• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2019.tde-15052019-000955
Documento
Autor
Nombre completo
Priscila Cristina Barbosa Fidelis
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2018
Director
Tribunal
Zerbini, Thaís (Presidente)
Jesus, Sandra Regina Corrêa Brant Pereira de
Sticca, Marina Greghi
Versuti, Fabiana Maris
Título en portugués
Características individuais: preditores de aprendizagem no ensino superior a distância
Palabras clave en portugués
Aprendizagem
Autoeficácia
Características individuais
Educação a distância
Motivação
Resumen en portugués
A Educação a Distância traz novas formas de aprender e atender às exigências por qualificação profissional. Seguindo esta tendência, a oferta de cursos de graduação a distância cresce rapidamente no Brasil e levanta questões para discussão sobre a qualidade e efetividade dessa modalidade de ensino. Nesse sentido, avaliar ações educacionais a distância e identificar preditores de resultados imediatos e efeitos de longo prazo, por meio de relatos empíricos, podem trazer contribuições significativas para suprir lacunas de pesquisa e contribuir para a prática, aprimorando todas as etapas da ação educacional. Dessa forma, a presente pesquisa tem como objetivo identificar variáveis preditoras de aprendizagem relacionadas às características individuais (autoeficácia, motivação para aprender e frequência nos recursos da web). Para tanto, foi avaliado um curso de Pedagogia a distância ofertado desde 2009 por uma instituição de ensino de natureza privada. Os instrumentos Escala de Autoeficácia e Escala de Motivação para aprender foram adaptados para o contexto da EAD e passaram por validação semântica e por juízes antes de serem utilizados. A coleta de dados foi realizada por meio da internet e presencialmente, sendo respeitados os aspectos éticos envolvidos. Foram realizadas análises fatoriais exploratórias e confirmatórias para verificar evidências de validade dos instrumentos de medida, que se mostraram válidos e confiáveis. A análise de regressão múltipla padrão foi realizada para investigar o relacionamento entre as variáveis. As variáveis frequência nos recursos da web e motivação para aprender se comportaram como preditoras de aprendizagem. Os resultados evidenciam a importância da interação entre pares e tutores na modalidade de ensino a distância e contribui para aprimorar os cursos, desde o planejamento das atividades até a avaliação. Mais pesquisas são necessárias para sistematizar os conhecimentos sobre aprendizagem na EAD e a qualidade dos cursos de graduação a distância
Título en inglés
Individual characteristics: predictors of distance learning in higher education
Palabras clave en inglés
Distance education
Individual characteristics
Learning
Motivation
Self-efficacy
Resumen en inglés
Distance Education brings new ways to learn and meet the requirements for professional qualification. Following this trend, the offer of undergraduate distance courses is growing rapidly in Brazil and raises questions to discuss the quality and effectiveness of this modality of education. In this sense, evaluating educational actions at a distance and identifying predictors of immediate results and long-term effects, through empirical reports, can bring significant contributions to fill research gaps and contribute to practice, improving all stages of educational action. Thus, the present research aims to identify predictive variables of learning related to the individual characteristics (self efficacy, motivation to learn and frequency in the web resources). For that, a distance course Pedagogy offered since 2009 by a private educational institution was evaluated. The Self-efficacy Scale and Motivation to learn Scale instruments were adapted to the context of EAD and underwent semantic validation and judges before being used. Data collection was done through the internet and in person, respecting the ethical aspects involved. Exploratory and confirmatory factorial analyzes were carried out to verify evidence of validity of the measuring instruments, which proved to be valid and reliable. Standard multiple regression analysis was performed to investigate the relationship between variables. The variables frequency in the web resources and motivation to learn behaved as predictors of learning. The results show the importance of the interaction between peers and tutors in the distance learning modality and contributes to improving the courses, from the planning of activities to the evaluation. More research is needed to systematize learning knowledge in Distance Learning and the quality of distance learning courses
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-05-21
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.