• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2015.tde-19082015-120540
Documento
Autor
Nome completo
Maísa Alves Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2015
Orientador
Banca examinadora
Nogueira, Ana Lúcia Horta (Presidente)
Bueno, Luzia
Pacifico, Soraya Maria Romano
Título em português
'Pela mediação da aprendizagem em sala de aula': as orientações aos professores nos livros didáticos do 1º ano de Ensino Fundamental
Palavras-chave em português
contexto de produção de livros didáticos
Livros didáticos
PNLD
trabalho do professor
Resumo em português
A presente dissertação lança um olhar sobre o trabalho do professor, levando em consideração o papel das prescrições por meio da análise de livros didáticos selecionados a partir do Guia de Livros Didáticos PNLD 2013. São utilizados referenciais teóricos que tratam da questão do trabalho docente (MACHADO e BRONCKART, 2004; SOUZA-E-SILVA, 2004; SAUJAT, 2004), bem como referenciais da Teoria Histórico-Cultural que auxiliem na discussão dos livros didáticos enquanto instrumentos mediadores prescritivos do trabalho em sala de aula. Foram utilizados o livro do professor e os manuais do professor de quatro coleções, buscando analisar o modo como o professor é discursivizado por elas. Por meio de uma análise de contexto de produção de livros didáticos, como parte de um dos objetivos da pesquisa, foram destacadas as diferentes vozes presentes nas orientações ao professor, e a quem elas se destinam. Acredita-se, também, que a pesquisa auxiliará na discussão de aspectos teórico-metodológicos para a análise de obras didáticas, uma vez que a produção científica que tem como foco central tal análise pouco tem trazido à tona discussões das possíveis implicações dos instrumentos mediadores prescritivos (no caso os livros didáticos) no trabalho do professor. As análises indicam que os livros didáticos têm ocupado um espaço bastante significativo em sala de aula, o que pode causar impactos sobre o trabalho do professor ao tomarem um espaço que poderia ser atribuído a ele.
Título em inglês
For the mediation of learning in the classroom: teachers guidelines as seen in first grade textbooks
Palavras-chave em inglês
PNLD
teachers work
textbook production context
Textbooks
Resumo em inglês
By examining textbooks which have been selected according to the National Textbook Plan PNLD 2013, the present research analyzes the work of the teacher, taking into consideration the role of prescriptions. The theoretical framework for this study comprises references which approach the question of the teachers work (MACHADO E BRONCKART, 2004; SOUZA-E-SILVA, 2004; SAUJAT, 2004), as well as ones which, based on the Cultural-Historical Theory, can help carry out a discussion on textbooks as prescriptive mediational tools for the work carried out in the classroom. The teachers guide and the teachers manual of four textbook collections have been used in order to analyze how the teacher is discursivized by them. Through the analysis of the context of textbook production, as part of one of the objectives of this study, not only the different voices present in the teachers guidelines have been highlighted, but also to whom they are directed. It is believed that this research work will help in the discussion of theoretical-methodological aspects related to didactic material analyses, since the scientific production in this area has contributed very little in bringing up discussions on the possible implications of prescriptive mediational tools (in this case the textbooks) on the teachers work. The analyses indicate that textbooks have occupied significant space in the classroom, therefore impacting the work of teachers by taking up the space which should be attributed to them.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2015-10-19
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.