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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2016.tde-06062016-140102
Documento
Autor
Nome completo
Raissa Bárbara Nunes Moraes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2016
Orientador
Banca examinadora
Zerbini, Thaís (Presidente)
Jesus, Sandra Regina Corrêa Brant Pereira de
Sticca, Marina Greghi
Stoque, Fabiana Maris Versuti
Título em português
Estilos de aprendizagem em ações educacionais ofertadas a distância: evidências de validade, validade convergente e análise conceitual
Palavras-chave em português
Aprendizagem
Educação a Distância
Estilos de Aprendizagem
Estratégias de Aprendizagem
Validação convergente
Resumo em português
A necessidade constante de desenvolvimento de competências individuais e organizacionais atrelada a projetos de educação a distância (EAD) expande a possibilidade de acesso a programas de treinamento, formação e qualificação profissionais ofertados por instituições de ensino superior (IES) e outras organizações do sistema produtivo. Nota-se um grande progresso tecnológico cada vez mais disseminado no recente campo da EAD. Porém, essa modalidade de ensino é muito carente de estudos sistemáticos. Variáveis relacionadas ao perfil da clientela necessitam ser mais investigadas, como é o caso dos Estilos de Aprendizagem, que necessita de uma definição mais apurada, especialmente para garantir a qualidade dos instrumentos que se propõem a medir esse construto. Muitas vezes o seu conceito está relacionado com o conceito de Estratégias de Aprendizagem, sem grandes diferenciações entre eles. Além disso, a literatura indica que tais variáveis de características da clientela podem estar relacionadas com a Evasão em cursos na modalidade EAD. Nesse sentido, a presente pesquisa objetivou construir e verificar evidências de validade de um instrumento de medida de Estilos de Aprendizagem, bem como realizar a validade convergente com o instrumento de Estratégias de Aprendizagem, além de propor uma discussão conceitual acerca dos Estilos de Aprendizagem. Ao final desse estudo, o instrumento de Estilos de Aprendizagem foi construído, passou por validação semântica, por juízes e foram verificadas evidências de validade estatística. Foi demonstrado também que os alunos que fizeram mais uso das Estratégias de Aprendizagem Autorregulatórias, bem como das Estratégias Comportamentais e valorizam mais os aspectos do ambiente no quais realiza os seus estudos (ou seja, possuem mais Preferências Ambientais) tendem a não abandonar o curso. A validação convergente entre os instrumentos de Estilos de Aprendizagem e Estratégias de Aprendizagem demonstraram que os instrumentos refletem o histórico de relacionamento entre esses conceitos. Muitos fatores de Estratégias de Aprendizagem se relacionam com o instrumento de Estilos de Aprendizagem. Os resultados também possibilitaram uma definição operacional de Estilos de Aprendizagem no campo da Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT). Para pesquisas futuras, recomenda-se o uso de técnicas estatísticas mais robustas, como o uso de Análise Fatorial Confirmatória, bem como a Modelagem de Equações Estruturais, que poderiam mensurar com maior exatidão o quanto os Estilos e as Estratégias de Aprendizagem influenciam a Evasão em Ações Educacionais Ofertadas a Distância em contexto de IES.
Título em inglês
Learning styles in e-learning actions: Validity evidences, convergent validity and conceptual analysis.
Palavras-chave em inglês
Convergent Validity.
E-learning
Learning
Learning Strategies
Learning Styles
Resumo em inglês
The constant need to develop individual and organizational competences linked to e-learning projects expands the possibility of access to professional training and qualification programs offered by higher education institutions (HEIs) and other organizations of the productive system. A great technological progress is becoming increasingly widespread in this recent e-learning field. However, this type of education is very lacking in systematic studies. Variables related to the customer profile needs to be further investigated, like the Learning Styles variable. This last requires a more precise definition, especially to ensure the quality of the instruments used to measure this construct. The Learning Styles concept is often related to the Strategy Styles concept without mentioning the proper differences between them. Besides that, the literature indicates that such costumers characteristics variables may be related to the Evasion in e-learning courses. This research aimed to carry out the conceptual analysis of Learning Styles through the construction and verification of validity evidence of a measuring instrument and the convergent validity with Learning Strategies. The Learning Styles instrument was built, underwent semantic validation by judges and evidence of statistical validity were verified. It was also shown that students who made more use of Self-Regulatory Learning Strategies, as well as Behavioral Strategies and value the aspects of the environment in which they realize its studies (ie, have more Environmental Preferences) tend not to leave the course. The convergent validity between Learning Styles and Learning Strategies instruments showed that the instruments reflect the historical relationship between these concepts. Many aspects of Learning Strategies are also related to the Learning Styles aspects. The results showed an adequate definition of Learning Styles in the field of Organizational and Work Psychology (OWP). For future research, it is recommending the use of more consistent statistical techniques such the Confirmatory Factor Analysis as well as Structural Equation Modeling, which could measure more accurately how the Styles and Learning Strategies influence the Evasion in e-learning in the higher education institutions context.
 
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Data de Publicação
2016-10-10
 
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