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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.6.2018.tde-05012018-093744
Documento
Autor
Nome completo
Elisete Silva Pedrazzani
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1990
Orientador
Banca examinadora
Lombardi, Clovis (Presidente)
Adami, Nilce Piva
Almeida, Maria Cecilia Puntel de
Nogueira, Maria Jacyra de Campos
Opromolla, Diltor Vladimir Araujo
Título em português
O ensino e a prática do enfermeiro em hanseníase
Palavras-chave em português
Hanseníase
Prática de Enfermagem
Resumo em português
Este estudo focaliza como o enfermeiro está sendo formado para atuar na area de hanseníase e como se configura a realidade concreta de sua prática nos serviços públicos de saúde junto ao programa de controle da endemia. Partiu-se do referencial teórico sobre a questão da saúde no Brasil, com enfoque histórico-social da mesma, sem perder de vista o componente biológico do processo saúde-doença. Fez-se uma análise do sistema de saúde vigente com ênfase na política atual, e a inserção do Programa de Controle da Hanseníase nesse contexto. Buscou-se, ainda, registrar a situação epidemiológica da hanseníase, caracterizando-a como um problema de saúde pública. A formação do enfermeiro foi verificada junto aos docentes responsáveis pelo ensino da hanseníase em 66,60% dos Cursos de Graduação em Enfermagem do Estado de São Paulo. As informações sobre o desenvolvimento de sua prática na área de hanseníase foram obtidas através dos próprios enfermeiros nas unidades ambulatoriais da rede de serviços públicos do Estado; utilizou-se um formulário próprio para o levantamento de dados que ocorreu durante o primeiro semestre de 1989. Os resultados obtidos apontam para uma deficiência no ensino da hanseníase, sendo necessário dar maior importância ao tema, através de uma reformulação do mesmo nos currículos dos Cursos de Graduação em Enfermagem. Foram identificadas como sendo papel do enfermeiro em hanseníase as seguintes funções: educação em saúde, assistência de enfermagem, administração de serviços e vigilância epidemiológica. A prevenção de incapacidade foi a atividade que apresentou a maior freqüência de respostas nas questões relacionadas ao ensino assim como naquelas vinculadas ao papel do enfermeiro no programa de controle da hanseníase.
Título em inglês
Nursing teaching and practice in leprosy
Palavras-chave em inglês
Leprosy
Nursing Practice
Resumo em inglês
This study is about how the nurses has been trained to work with hanseniasis and how the concrete reality of that practice is related to the public health services within the control program of that endemic disease. A social historical approach of the health issues in Brazil, has been used as a theoretical framework, without loosing the biological component of the health-sickness process. The present health system has been analysed emphasizing the political system in course, and the insertion of a Hanseniasis Program in the context. The epidemiological situation of Hansen's disease was also registered, been characterized as a public health problem. The nurse's training was verified in 66,60% graduation nursing training schools of the state of São Paulo, together with the lecturers responsable for the teaching of hanseniasis subjects. The informations about the development of the practice in this field was obtained from nurses working in the outpatients clinics of the public health system of the state. Data was collected during the first semester of 1989, with a specific formulary. The results obtained showed a poor Hansen's disease education, being necessary an emphasis on the subject, through a curriculum reformulation. The following functions have been identified as being the nurse's role in hanseniasis: health education, nursing assistance, administration services and epidemiological control. The prevention of disabilities was the activity that appeared with a higher frequency in the answers to questions related to teaching as well as those related to the nursing role in the Hansen's Disease Control Program.
 
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Data de Publicação
2018-01-05
 
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