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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2015.tde-06102015-201753
Documento
Autor
Nome completo
Tiago Henrique da Silva Ramos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2015
Orientador
Banca examinadora
Almeida, Elmir de (Presidente)
Nakano, Marilena
Rivas, Noeli Prestes Padilha
Título em português
Trocas intergeracionais entre professores do ensino fundamental: contribuições e limites aos seus processos de formação continuada em serviço
Palavras-chave em português
Formação continuada em serviço
Geração
Professores do ensino fundamental
Trocas intergeracionais
Resumo em português
A partir do encontro de duas gerações distintas de professoras, vinculadas a uma mesma instituição pública de ensino fundamental, objetivamos verificar se elas estabeleciam trocas socializadoras e formativas, e se estas contribuíam ao adensamento de seus processos de formação continuada em serviço. O estudo tomou como campo empírico estabelecimento público de ensino fundamental, situado no interior do Estado de São Paulo, e naquele universo dialogamos com duas distintas gerações de docentes: a geração adulta de professoras e a jovem geração de docentes. Além do fator etário, à apreensão das docentes como partícipes de gerações distintas, consideramos as vivências e trajetórias escolares das docentes, em especial seus processos de formação inicial para o exercício do magistério, nas circunstâncias e temporalidades históricas, sociais e políticas que eles ocorreram na sociedade brasileira. A pesquisa, de abordagem qualitativa, beneficiou-se de aportes teóricos encontrados em obras de autores vinculados às áreas da Educação, Sociologia e da Filosofia da Educação. Nos trabalhos de campo, foram adotados procedimentos metodológicos como a observação direta, o registro em caderno de campo, a aplicação de formulário com questões abertas e fechadas e a realização de entrevista reflexiva. A análise dos resultados obtidos nas diferentes etapas do estudo, sobretudo as observações e as narrativas dos sujeitos que contribuíram com a pesquisa, evidenciou que as professoras, adultas e jovens, interagem, produzem laços sociais e educativos e efetuam intenso processo de trocas de natureza formativa. A partir dos laços e experiências que tecem conjuntamente, elas produzem e reproduzem respostas às demandas e aos problemas do cotidiano escolar, que consideram ser os mais desafiadores nas interações sociais com seus alunos, nas relações de ensino-aprendizagem em sala de aula, no emaranhado de relações administrativas e burocráticas que invadem o mundo da escola e nas interações com as famílias de origem das crianças-estudantes que educam. Entretanto, os resultados do estudo também evidenciaram que os conteúdos das trocas que as docentes conformam não possuem potência suficiente para produzirem respostas às inquietações que partilham quanto às mudanças sociais, culturais e geracionais que invadem a escola, provocando, entre outras situações, a perda da centralidade da educação escolar na formação das novas gerações de estudantes, e o que denominaram de desvalorização da figura e da autoridade do professor na atualidade.
Título em inglês
Intergenerational exchanges between elementary school teachers: Contributions and limits to their continuing education processes in service.
Palavras-chave em inglês
Continuing education in service
Elementary school teachers
Generation
Intergenerational exchanges
Resumo em inglês
From the meeting of two different generations of teachers, linked to the same public institution of primary education, the intention is checking if they established socializing and training exchanges, and if this contributed to the consolidation of their processes of continuing education in service. The study had as an empirical field a public basic education institution which is located in the state of São Paulo, and in that universe dialogued with two different generations of teachers: the adult and the young generation of teachers. Besides the age factor, the seizure of teachers as participants of different generations, we consider the experiences and school trajectories of teachers, especially their initial training processes for the practice of teaching in the circumstances and historical, social and political temporalities they occurred in Brazilian society. The research of qualitative approach has benefited from theoretical contributions found in the works of authors linked to the areas of Education, Sociology and Philosophy of Education. In field works were adopted methodological procedures as direct observation, the recording in a field diary, the application form with open and closed questions and the realization of "reflective interview." The results obtained in the different stages of the study, particularly the observations and stories of individuals who have contributed to the survey, showed that the teachers - adults and young interact, they produce social and educational ties, and perform intensive process of formative nature exchanges. From the ties and experiences that weave together, they produce and reproduce answers to the daily school demands and problems that consider to be the most challenging in the social interactions with their students in the teaching-learning relationships in the classroom, in the tangle of administrative and bureaucratic relationships that invade the school world, in interactions with families of origin of child students who educate. However, the study results also showed that the content of the exchanges that teachers conform do not have enough power to produce answers to the concerns as they share the social, cultural and generational changes invading the school, causing, among other situations, the loss of centrality of education in the formation of new generations of students, and what they called a "devaluation" of the figure and the teacher's authority today.
 
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Data de Publicação
2015-12-08
 
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