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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2019.tde-28052019-111148
Documento
Autor
Nombre completo
Regiane Kosmoski Silvestre Gatto
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2019
Director
Tribunal
Barrera, Sylvia Domingos (Presidente)
Andrade, Antonio dos Santos
Correa, Bianca Cristina
Oliveira, Eduardo Calil de
Título en portugués
Efeitos de um programa de intervenção em letramento emergente desenvolvido com crianças do último ano da educação infantil
Palabras clave en portugués
Consciência fonológica
Educação infantil
Intervenção
Letramento emergente
Linguagem oral
Resumen en portugués
A análise da literatura demonstra acentuado interesse no conhecimento de como acontece a aprendizagem da leitura e da escrita, e como é possível contribuir para que seu ensino ocorra com fundamento na identificação das habilidades cognitivas e linguísticas subjacentes a essa aprendizagem. A perspectiva do letramento emergente considera que competências linguísticas, metalinguísticas e conhecimentos sobre a linguagem escrita, desenvolvidos precocemente nas crianças, antes de seu ingresso no ensino fundamental, podem facilitar o processo de alfabetização. Dessa forma, a etapa pré-escolar constitui um período particularmente propício para o desenvolvimento dessas competências e alguns programas educacionais vêm sendo desenvolvidos com essa finalidade. Este estudo visou investigar os efeitos do Programa DECOLE, voltado para o desenvolvimento das competências de letramento emergente, sobre as habilidades de consciência fonológica, conhecimento de letras, vocabulário e compreensão oral, de alunos da Educação Infantil. A metodologia utilizada contemplou um delineamento com pré-teste, intervenção e pós-testes 1 e 2. Participaram do estudo 37 crianças com idade média de 5,4 anos (DP = 3,6 meses), alunos de duas turmas do último ano de uma pré-escola pública do interior de São Paulo. Tanto no pré-teste quanto nos pós-testes foram aplicados testes para avaliar as seguintes habilidades de letramento emergente: consciência fonológica, vocabulário, compreensão oral e conhecimento de letras. Após o pré-teste, os participantes foram divididos, de forma balanceada em relação às habilidades avaliadas, em grupo 1 (G1) e grupo 2 (G2). Aos participantes alocados no G1 foi aplicado pela pesquisadora, durante o primeiro semestre letivo, o Programa DECOLE. Devido a uma greve de servidores municipais, com o G1 foram realizadas apenas 24 sessões de intervenção, tendo sido desenvolvido cerca de 50% do Programa. Nesse período, os alunos do G2 participaram somente das atividades de rotina, com as professoras. No início do segundo semestre letivo foi realizado o pós-teste 1 avaliando as mesmas habilidades de letramento emergente em todos os participantes. Em seguida, os alunos do G2 passaram pela intervenção, tendo sido possível desenvolver com esse grupo cerca de 90% do Programa, durante 38 sessões. Ao final da intervenção com o G2, novamente todos os participantes foram avaliados através das mesmas provas, durante o pós-teste 2. Os dados foram analisados quantitativamente, através de técnicas de análise estatística descritiva e inferencial, a fim de comparar o desempenho dos grupos, visando identificar as relações de causa e efeito entre as variáveis estudadas e a contribuição do Programa sobre as habilidades de letramento emergente consideradas. Os resultados obtidos no pós-teste 1 não mostraram diferenças significativas entre o G1 e o G2, embora o G1 tenha obtido resultados superiores ao G2 em todas as habilidades avaliadas, com exceção do teste de nomeação, utilizado para avaliar o vocabulário expressivo. Observaram-se, entretanto, no pós-teste 2, diferenças significativas a favor do G2 no desempenho em consciência fonológica e compreensão oral, sugerindo a eficácia do programa para o desenvolvimento dessas competências de letramento emergente
Título en inglés
Gatto, Regiane Kosmoski Silvestre (2019). Effects of an Emergent Literacy Intervention Program developed with children in the last year of Early Childhood Education. Master's Dissertation, Faculty of Philosophy, Sciences and Letters of Ribeirão Preto, University of São Paulo, Ribeirão Preto, SP.
Palabras clave en inglés
Early childhood education
Emergent literacy
Intervention
Oral language
Phonological awareness
Resumen en inglés
The analysis of the literature demonstrates a great interest in the knowledge of how reading and writing learning happens, and how it is possible to contribute to their teaching, based on the identification of the cognitive and linguistic abilities that underlie this learning. The emergent literacy perspective considers that the linguistics and metalinguistics skills and the knowledge about written developed by children before their entry into primary school can facilitate the literacy process. In this way, the preschool stage is a particularly propitious period for the development of these competencies and some educational programs have been developed for this purpose. This study aimed to investigate the effects of the DECOLE Program, aimed at the development of emerging literacy skills, on the phonological awareness, letter knowledge, vocabulary and oral comprehension of students in Early Childhood Education. The methodology used included the following stages: pre-test, intervention and post-tests 1 and 2. Participants were 37 children with a mean age of 5.4 years (SD = 3.6 months), students from two classes of the last year of a public pre-school in the interior of São Paulo. Both in the pre-test and in the post-tests there were assessed the following emergent literacy skills: phonological awareness, vocabulary, oral comprehension and letter knowledge. After the pre-test, the participants were divided, in a balanced way in relation to the skills evaluated, in group 1 (G1) and group 2 (G2). To the participants allocated in the G1 it was applied by the researcher, during the first semester, the DECOLE Program. Due to a municipal server strike, only 24 intervention sessions were carried out with the G1, and approximately 50% of the Program was developed. During this period, G2 students participated only in routine activities with the teachers. At the beginning of the second semester, post-test 1 was applied, evaluating the same emergent literacy skills in all participants. After that, the G2 students went through the intervention, and it was possible to develop about 90% of the program for 38 sessions. At the end of the G2 intervention, all participants were again evaluated through the same tests during post-test 2. Data were analyzed quantitatively using descriptive and inferential statistical analysis techniques to compare the performance of the groups, aiming to identify the causal relationships between the variables studied and the Program's contribution to the emerging literacy skills considered. The results obtained in post-test 1 did not show significant differences between G1 and G2, although G1 obtained superior results in all the skills evaluated, except for the naming test used to evaluate expressive vocabulary. However, in post-test 2, there were significant differences in favor of G2 in performance of phonological awareness and oral comprehension, suggesting the program's effectiveness in developing these emergent literacy skills
 
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Fecha de Publicación
2019-08-12
 
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