• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2019.tde-16102018-192409
Document
Auteur
Nom complet
Ana Carolina Dalbó do Nascimento
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2018
Directeur
Jury
Andrade, Joana de Jesus de (Président)
Ferreira, Luiz Henrique
Kasseboehmer, Ana Claudia
Rivas, Noeli Prestes Padilha
Titre en portugais
Formação inicial de professores de química na perspectiva da educação inclusiva: um diálogo entre as propostas curriculares de instituições de ensino superior no Estado de São Paulo e do Teachers College da Columbia University (EUA)
Mots-clés en portugais
Educação Inclusiva
Formação de Professores de Química
Internacionalização
Resumé en portugais
A legislação brasileira, desde a Constituição de 1988 até as resoluções e decretos mais atuais, prevê o direito ao ensino para todos os alunos, com e sem deficiência, na educação básica. Entretanto, a formação dos educadores, em sua maioria, é deficitária e recorrentes publicações alertam para o fato de que nossos professores não se sentem capacitados para esta função. Considerando tais prerrogativas, este trabalho tem como objetivo investigar e compreender como ocorre a formação inicial de professores de Química, no que diz respeito a Educação Inclusiva e à qualificação para o trabalho com alunos com deficiência, nas Instituições de Ensino Superior no estado de São Paulo (USP, UNESP, UNICAMP, UFSCar e sete Institutos Federais) dialogando com propostas internacionais advindas de uma instituição de formação de professores norte americana, o Teachers College da Universidade de Columbia nos Estados Unidos. Para tanto, foram analisados documentos, decretos, projetos de lei, diretrizes e políticas relativas à inclusão. Ao mesmo tempo, através da Análise de Conteúdo segundo Franco (2008) e Bardin (1977), foram examinados os Projetos Político Pedagógicos e as matrizes curriculares dos cursos de Licenciatura em Química selecionados. Em relação aos documentos americanos, foram considerados os programas de formação de professores do Teachers College e também outros documentos relativos à Educação Inclusiva como o Individuals with Disabilities Education Act (IDEA) de 2004. Os resultados apontam que, apesar do movimento, tanto de tratados internacionais quanto de leis federais, as Universidades brasileiras pouco vão além do exigido por lei. Sendo que, este mínimo exigido nos documentos, não parece garantir preparo efetivo aos licenciandos para atuar em sala de aula considerando a perspectiva da educação inclusiva. Já em relação às convergências e divergências entre as formações que acontecem nos dois países, foi possível perceber que tanto nas propostas curriculares nacionais quanto nas norte americanas, o conjunto de disciplinas indicadas tangenciam-se no sentido da estrutura e do conteúdo e mesmo com propostas de formação em níveis acadêmicos diferentes, estas apresentam similaridades
Titre en anglais
Chemistry teachers' training in an Inclusive Education perspective: a dialogue between the curricular proposals of higher education institutions from São Paulo State and from the Teachers College from Columbia University (USA)
Mots-clés en anglais
Chemistry Teachers Training
Inclusive Education
Internationalization
Resumé en anglais
Since the 1988 Constitution until the newest resolutions and decrees, the Brazilian legislation predicts the basic education right to all students, with or without any kind of disability. However, most of the teachers receive a flowed preparation when it comes to dealing with these students and many recent papers call our attention to the fact that our teachers do not feel prepared to this function. Therefore, this research goal is to investigate and understand how the initial Chemistry teachers training happens with regards to the Inclusive Education, how the courses approach and advocate the support to disabled students, in higher education institutions inside São Paulo state (USP, UNESP, UNICAMP, UFSCar and seven Federal Institutes) dialoguing with international proposals from a north American teachers training institution, the Teachers College at the Columbia University located in New York. To do so, documents, decrees, law projects and policies connected with inclusion were analyzed, including the Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (1996). At the same time, through Content Analysis by Franco (2008) and Bardin (1977), the Projetos Político Pedagógicos and the list of subjects from the selected Chemistry Licensure courses were studied. About the American documents, there were considered the initial teacher preparation courses from the Teachers College and other documents related to the Inclusive Education like the Individuals with Disabilities Education Act (IDEA) from 2004. The results show that besides all the international and federal laws influence to intensify the teachers training to face this reality, the Universities do almost nothing beyond what is asked from them, being this minimum, which is requested by the law, not enough to offer an effective preparation to the licensure students. About the convergences and divergences between the national courses and the American ones it is possible to realize that both have similar structures and subject contents even being proposals for different academic levels
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2019-02-06
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.