• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2017.tde-20042017-161122
Documento
Autor
Nombre completo
Cláudio Gaspar de Mello
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2017
Director
Tribunal
Zerbini, Thaís (Presidente)
Leite, Célia Regina Vieira de Souza
Sticca, Marina Greghi
Título en portugués
Estratégias de aprendizagem em ações educacionais a distância: relação com características da clientela e reações ao curso
Palabras clave en portugués
Características da clientela
Educação a distância
Estratégias de aprendizagem
Reações
Resumen en portugués
Na atualidade, as ações educacionais ofertadas por instituições de ensino superior (IES), bem como organizações de trabalho, buscam atender novas exigências de desenvolvimento de competências individuais e organizacionais. Nesse contexto, destacam-se os programas de educação a distância oferecidos via internet e por videoconferência. A análise dos resultados produzidos, bem como da eficácia desses eventos instrucionais é de fundamental importância para verificar se os indivíduos alcançaram aprendizagem satisfatória. Apesar disso, a área de avaliação de ações educacionais, ofertadas a distância ainda é incipiente em estudos de modelos multivariados e sistemáticos. A identificação e a avaliação dos preditores envolvidos na aprendizagem e transferência de aprendizagem por meio de relatos empíricos trariam contribuições significativas para suprir lacunas de pesquisa. Dessa forma, a presente pesquisa objetivou propor e testar um modelo de avaliação de ações educacionais ofertadas a distância, visando identificar variáveis preditoras de estratégias de aprendizagem relacionadas às características da clientela (perfil sociodemográfico e uso de ferramentas eletrônicas) e às reações ao curso (Procedimentos Instrucionais e Desempenho do Tutor). As universidades parceiras fazem parte do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) no polo da cidade de Serrana. No polo são ofertados cursos de graduação e especialização, entre eles, os participantes da pesquisa: Administração Pública, Licenciaturas em Matemática e Educação Física, Pedagogia; Educação Empreendedora; Mídias na Educação; Práticas de Letramento e Alfabetização e Gestão em Enfermagem. Para verificar evidências de validade do instrumento de Reação aos Procedimentos Instrucionais, foi realizada a Análise Fatorial Exploratória (AFE). Visando constatar a consistência interna dos instrumentos foram calculados e analisados os valores do Alfa de Cronbach. A análise de regressão múltipla foi realizada para cumprir o objetivo de testagem do modelo, verificando a influência das características da clientela, da satisfação dos alunos com os procedimentos instrucionais e tutor nas estratégias de aprendizagem utilizadas pelos alunos no decorrer da ação educacional. Os resultados demonstraram que as Reações favoráveis aos Procedimentos Instrucionais e a Idade dos participantes explicaram o uso de determinadas Estratégias de Aprendizagem. Foi demonstrado também que os alunos que fizeram mais uso das Estratégias de Aprendizagem Cognitivas e das Estratégias Autorregulatórias. Tais achados apontam a importância do desenvolvimento de estratégias de ensino no processo de planejamento da ação educacional, que promovam o autogerenciamento da aprendizagem. São necessários mais estudos sobre as Estratégias de Aprendizagens utilizadas por estudantes universitários, utilizando métodos estatísticos mais robustos, visando a sistematização de conhecimentos acerca das ações educacionais ofertadas na modalidade a distância
Título en inglés
Strategies of learning in educational actions at a distance: relationship with characteristics of the clientele and reactions to the course
Palabras clave en inglés
Characteristics of the clientele
E-learning
Learning strategies
Reactions
Resumen en inglés
Nowadays, the educational actions provided from institutions of higher education (IES), as well as work organizations, aim to meet new requirement for development of individual and organizational competence. In this context, distance learning curses are standing out through internet and videoconference. An analyze of results, as well as the performance of these instructional events, are of fundamental importance to verify if the individuals achieved successful learning. Despite this, the rating of educational actions, offered from distance, still is incipient multivariate and systematic models of study. The identification and valuation of the involved predictors on the learning exchange of learning by means of empirical reports would bring significant contributions to supply research gaps. Therefore, the current research had as intent to propose and test a model of valuation of educational actions offered from distance, aimed to identify predictors variants of strategy of learning related to costumers characteristics (sociodemographic profiles and use of electronic instruments) and to reactions to the course (Instructional Procedures and Reactions to Tutor´s Performance). The partner universities are part Opened University from Brazil (UAB) system in Serrana city. There, are offered undergraduate and specialization courses, including the survey participants: Public Administration, Mathematics and Physical Education Degrees, Pedagogy, Entrepreneurial Education, Media in Education, Literacy and Nursing Management Practices. To verify instruments´ validity evidences to Instructional Procedures and Reactions, an Exploratory Factor Analyzes (AFE) were performed. Aiming to determinate the internal consistency of the instruments that were calculated and analyzed the values of Cronbach´s Alpha, in exception of Procedures and Reactions Instructional, that in addition to consistency analyze that also passed through procedures of Exploratory Factor Analyzes (AFE). Multiple regression analysis was performed in order to fulfil the purpose of testing the model to verify the influence of costumers profiles, the contentment of students with the instructional procedures and tutoring on learning strategies applied by students in the course of educational action. The results show that Favorable Reactions to the Instructional Procedures and the age of the participants explained the use of certain Strategies of Learning. It was also indicated the students used even more the Strategies of Cognitive Learning and Self-regulatory Learning. Such findings highlight the importance of development of strategies of education in the process of planning the educational action which promote self-management of learning. It is necessary more studies about the Strategies of Learning exercised by university students, using a stronger statistical method, aiming the systematization of knowledge about the educational actions offered by distance learning
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2017-08-31
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.