• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2014.tde-29102014-143246
Documento
Autor
Nome completo
Mariana Simões Ferreira Cintra
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2014
Orientador
Banca examinadora
Romanelli, Geraldo (Presidente)
Almeida, Elmir de
Nogueira, Maria Alice de Lima Gomes
Título em português
A importância da família, escola e pares no processo de escolha pelo ensino médio técnico
Palavras-chave em português
ensino técnico.
Família
processo de escolarização
Resumo em português
Esta pesquisa investiga a forma como as relações familiares, escolares e entre pares influenciam o ingresso de adolescentes no ensino técnico integrado ao ensino médio e como se articulam às aspirações e expectativas de pais e filhos quanto a essa modalidade de escolarização dentro do contexto social no qual estão inseridos. Além disso, este trabalho examina o significado e a importância do trabalho dos adolescentes, seus projetos escolares e profissionais para o futuro e como vínculos com determinadas religiões articulam-se com o processo de escolarização. Para tanto foram entrevistados, a partir de roteiro semi-estruturado, 10 adolescentes, entre 17 e 18 anos, cinco do sexo masculino e cinco do sexo feminino, matriculados na quarta série do curso de automação industrial no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus de Sertãozinho, único instituto federal na região administrativa do município de Ribeirão Preto. A partir de análise das entrevistas, gravadas e transcritas, nota-se que os pais exercem influência nas escolhas dos filhos, principalmente em seu apoio ao processo de escolarização e na importância que atribuem ao trabalho futuro da prole. Ao lado da família, a escola, professores, funcionários e os pares também exercem influência na trajetória escolar dos adolescentes e em sua escolha pelo Instituto Federal, escola considerada de prestígio e de qualidade e que oferece não apenas educação geral, mas também técnica. As entrevistas foram classificadas em dois eixos temáticos: família e escola, trabalho e expectativas, e os dados foram analisados utilizando-se referenciais teóricos da sociologia da educação para se avaliar como a realidade socioeconômica das famílias, ao lado de outros fatores, influencia o processo de escolha das instituições escolares e como os filhos podem incorporar e reformular as orientações parentais.
Título em inglês
The importance of family, school and pairs in the selection process of the technical high school.
Palavras-chave em inglês
Family
schooling process
technical education.
Resumo em inglês
This research aims to investigate how familiar, scholar and pair relationships influence the entry of adolescents in integrated technical education to high school and how it is articulated with the aspirations and expectations of parents and children, regarding this type of schooling, within the social context in which they live. In addition, this paper examines the significance and importance of the adolescents' work, their scholar and professionals projects for the future and how links with certain religions are articulated with the educational process. Therefore, were interviewed, using a semi-structured guide, 10 teenagers between 17 and 18 years old, five males and five females, enrolled in fourth grade of industrial automation course at the Federal Institute of Education, Science and Technology, Campus Sertãozinho, the only federal institution in the administrative region of Ribeirão Preto. From the analysis of interviews that were taped and transcribed, is noted that parents have an important influence on the children's choices, especially on the support of the educational process and the importance they assign to their children future work. Aside to the family, the school, teachers, staff and pairs also exert influence on teenagers' school performance and their choice for the Federal Institute, a school considered prestigious and with quality, offering not only general education but also technical. The interviews were classified into two main themes: family and school, work and expectations, and data were analyzed using theoretical frameworks of sociology of education to assess how the economic reality of families, alongside other factors, influences the process of choosing the educational institution and how the children can incorporate and rework parental guidance.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2014-11-05
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.