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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2014.tde-24082014-161432
Documento
Autor
Nome completo
Paula de Souza Nunes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2014
Orientador
Banca examinadora
Garcia, Teise de Oliveira Guaranha (Presidente)
Bertagna, Regiane Helena
Pinto, Jose Marcelino de Rezende
Título em português
Reforma curricular na rede estadual de ensino de São Paulo: decorrências para a organização do trabalho em uma escola
Palavras-chave em português
Currículo Único
Padronização Curricular.
Políticas Públicas Educacionais
Reforma Curricular no Estado de São Paulo
Resumo em português
Esta pesquisa tem como objetivo apresentar e discutir a reforma curricular na rede estadual de ensino de São Paulo e as decorrências da mesma para a organização do trabalho em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental do município de Ribeirão Preto/SP, na visão dos profissionais que atuam na unidade de ensino. A pesquisa é de natureza qualitativa, foi realizada entre os anos de 2011 a 2013, fazendo uso de estudo bibliográfico e pesquisa de campo. Objetiva-se mais especificamente: caracterizar a reforma curricular do Estado de São Paulo e a concepção de Currículo da Secretaria do Estado da Educação paulista; buscar informações sobre o processo de implementação e uso do Currículo Oficial na escola campo; analisar a avaliação feita pelos docentes e equipe gestora da escola campo sobre a implantação e uso do novo currículo do Estado de São Paulo; compreender as decorrências do uso do currículo oficial sobre o planejamento do trabalho pedagógico e sobre as instâncias decisórias da escola. Realizou-se pesquisa de campo envolvendo coleta de dados em uma escola da rede pública estadual de ensino, situada no município de Ribeirão Preto/SP. Como parte do trabalho de campo foram feitas entrevistas com roteiro semi estruturado com professores, diretora e professora coordenadora pedagógica da unidade de ensino; observações da rotina de organização do trabalho docente; e análise dos documentos produzidos na escola. A pesquisa bibliográfica foi orientada por leitura de artigos científicos, livros, teses e dissertações sobre a temática da pesquisa. Buscou-se analisar e compreender a Reforma do Estado brasileiro e do Estado de São Paulo dos 1990 e a implantação do modelo gerencial de administração, pois entende-se que este movimento de reforma está relacionado à Reforma Curricular paulista, iniciada no final dos anos 2000 com a da criação do Programa São Paulo Faz Escola, que institui um currículo único para as mais de cinco mil escolas públicas estaduais paulistas. Na escola campo o objetivo foi verificar a sistemática de organização do trabalho a partir da implementação do currículo único oficial, e a visão dos professores sobre esse novo currículo. Observou-se que na prática o currículo dentro da escola campo não conseguiu cumprir seu objetivo principal de padronização, pois a escola e os docentes entrevistados têm suas especificidades e peculiaridades. E ainda, que a escola não pauta a sua organização do trabalho tendo em vista apenas essa nova Reforma Curricular.
Título em inglês
Curriculum reform in state schools of São Paulo: consequences for the organization of work in a school
Palavras-chave em inglês
Curriculum Reform in São Paulo
Curriculum Standards
Public Educational Policy
Unique Curriculum
Resumo em inglês
This research aims to present and discuss the curriculum reform in state schools of São Paulo and the consequences of the same for the organization of work in a State Primary School of Ribeirão Preto / SP, in the view of the professionals working the teaching unit . The research is qualitative in nature, was conducted between the years 2011-2013 , using literature research and field research. The purpose is more specifically characterize the curriculum reform of the State of São Paulo and design of Curriculum of the São Paulo State Secretariat of Education ; seek information on the process of implementation and use of Official Curriculum in school field ; analyze the assessment by teachers and school management team on the field deployment and use of the new curriculum of the State of São Paulo ; understand the moves of the use of the new curriculum on the planning of educational work and decision-makers about the school . We conducted field research involving data collection in a state public school teaching , in the municipality of Ribeirão Preto / SP . As part of the fieldwork structured interview with teachers , head teacher and educational coordinator of the teaching unit semi script were made ; routine observations of the teaching environment ; and analysis of documents produced in school . The literature review was guided by reading scientific articles , books , theses and dissertations on the subject of research. We sought to analyze and understand the Reformation and the Brazilian state of São Paulo in 1990 and the implementation of the managerial model of administration , since it is understood that this reform movement is related to Curricular Reform São Paulo , started in late 2000 with the creation of the " Sao Paulo Makes School program " establishing a single curriculum for over five thousand public schools in São Paulo. At school field the objective was to verify the systematic organization of work from the implementation of the single official curriculum, and the vision of teachers on the new curriculum. It was observed that in practice the curriculum within the school field failed to meet its primary objective of standardization of the network , because the school and the teachers interviewed have their specificities and peculiarities . And yet, the school staff not their work organization in view only the new Curricular Reform
 
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DISSERTACAO.pdf (1.56 Mbytes)
Data de Publicação
2014-09-23
 
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  • NUNES, P., e GARCIA, T. O. G. O Currículo Oficial na rede estadual paulista: administração gerencial e a proposta de padronização do trabalho pedagógico. In VII Simpósio Internacional: o Estado e as Políticas Educacionais no tempo presente, Uberlândia, 2013. Anais do VII VII Simpósio Internacional: o Estado e as Políticas Educacionais no tempo presente [de-rom]. : FACED, 2013.
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