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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.6.2007.tde-15042008-152522
Documento
Autor
Nome completo
Ligia Regina de Oliveira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Jorge, Maria Helena Prado de Mello (Presidente)
Andrade, Selma Maffei de
Koizumi, Maria Sumie
Scatena, João Henrique Gurtler
Whitaker, Iveth Yamaguchi
Título em português
Subsídios para a implantação de um sistema de vigilância de causas externas no município de Cuiabá/MT
Palavras-chave em português
Acidentes
Bancos de dados
Causa Externa
Sistemas de informação
Vigilância epidemiológica
Violências
Resumo em português
Introdução. A violência é um dos problemas mais sérios de Saúde Pública. Para conhecê-lo, usam-se, principalmente, dados de mortalidade, reconhecendo-se, no entanto, como relevante, o uso de outros dados para o monitoramento desses eventos. Objetivo. Fornecer subsídios para a implantação de um Sistema de Vigilância de Causas Externas (CE), por meio da análise de dados oriundos de diferentes fontes de informação e subseqüente relacionamento entre os bancos de dados produzidos por essas fontes. Metodologia. Para análise da mortalidade utilizou-se o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM/MS); para os de morbidade hospitalar, o Sistema de Informações Hospitalares (SIH/SUS); para a morbidade não hospitalar criou-se um sistema de informações para as unidades de urgência e emergência. Esses bancos foram relacionados entre si e com o da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sistema de Registro de Ocorrências Policiais), por meio do aplicativo RecLinkII. Resultados. Dados de 1980 a 2002 mostram que os coeficientes de mortalidade são sempre mais elevados em Cuiabá que no Brasil e Mato Grosso; o homicídio é a principal causa de morte, com tendência de crescimento. As internações por CE também apresentam índices superiores aos do Brasil e do Estado, assim como as taxas relativas ao tempo médio de permanência, gasto médio e mortalidade hospitalar; o traumatismo é a principal lesão e, diferente da mortalidade, os acidentes, exceto os de transporte, são as principais causas de internação. Quanto às unidades de urgência e emergência, verificou-se que é viável e necessária a implantação da ficha de notificação; a qualidade do preenchimento foi boa nos itens identificação e tipo de CE, possibilitando o uso dessas informações; a análise epidemiológica mostrou que os acidentes são mais freqüentes e que 97% dos pacientes, atendidos nessas unidades, receberam alta na própria unidade. Um dos usos do processo de relacionamento é o aprimoramento da qualidade da informação gerada por esses bancos e o monitoramento dos eventos; o relacionamento entre os bancos é possível, mas é recomendável que se inicie com o SIM e SIH/SUS. Conclusões: O perfil de morbimortalidade apresentado para os diferentes sistemas é muito distinto, o que aponta para a necessidade de integração desses bancos de dados para ampliar o conhecimento sobre os acidentes e violências. No entanto, é necessário estabelecer metas a curto, médio e longo prazo, que contemplem, no mínimo, a melhoria da qualidade da informação, a criação de uma equipe de vigilância de causas externas e a implantação de um sistema de informação para unidades de urgência e emergência.
Título em inglês
Support for implementing an external causes surveillance system in the municipality of Cuiabá, Mato Grosso
Palavras-chave em inglês
Accidents
Epidemiologic surveillance
External Causes
Information systems Database.
Violence
Resumo em inglês
Introduction. Violence is one of the most serious public health problems. It is studied mainly by means of mortality data, although the use of other data for monitoring such events is also recognized to be important. Objective. To furnish support for implementing an External Causes Surveillance System, by means of analyzing data from different information sources and subsequently correlating between the databases produced from these sources. Methodology. To analyze the mortality data, the Ministry of Health Mortality Information System (SIM/MS) was utilized. For the morbidity data, the National Health System Hospitalization Information System (SIH/SUS) was utilized. For non-hospitalized morbidity, an information system for urgency and emergency units was created. These databases were correlated with each other and with those of the Justice and Public Security Department (Police Occurrences Registration System), by means of the RecLinkII software. Results. Data from 1980 to 2002 showed that the mortality coefficients were always higher in Cuiabá than in the State of Mato Grosso or Brazil. Homicide was the principal cause of death, with a rising trend. Hospitalization due to external causes also presented higher rates in Cuiabá than in the whole state or the country, as did the rates for the mean length of stay, mean expenditure and mortality in hospital. Trauma was the principal injury and, differing from mortality, accidents other than traffic accidents were the main causes of hospitalization. With regard to the urgency and emergency units, it was seen that it was possible and necessary to implement a notification card system. The quality of filling in the information was good for the items of identification and external cause type, thus making it possible to use this information. Epidemiological analysis showed that accidents were most frequent and that 97% of the patients attended in these units were discharged from these same units. One of the uses of the correlation process is to improve the quality of the information generated by these databases and to monitor events. Correlations between the databases are possible, but it is recommendable to start with SIM and SIH/SUS. Conclusions. The morbidity-mortality profiles presented by the different systems are very distinct from each other, and this indicates the need to integrate these databases in order to expand the knowledge about accidents and violence. However, short, medium and long-term targets need to be established, at least with regard to improving the quality of the information, creating an external causes surveillance team and implementing an information system for the urgency and emergency units.
 
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LigiaOliveira.pdf (3.41 Mbytes)
Data de Publicação
2008-04-17
 
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