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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.6.2018.tde-21062018-145543
Document
Author
Full name
Laura Camargo Macruz Feuerwerker
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 1997
Supervisor
Committee
Malik, Ana Maria (President)
Campos, Gastão Wagner de Sousa
Kisil, Marcos
Title in Portuguese
Mudanças na educação médica e residência médica no Brasil
Keywords in Portuguese
Brasil
Educação Médica
Residência Médica
Abstract in Portuguese
O objetivo deste trabalho foi identificar os principais movimentos e tendências da educação médica no Brasil nos últimos trinta anos e nesse marco entender o processo de construção social da Residência Médica e seu potencial de articulação com as propostas de mudança na área. Foram apresentados elementos que sugerem a existência de uma crise estrutural do modelo de atenção à saúde engendrado pelo capitalismo. É exatamente essa conjuntura específica de crise estrutural, paradigmática, que renova as possibilidades de desenvolvimento/ construção de alternativas com chances reais de se tomarem realidade, tanto em relação às maneiras de organizar a atenção à saúde, como em relação ao processo de formação dos profissionais de saúde, particularmente os médicos. Se interessa à humanidade reconstruir as práticas sanitárias de forma a aumentar sua capacidade de defender a vida dos indivíduos, está colocada a necessidade de as pessoas e os Estados buscarem recuperar seu controle sobre a saúde . A partir de uma reconstituição histórica das propostas de mudança na educação médica no Brasil, procurou-se identificar problemas conceituais que podem ter contribuído para o seu fracasso e apontar elementos significativos para o sucesso de propostas em construção. Um primeiro problema das propostas de mudança até o final da década de 80 teria sido sua dificuldade em traduzir para o campo da educação médica as insuficiências e dificuldades da prática médica e da organização dos serviços de saúde (diagnosticadas de maneira parcial e incipiente). Como traduzir em novos conteúdos de ensino-aprendizagem, em novas maneiras de pensar e organizar os currículos a possibilidade de organizar serviços de saúde mais (...)
Title in English
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Keywords in English
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Abstract in English
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Publishing Date
2018-06-21
 
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