• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2015.tde-12062015-110906
Documento
Autor
Nombre completo
Roberta Aline Sbrana
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2015
Director
Tribunal
Cunha, Marcus Vinicius da (Presidente)
Adas, Sergio
Mazzotti, Tarso Bonilha
Título en portugués
Análise retórica da narrativa memorialística de Paschoal Lemme
Palabras clave en portugués
Análise Retórica
Educação brasileira
Memória
Resumen en portugués
O presente trabalho investiga o discurso memorialístico de Paschoal Lemme (1904-1977), educador que atuou no Brasil entre as décadas de 1920 e 1960 no âmbito do movimento denominado Escola Nova. As fontes primárias são os seus livros de memórias publicados pela Editora Cortez/INEP na década de 1980. Estudadas em investigações anteriores, tais fontes são retomadas neste trabalho para serem analisadas por intermédio da análise retórica, metodologia fundamentada em Perelman e Olbrechts-Tyteca. O objetivo é identificar os argumentos centrais e as estratégias argumentativas utilizadas pelo mencionado autor na defesa de sua tese, situando seu intuito persuasivo no contexto de publicação de suas obras, e assim apresentar a análise retórica como alternativa válida para o exame de discursos memorialísticos. O primeiro capítulo discorre sobre a utilização de autobiografias em trabalhos de pesquisa e as situa como objeto de estudo da análise retórica. O segundo capítulo expõe a autobiografia de Paschoal Lemme e contextualiza os fatos narrados visando compreender a imagem por ele criada na exposição de sua vida e atuações. O terceiro capítulo analisa o discurso do autor examinado, focalizando seus argumentos centrais na defesa de suas concepções políticas frente à educação. O quarto capítulo apresenta a análise retórica das memórias do mencionado autor, destacando as estratégias argumentativas presentes em seu discurso, o qual exibe caracteres típicos da geração de intelectuais que atuou entre os anos de 1920 e 1940 no Brasil. A conclusão defende que a imagem messiânica construída por Paschoal Lemme em suas memórias atua como estratégia argumentativa em defesa de sua tese. Nas considerações finais, o trabalho apresenta uma discussão sobre o auditório visado pelo autor ao publicar suas obras na década de 1980, momento marcada pelo debate em torno de diversas concepções educacionais.
Título en inglés
Rhetoric analysis of narrative memoirs of Paschoal Lemme.
Palabras clave en inglés
Brazilian education.
Memory
Rhetoric Analysis
Resumen en inglés
This study investigates the memorialist speech of Paschoal Lemme (1904-1977), educator who served in Brazil from the 1920s and 1960s under the movement called New School. The primary sources are his memories published by Editora Cortez / INEP in the 1980s, that was studied in previous investigations and now are analyzed work by means of rhetoric analysis methodology based on Perelman and Olbrechts-Tyteca. The goal is to identify the central arguments and argumentative strategies used by the author in defense of his thesis, placing your persuasive discourse in the context of the publication of his works, and so introduce the rhetorical analysis method as a valid alternative for examining memorialist speeches. The first chapter discusses the use of autobiographies in historical researches placing them as object of rhetoric analysis. The second chapter presents the autobiography of Paschoal Lemme and contextualizes the facts narrated in order to understand the image of his life and actions created by him. The third chapter analyzes the discourse of the author focusing on their core arguments in defense of his political conceptions in education. The fourth chapter presents the rhetoric analysis of the author memories, highlighting the argumentative strategies present in his speech, which displays typical of the generation of intellectuals who served between the years 1920 and 1940 in Brazil. The conclusion argues that the messianic image built by Paschoal Lemme acts as argumentative strategy in defense of his thesis. In the conclusion, the paper presents a discussion of the audience targeted by the author in the 1980s, moment marked by intense debate among several educational concepts.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Roberta_corrigida.pdf (583.54 Kbytes)
Fecha de Publicación
2015-10-08
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.