• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2019.tde-01082019-215056
Documento
Autor
Nombre completo
Luiza Loredanna Moraes Stedile
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2019
Director
Tribunal
Cardoso, Carmen Lucia (Presidente)
Bertagnoli, Marina Simões Flório Ferreira
Casarini, Karin Aparecida
Rissi, Maria Rosa Rodrigues
Título en portugués
A humanização na disciplina de odontopediatria a partir das vivências dos estudantes na clínica-escola
Palabras clave en portugués
Estudantes de odontologia
Humanização da assistência
Odontologia em saúde pública
Odontopediatria
Psicologia
Resumen en portugués
O exercício da Odontologia, apesar de ser uma atividade antiga, tem ganhado uma maior visibilidade na literatura científica contemporânea sob a ótica da humanização em saúde, que se refere tanto à sua prática profissional quanto ao processo de ensino-aprendizagem. Objetivou-se compreender as vivências de graduandos de Odontologia frente à formação para o atendimento odontopediátrico, bem como a humanização dos serviços prestados e das relações estabelecidas nesse contexto. Para tanto, foi realizado um estudo descritivo de abordagem qualitativa, tendo como instrumento uma entrevista semiestruturada, composta de quatro questões norteadoras. Os dados obtidos foram analisados seguindo os princípios da Análise de Conteúdo Temática e discutidos a partir de autores da saúde coletiva. Os resultados foram organizados em dois Eixos de Análise, a saber: Eixo I: Dificuldades na Clínica-escola: do saber técnico às vivências na clínica, que foi desdobrado em três subeixos: Especificidades do Atendimento à Criança na Clínica-escola; A Complexidade nas Relações com os Acompanhantes; Desafios na Articulação entre Formação Teórica e a Prática do Atendimento à Criança; e Eixo II: Humanização nas Práticas da Clínica-escola: percepções, vivências e desafios, com os subeixos A Humanização na Prática Odontopediátrica e Dificuldades e Desafios para a Humanização dos Atendimentos na Clínica-escola. O primeiro Eixo de análise abordou as dificuldades vivenciadas pelos estudantes na Clínica-escola de Odontopediatria. Os alunos relataram suas experiências e sentimentos em relação a diversos aspectos presentes na dinâmica da Clínica, no que se refere às relações interpessoais e aos atendimentos realizados. O segundo Eixo apresentou a apropriação que os alunos fazem sobre o processo de humanização nas vivências e no cuidado em saúde na Clínica Odontopediátrica. Os relatos versaram sobre como os estudantes significam a humanização, como percebem sua prática no contexto estudado e os desafios para sua efetivação. A análise do corpus apontou que o processo de ensino-aprendizagem, no contexto estudado, enfatiza os procedimentos técnicos imersos nas contradições suscitadas nas tentativas de aplicação de práticas humanizadas. Ressalta-se que as práticas ocorrem em um ambiente por vezes ansiogênico, competitivo e pautado em posturas assimétricas e relações interpessoais marcadas pelo distanciamento. Em síntese, o estudo aponta para a necessidade de que a questão da humanização saia do discurso e se atualize no fazer em saúde, sendo que um projeto integrado de ensino-aprendizagem entre as disciplinas de Psicologia e de Odontopediatria pode favorecer o desenvolvimento de práticas mais alinhadas ao cuidado integral e humanizado
Título en inglés
Humanization in the pediatric dentistry discipline based on students' experiences in the school clinic
Palabras clave en inglés
Dentistry in public health
Humanization of assistance
Pediatric dentistry
Psychology
Students of dentistry
Resumen en inglés
The practice of Dentistry, despite being an old activity, has been widely disseminated in the literature from the point of view of humanization in health, which refers to both the practice and the teaching-learning process. The objective of this research was to understand the experiences of undergraduates of Dentistry in front of the training for pediatric dentistry care, as well as the humanization of the services provided and the relations established in this context. or that, a descriptive study of a qualitative approach was carried out, using as a instrument a semi-structured interview, composed of four guiding questions. The data obtained were analyzed according to the principles of the Thematic Content Analysis and discussed from authors of collective health. The results were organized in two Axes of Analysis, namely: Axis I: Difficulties in the School Clinic: from the technical knowledge to the experiences in the clinic, which was deployed in three sub-axes: Child Care Specificities in the School Clinic; The Complexity in the Relations with the Companions; Challenges in the Articulation between Theoretical Formation and the Practice of the Attendance to the Child; and Axis II: Humanization in School Clinic Practices: perceptions, experiences and challenges, with the sub-axes "Humanization in Pediatric Dentistry Practice and Difficulties and Challenges for the Humanization of Clinic-School Care". The first Axis of analysis discussed the difficulties experienced by the students in the pediatric dentistry school clinic. The students reported their experiences and feelings in relation to several aspects present in the dynamics of the Clinic, regarding the interpersonal relationships and the care given. The second Axis presented the appropriation that the students make about the process of humanization in the experiences and health care in the Pediatric Clinic. The reports dealt with how students mean humanization, how they perceive their practice in the context studied, and the challenges to their realization. The analysis of the corpus pointed out that the teaching-learning process, in the context studied, emphasizes the technical procedures immersed in the contradictions raised in the attempts to apply humanized practices. It is emphasized that the practices occur in an environment sometimes anxiogenic, competitive and based on asymmetric positions and interpersonal relations marked by distance. In summary, the study points to the need for the issue of humanization to leave the discourse and be updated in the "doing" in health, and an integrated teaching-learning project between the disciplines of Psychology and Pediatric Dentistry can favor the development of practices that are more in line with integral and humanized care
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-08-09
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.