TV. Dada a importância do rádio e da TV como os veículos publicitários de maior alcance - em termos de proporção de pessoas atingidas - foram excluídos os demais meios (jornais, revistas, "out-doors"). O refinamento, a sofisticação das técnicas de propaganda têm sido muito favorecidas pela ampliação da cobertura do rádio e da TV. Durante a década de 1970, foi consideravelmente ampliada a proporção de pessoas expostas a esses veículos - não só nas àreas urbanas como também nas àreas rurais. Esse aumento de cobertura se deve a dois fatores: à melhoria das condições técnicas de transmissão e ao barateamento do custo dos aparelhos. Para a consecução do objetivo proposto, foi realizado um levantamento das mensagens veiculadas no período mediante consulta às fotofichas do Arquivo da Propaganda, que registram todos os anúncios veiculados na cidade de São Paulo. Além desse levantamento, foram consultados jornais e pessoal técnico do Ministério e da Secretaria da Saude, o que permitiu a reconstituição do processo de intensificação e de racionalização do uso da propaganda pelo Governo, a partir de 1964. Embora os efeitos ou consequências sociais da propaganda constituam parte integrante de um processo de comunicação como um todo, a preocupação central deste trabalho se volta para a verticalidade do processo, para a forma como o Governo impõe o seu recado.
Título em inglês
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Palavras-chave em inglês
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Resumo em inglês
This dissertation has a double starting point. In the first place, the Brazilian Government was the most imortant advertiser in radio and TV during 1977 and 1978. Given the fact that, in Brazil, radio and TV represent the most important media in terms of reach, newspapers and magazines as well as all other media were excluded from the sources used. The refining and the sofisticating of propaganda techniques have been very much stimulated by the reach growth of radio and TV. During the 70's, a much higher proportion of persons in the country as a whole have been exposed to the media in concern, in both urban and rural areas. The second starting point was given by the supposition that government propaganda - specially that one centered on public health issues - reflects other needs and interests than those that are apparent through the messages sent to the public via radio and TV. This dissertation tries to point out and turn explicit the ideological contents of the official messages signed by the Geisel Government (1974-1979). The official conception of social welfare as well as the actual importance of health standards and levels within the social and economic development strategy proposed are also questioned. The historical moment in consideration corresponds to the consolidation of a certain power structure that tries to turn legitimate and viable a monopolistic economic model, concentrator of wealth (and income) and based on the internationalization of the market. This stage of Brazilian development began in the 50's and continued taking place through attempts of political domination that culminated with the present authoritarian regime. During this regime, Brazilians have been insistently summoned to take an active part in the national efforts, but have also assumed the charges without sharing the benefits of the way chosen by the ruling class. In this context, the lightening of official propaganda contents gains new meaning. The methodology used consisted of the consultation of all the material available in advertising files, as well as newspaper articles and interviews with specialized personnel who worked for the Government during the period in concern. The gathering of this data turned possible the reconstitution of the process of intensification and racionalization of propaganda used by the Government. Although the effects and social consequences of propaganda constitute an integrating part of the communication process as a whole, special attention has been given to the form by which the Brazilian Government has been imposing its messages and points of view.
 
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Data de Publicação
2020-05-15
 
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