• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2018.tde-01092017-141558
Documento
Autor
Nome completo
Danielle Andrade Silva de Castro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2017
Orientador
Banca examinadora
Barrera, Sylvia Domingos (Presidente)
Andrade, Antonio dos Santos
Mota, Márcia Maria Peruzzi Elia da
Sigolo, Silvia Regina Ricco Lucato
Título em português
A contribuição das habilidades de letramento emergente para as competências iniciais de leitura e escrita
Palavras-chave em português
Letramento Emergente; Alfabetização; Leitura; Escrita; Consciência Fonológica; Conhecimento de letras; Linguagem Oral.
Resumo em português
A análise da literatura científica evidencia intenso esforço para se obter melhor entendimento de como ocorre a aprendizagem da leitura e da escrita e como é possível colaborar para essa aprendizagem, a partir da identificação das habilidades cognitivas e linguísticas subjacentes a ela. A perspectiva do letramento emergente considera a importância de um conjunto de habilidades linguísticas e de conhecimentos sobre a língua escrita, adquiridos pela criança no período compreendido entre o nascimento e o início do processo formal de alfabetização, os quais seriam precursores da aprendizagem da leitura e da escrita, destacando o papel da Educação Infantil no desenvolvimento destas habilidades e conhecimentos. Diante disto, o presente trabalho teve como objetivo principal investigar se e quais habilidades de letramento emergente, apresentadas pelas crianças ao final da Ed. Infantil, contribuem significativamente e de modo independente para a aquisição da leitura e escrita durante o primeiro ano escolar. A metodologia utilizada seguiu um delineamento correlacional de caráter longitudinal. Para tanto, na primeira etapa da pesquisa, foram avaliadas as habilidades de letramento emergente de uma amostra de 41 crianças de duas turmas do último ano da Ed. Infantil (idade média de 5,84 anos). Os instrumentos utilizados foram testes padronizados de consciência fonológica, nomeação (vocabulário) e compreensão oral, além de uma prova de conhecimento de letras. Ao final do primeiro ano do Ensino Fundamental, foram reavaliadas 34 crianças da amostra anterior (idade média de 6,68 anos), através de testes padronizados de leitura de palavras e pseudopalavras, escrita de palavras e compreensão em leitura. Os dados foram analisados através de técnicas correlacionais e de análise de regressão, visando identificar a relação entre as variáveis estudadas e a contribuição das habilidades de letramento emergente para as habilidades de leitura, escrita e compreensão da amostra estudada. Os resultados obtidos indicaram que todas as habilidades de letramento emergente (consciência fonológica, conhecimento de letras, nomeação e compreensão oral) estavam correlacionadas e que estas também estavam correlacionadas com as variáveis dependentes (escrita, leitura de palavras e compreensão em leitura). As análises de regressão mostraram maior contribuição da consciência fonológica e conhecimento de letras para o desempenho em escrita e da consciência fonológica para o desempenho em leitura de palavras e para a compreensão em leitura. Conclui-se que os resultados obtidos permitem dar suporte à hipótese da importância do desenvolvimento das habilidades de letramento emergente na Ed. Infantil, a fim de favorecer a aprendizagem da leitura e da escrita no Ensino Fundamental.
Título em inglês
The contribution of emergent literacy skills to early reading and writing performance
Palavras-chave em inglês
Emergent Literacy; Literacy; Reading; Writing; Phonological Awareness; Knowledge of letters; Oral Language.
Resumo em inglês
The analysis of the scientific literature shows intense effort to obtain a better understanding of how reading and writing learning occurs and how it is possible to collaborate for this learning by identification of the cognitive and linguistic abilities underlying it. The emergent literacy perspective considers the importance of a set of linguistic skills and knowledges about press acquired by the child in the period between birth and the beginning of the formal literacy process, whose could promote literacy, highlighting the role of Early Childhood Education in the development of these skills and knowledges. In view of this, the main objective of this study was to investigate whether and what emergent literacy skills presented by the children at the end of the kindergarten contribute significantly and independently to the acquisition of reading and writing during the 1st grade of elementary school. The methodology used followed a correlational design of longitudinal features. To do so, in the first stage of the research, the emergent literacy skills were evaluated in a sample of 41 kindergarteners (mean age 5.84 years). The instruments used were standardized tests of phonological awareness, naming (vocabulary) and oral comprehension, as well as a proof of letter knowledge. At the end of the first year of elementary school, 34 children from the previous sample (mean age 6.68 years) were reassessed, through standardized tests of reading of words and pseudowords, writing of words and comprehension in reading. Data were analyzed using correlation and regression analysis techniques to identify the relationship between the variables studied and the contribution of emergent literacy skills to the reading, writing and comprehension performance of the sample studied. The results indicated that all emergent literacy skills (phonological awareness, letter knowledge, naming and oral comprehension) were correlated and that these were also correlated with the dependent variables (writing, reading of words and comprehension in reading). The results of the regression analysis showed a greater contribution of phonological awareness and letter knowledge to the performance of writing. Phonological awareness was also the most important predictor for the performance of reading words and reading comprehension. The obtained results allow us to support the hypothesis of the importance of the development of emergent literacy skills in kindergarten, in order to benefit the reading and writing learning in 1st grade of Elementary School.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2018-01-04
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.