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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2018.tde-29032018-114210
Documento
Autor
Nombre completo
Clóvis Reis da Silva Júnior
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2017
Director
Tribunal
Andrade, Joana de Jesus de (Presidente)
Abreu, Daniela Gonçalves de
Ferreira, Luiz Henrique
Iamamoto, Yassuko
Título en portugués
A formação inicial de professores de química e a internacionalização do ensino superior no Brasil
Palabras clave en portugués
Ensino Superior
Formação de Professores
Internacionalização
Resumen en portugués
Em todos os seus níveis, a educação é permeada por mudanças promovidas por inovações e fenômenos advindos de diversos âmbitos. Tais mudanças geralmente são motivadas por necessidade de adequação dos processos de formação a um objetivo central e, interferem nesse cenário, os financiamentos condicionados a políticas públicas, os projetos alterados por novas demandas de mercado e, as metodologias de ensino que são substituídas por outras mais inovadoras. No ensino superior, em especial, este fenômeno ganha maior notoriedade por concentrar esforços em um nível de ensino que prepara profissionais para atuação em praticamente todos os setores do mercado de trabalho bem como nos outros níveis educacionais. Com essa motivação, o presente trabalho teve como foco a análise dos cursos de formação inicial de professores de química nas três universidades estaduais paulistas, considerando os impactos do Processo de Bolonha para a formação de professores nessas universidades. Tais impactos foram observados por sua materialização em políticas, em projetos e em currículos. Buscamos sustentar os nossos argumentos com discussões que tangenciam questões como as influências do neoliberalismo, a consolidação da racionalidade técnica característica da era pós-moderna, a regência dos sistemas de avaliação interna e externa sobre os cursos, a expansão do Ensino Superior no Brasil, a evolução curricular de acordo com os interesses e paradigmas dominantes, entre outras. E, por fim, procuramos entender para onde caminha a formação de professores e o Ensino Superior no Brasil dentro das possibilidades e dos limites que se apresentam nas abordagens adotadas. Dentro dessa perspectiva, como resultados, construímos nossa interpretação sobre a identidade dos cursos analisados descrita nos seus projetos político-pedagógicos e identificamos elementos resultantes de impacto de propostas internacionais em programas como o Ensina Brasil e suas implicações
Título en inglés
Chemistry teachers training and internationalization of higher education
Palabras clave en inglés
higher education
internationalization
Teacher traning
Resumen en inglés
In any of its levels, education is surrounded by changes promoted by innovations and phenomena came from several scopes. Those changes are usually motivated by adequacy needs of the training processes to a main objective. Financing attached to public policy, projects changed by new market demands and increasingly innovative teaching methodologies interfere at this scenario. Especially in high education, these phenomena stands out for targeting efforts in a level of education that prepares professionals to act in almost every market sector including other education levels. Therefore, this research focused the analysis of teacher training courses in the three public universities in São Paulo State, whereas the Bologna Process impacts for teacher training in those universities. Those impacts were observed, through a qualitative, exploratory and document research, due to its materialization into policies, projects and curriculum. We seek to sustain our arguments through discussions that approach issues as neoliberalism influences, the technical rationality consolidation, typical in postmodern era, the internal and external evaluation regency in courses, the expansion of higher education in Brazil, curricular evolution under the dominant interests and paradigms, and others. Lastly, we seek to understand where teacher training and Brazil higher education are are heading, considering limits and possibilities, which became known in the adopted approach. By this approach, as results, we built our interpretation about the analyzed courses identities described in its projects and identify resulting elements from international projects impacts, as Ensina Brazil and its implications
 
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Fecha de Publicación
2018-04-24
 
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