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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.59.2015.tde-12062015-110906
Documento
Autor
Nome completo
Roberta Aline Sbrana
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2015
Orientador
Banca examinadora
Cunha, Marcus Vinicius da (Presidente)
Adas, Sergio
Mazzotti, Tarso Bonilha
Título em português
Análise retórica da narrativa memorialística de Paschoal Lemme
Palavras-chave em português
Análise Retórica
Educação brasileira
Memória
Resumo em português
O presente trabalho investiga o discurso memorialístico de Paschoal Lemme (1904-1977), educador que atuou no Brasil entre as décadas de 1920 e 1960 no âmbito do movimento denominado Escola Nova. As fontes primárias são os seus livros de memórias publicados pela Editora Cortez/INEP na década de 1980. Estudadas em investigações anteriores, tais fontes são retomadas neste trabalho para serem analisadas por intermédio da análise retórica, metodologia fundamentada em Perelman e Olbrechts-Tyteca. O objetivo é identificar os argumentos centrais e as estratégias argumentativas utilizadas pelo mencionado autor na defesa de sua tese, situando seu intuito persuasivo no contexto de publicação de suas obras, e assim apresentar a análise retórica como alternativa válida para o exame de discursos memorialísticos. O primeiro capítulo discorre sobre a utilização de autobiografias em trabalhos de pesquisa e as situa como objeto de estudo da análise retórica. O segundo capítulo expõe a autobiografia de Paschoal Lemme e contextualiza os fatos narrados visando compreender a imagem por ele criada na exposição de sua vida e atuações. O terceiro capítulo analisa o discurso do autor examinado, focalizando seus argumentos centrais na defesa de suas concepções políticas frente à educação. O quarto capítulo apresenta a análise retórica das memórias do mencionado autor, destacando as estratégias argumentativas presentes em seu discurso, o qual exibe caracteres típicos da geração de intelectuais que atuou entre os anos de 1920 e 1940 no Brasil. A conclusão defende que a imagem messiânica construída por Paschoal Lemme em suas memórias atua como estratégia argumentativa em defesa de sua tese. Nas considerações finais, o trabalho apresenta uma discussão sobre o auditório visado pelo autor ao publicar suas obras na década de 1980, momento marcada pelo debate em torno de diversas concepções educacionais.
Título em inglês
Rhetoric analysis of narrative memoirs of Paschoal Lemme.
Palavras-chave em inglês
Brazilian education.
Memory
Rhetoric Analysis
Resumo em inglês
This study investigates the memorialist speech of Paschoal Lemme (1904-1977), educator who served in Brazil from the 1920s and 1960s under the movement called New School. The primary sources are his memories published by Editora Cortez / INEP in the 1980s, that was studied in previous investigations and now are analyzed work by means of rhetoric analysis methodology based on Perelman and Olbrechts-Tyteca. The goal is to identify the central arguments and argumentative strategies used by the author in defense of his thesis, placing your persuasive discourse in the context of the publication of his works, and so introduce the rhetorical analysis method as a valid alternative for examining memorialist speeches. The first chapter discusses the use of autobiographies in historical researches placing them as object of rhetoric analysis. The second chapter presents the autobiography of Paschoal Lemme and contextualizes the facts narrated in order to understand the image of his life and actions created by him. The third chapter analyzes the discourse of the author focusing on their core arguments in defense of his political conceptions in education. The fourth chapter presents the rhetoric analysis of the author memories, highlighting the argumentative strategies present in his speech, which displays typical of the generation of intellectuals who served between the years 1920 and 1940 in Brazil. The conclusion argues that the messianic image built by Paschoal Lemme acts as argumentative strategy in defense of his thesis. In the conclusion, the paper presents a discussion of the audience targeted by the author in the 1980s, moment marked by intense debate among several educational concepts.
 
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Roberta_corrigida.pdf (583.54 Kbytes)
Data de Publicação
2015-10-08
 
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